Dia dos Pais: como celebrar sem gastar muito

Conheça a origem e saiba como economizar na hora de comemorar o Dia dos Pais em casa.

Sorrindo afro-americano menino cobrindo os olhos do pai com as mãos e parabenizando-o no feriado

Publicado em: 27 de julho de 2023

Autora: Elaine Ortiz


No Brasil, o Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto. Em 2023, cairá no dia 13. Por isso, a essa altura muitos filhos e filhas estão buscando descobrir estratégias para homenagear o pai, com um almoço agradável em casa, sem gastar muito.

Confira dicas para promover um evento inesquecível em homenagem ao pai, sem comprometer o orçamento.

Assista | Como manter o orçamento saudável


Dia dos Pais: origem da data

Antes de pensar na organização do almoço do Dia dos Pais e nas formas de economizar, saiba como essa comemoração surgiu no calendário brasileiro.

Assim como outras datas comemorativas, como o Dia das Mães, o Dia dos Namorados e o Dia das Crianças, o segundo domingo de agosto passou a ser dedicado aos pais para aquecer o comércio.

Isso mesmo! Para manter as vendas em alta entre o Dia das Mães, no fim do primeiro semestre, em maio, e o Natal, no fim do segundo semestre, em dezembro, surgiu o Dia dos Pais em agosto, bem no “meio do caminho”.

Tanto que o “Dia do Papai” foi instituído por aqui por um publicitário chamado Sylvio Bhering, em 1953, na época diretor do jornal O Globo e da Rádio Globo.

Inicialmente, a data escolhida era 16 de agosto, quando a Igreja Católica celebrava São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus.

No mundo, o Dia dos Pais é celebrado em pelo menos 70 países, no terceiro domingo de junho.

Há também países que celebram a data em 19 de março, Dia de São José, como Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia e Honduras.

Leia também | Presente de Dia dos Pais: 5 ideias criativas para surpreender

Como organizar um almoço de Dia dos Pais sem gastar muito

Confira agora como aproveitar o Dia dos Pais sem desequilibrar as contas.

  1. Considere fazer um almoço em casa, e não ir a restaurantes. Além de sair mais em conta, não é preciso enfrentar longas esperas.


  2. Se tiver irmãos, organizem juntos o cardápio do almoço, privilegiando os gostos do homenageado do dia, e dividam as tarefas (e os custos).


  3. Deixe uma pessoa responsável pelas compras e, depois, todos pagam a conta de forma igualitária.


  4. Faça uma lista de compras e determine um limite de gastos com o evento para não gastar mais do que precisaria.


  5. Use a criatividade e faça uma decoração com o que já tem em casa. Uma ideia é espalhar pelo ambiente fotos de momentos da vida em família. Ou, ainda, montar um caderno de mensagens, com recadinhos de todos os filhos e netos (se tiver).


  6. Se for presentear o pai, além do almoço, considere fazer a compra de um item único de maior valor e dividir o custo com os irmãos (se tiver).


  7. Se não quiser investir em presente físico, é possível homenagear o pai de outras formas ao longo dia. Por exemplo, exibindo vídeos antigos ou fazendo uma “rodada de histórias importantes vividas com meu pai”.


  8. Seu pai é a estrela do dia, só precisa ir ao almoço, mas os outros convidados podem e devem levar as próprias bebidas.


  9. Aproveite as promoções sazonais do Dia dos Pais para comprar os presentes e os itens do almoço com desconto.


  10. Verifique se o cartão de crédito está promovendo algum tipo de promoção para o Dia dos Pais e utilize as que fizer sentido (se não tiver cartão de crédito, aproveite para encontrar o ideal com o Serasa Crédito)


    Leia também | Dia das Mães: como celebrar sem gastar muito

Como os pais lidam com as finanças? Conheça a família Pessoa Tardivo

Imagem com vários tablets mostrando a nova Home da consulta do Serasa Score, com uma tela central mostrando 800 pontos de Score

Paulo e Tiago formam uma família de dupla paternidade que se dedica à criação de conteúdo online. Com 13 anos de casamento, eles atravessaram várias etapas financeiras e, agora, desfrutando de estabilidade, buscam aprofundar seus conhecimentos financeiros. Além disso, desejam transmitir aos filhos as lições aprendidas ao longo de sua jornada, a fim de evitar que enfrentem as mesmas dificuldades.

Dentro de seu lar, impera um ambiente de amor e cuidado. Paulo e Tiago empenham-se em educar seus filhos para um mundo de liberdade, enquanto também os orientam a trilhar um caminho de justiça nas relações com os outros. O respeito pelo próximo é um valor fundamental que eles buscam instilar na educação de seus filhos.

Para iniciar, como vocês introduziram o conceito de dinheiro às suas crianças?

Costumamos dar mesada e falamos sobre guardar dinheiro e sobre como gastar com coerência.

À medida que suas crianças crescem, como planejam ensiná-las sobre poupança e metas financeiras?

Nosso objetivo é que eles movimentem e entendam suas próprias poupanças.

Ensinar o valor do trabalho e da responsabilidade financeira é fundamental. Vocês incentivam suas crianças a ganharem dinheiro por meio de tarefas ou pequenos trabalhos?

Primeiramente falamos que amamos trabalhar, que o trabalho nos deixa feliz. Falamos isso para eles associarem trabalho com ganho de dinheiro, mas sim que eles sintam prazer em trabalhar, do contrário podem crescer trabalhando apenas pela obrigação. Partindo disso, explicando que o que temos foi conquistado nesse trabalho que ganhamos e que eles devem pensar em trabalhar no futuro para realizarem seus sonhos.

É comum que crianças peçam coisas que querem. Como vocês lidam com esses pedidos?

Somos bem categóricos e não cedemos não. Explicamos os motivos e auxiliamos eles a lidarem com essa frustação.

Lidar com uma mesada pode ser interessante para a educação financeira dos pequenos. Qual a visão de vocês sobre isso? As crianças recebem mesada?

A Sara já recebe, então falamos com ela sobre os preços das coisas e ensinamos a forma correta para chegar até o fim do mês com dinheiro. Também ensinamos sobre guardar e sobre juntar para comprar algo mais caro que ela deseja.

Como encontrar o cartão de crédito ideal

Quer encontrar o crédito ideal para seu perfil? Acesse o Serasa Crédito, serviço da Serasa que pesquisa ofertas de cartão de crédito, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de forma online e gratuita.

Com a plataforma, é possível buscar as melhores opções e compará-las sem sair de casa. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação leva poucos minutos.

Lembramos que não há garantias de que um cartão de crédito seja ofertado para seu CPF. A análise de crédito é feita 100% pelos nossos parceiros.

Veja como é fácil e rápido fazer a pesquisa e descobrir se existem cartões disponíveis para você:

  1. Acesse o Serasa Crédito

    Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito.

  2. Complete seu perfil

    Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito.

  3. Faça uma simulação

    Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.

  4. Confira e compare opções

    Se a opção for “cartão”, por exemplo, confira as opções recomendadas para você, caso haja ofertas. Na tela, além dos nomes dos cartões, aparecerão o limite disponível, informações sobre anuidade e benefícios. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta".

  5. Escolha a melhor oferta e finalize a contratação

    Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher o cartão que considerar ideal. Clique em “Solicitar” e aguarde a análise. Em caso de aprovação do crédito, a contratação será finalizada de forma fácil e em poucos minutos.

    O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de cartão de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso.