Empréstimo com cartão de crédito: como funciona?

O empréstimo com cartão de crédito é uma linha de crédito pessoal disponibilizada a usuários de cartão. Saiba como funciona, vantagens e desvantagens.

mulher com cartão e tablet na mãoo


Autor: Sara Moreira

Publicado em 23 de janeiro de 2023

A modalidade de empréstimo com cartão de crédito é pouco conhecida, já que existem outras formas mais tradicionais de solicitar dinheiro. 

No entanto, em algumas situações pode ser interessante solicitar esse tipo de crédito, apesar de apresentar alguns riscos, como a alta taxa de juros. 

Por isso, antes de tomar a decisão, entenda como funciona, as vantagens, desvantagens e como solicitar.

Como funciona o empréstimo com cartão de crédito

O empréstimo com cartão de crédito é uma linha de crédito pessoal disponibilizada a usuários de cartão de crédito e que não compromete o limite do cartão.  

Por exemplo: João tem um cartão de crédito do Banco X. Entre os serviços oferecidos pelo banco, existe uma linha de empréstimo pessoal para quem tem cartão de crédito.  

Ao solicitar a linha de crédito e ser aprovado, João recebe o valor na conta corrente ou poupança e a cobrança das parcelas do empréstimo é feita na fatura do cartão de crédito.   

Existem dois pontos importantes:   

  1. 1 - O valor do empréstimo não compromete o limite rotativo do cartão de crédito. 
  2. 2 - No caso de atraso no pagamento da fatura do cartão (e, consequentemente, da parcela do empréstimo), juros e IOF incidem sobre o valor.

Assista | Pagar boleto com cartão de crédito: qual é o momento ideal?

Como fica o limite do cartão de crédito ao solicitar um empréstimo?

No empréstimo com cartão de crédito, o limite não fica comprometido.  

Isso significa que a pessoa pode continuar usando o cartão de crédito normalmente, respeitando o limite rotativo, mesmo que as parcelas do empréstimo sejam cobradas nas faturas. 

Leia também | Empréstimo para consumidor com Score baixo: como funciona e como conseguir 

Quais as vantagens e desvantagens de pedir um empréstimo com cartão de crédito?

Antes de pedir um empréstimo com cartão de crédito, é importante conhecer bem as vantagens e desvantagens para tomar a decisão. 

As vantagens são: 

praticidade na contratação; 

não compromete o limite do cartão de crédito; 

não há burocracia na análise de crédito, pois a pessoa já tem uma relação com o banco e instituição, facilitando essa verificação financeira.   

As desvantagens são:  

• as taxas de juros são consideradas as mais altas do mercado nessa modalidade de crédito pessoal (podendo ultrapassar os 23% ao mês, dependendo do banco); 

incidência de juros e IOF mediante atraso no pagamento da parcela; 

• pode causar um grande desequilíbrio financeiro, caso a pessoa não se organize para pagar as faturas mensais do cartão.  

Leia também | Juros de cartão de crédito: 6 coisas que ninguém te conta 

Em quais casos vale a pena solicitar um empréstimo com cartão de crédito?

Como vimos, as taxas de juros do empréstimo com cartão de crédito, que se enquadra na categoria de empréstimo pessoal, são das mais altas do mercado. Isso vale tanto para o valor dos juros embutidos nas parcelas quanto o valor dos encargos extras em caso de não pagamento no prazo.  

Por isso, o ideal é deixar esse tipo de empréstimo para o último caso. Existem outras opções de crédito com taxas de juros menores, tais como o empréstimo pessoal com garantia (de imóvel ou de veículo) e o empréstimo consignado. Caso seja a única alternativa, essa opção pode ser acionada. 

Leia também | Tipos de empréstimo: qual é o ideal para você? 

Como fazer empréstimo com cartão de crédito online

Ao tomar a decisão de fazer um empréstimo com cartão de crédito, existem duas maneiras para a solicitação:  

Verificar no banco ou instituição financeira em que a pessoa já tem o cartão de crédito se existe um limite de empréstimo liberado: isso pode ser feito online no aplicativo ou internet banking. 

Fazer uma simulação para encontrar todas as opções de empréstimo disponíveis em vários bancos e instituições financeiras.    

Nesse segundo caso, o Serasa Crédito é a melhor opção para fazer uma simulação grátis e online. A plataforma verifica se existem opções disponíveis de acordo com cada caso.

Serasa Crédito: simule grátis opções de crédito ideal para o seu perfil

Quer encontrar o crédito ideal para seu perfil? Basta acessar o Serasa Crédito, serviço da Serasa que pesquisa ofertas de cartão de crédito, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS para você de forma online e gratuita.  

Com a plataforma, é possível buscar as melhores opções e compará-las sem precisar sair de casa. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação leva poucos minutos. 

Lembramos que não há garantias de que um cartão de crédito seja ofertado para seu CPF. A análise de crédito é feita 100% pelos nossos parceiros.  

Veja como é fácil e rápido fazer a pesquisa e descobrir se existem cartões disponíveis para você:

  • Acesse o Serasa Crédito Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito. 

  • Complete seu perfil Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito. 

  • Faça uma simulação Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras. 

  • Confira e compare opções Confira as opções de cartão de crédito recomendadas para você, caso haja ofertas. Na tela, além dos nomes dos cartões, aparecerão o limite disponível, informações sobre anuidade e benefícios. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta". 

  • Escolha o seu cartão e finalize a contratação Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher o cartão que considerar mais interessante. Clique em “Solicitar” e aguarde a análise. Em caso de aprovação do crédito, a contratação será finalizada de forma fácil e em poucos minutos.  O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de cartão de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso.