Empréstimo para autônomo negativado: é possível contratar?

Ao contrário do que se imagina, é possível solicitar empréstimo para autônomo negativado. Conheça os tipos e saiba como contratar!

dinheiro espalhado

Autora: Sara Moreira

Publicado em 14 de setembro de 2022

Empréstimo, autônomo e negativado: essas três palavras juntas despertam dúvidas em muita gente. Afinal, é possível um trabalhador autônomo e que está com nome negativado conseguir um empréstimo? Existem linhas de crédito disponíveis para essa situação? A resposta é sim! Neste conteúdo, veja como funciona e como contratar empréstimo para autônomo negativado. 

Vamos lá! 

O que é um autônomo negativado?

Autônomo é o profissional que não tem vínculo empregatício com nenhuma empresa, ou seja, que trabalha por conta própria e não tem carteira assinada.  

Ele pode contribuir para a previdência, a fim de receber seguros e a aposentadoria pelo INSS, mas não tem direito aos demais benefícios da CLT (como férias e 13º salário).  

Já o termo negativado indica que a pessoa tem uma dívida que está na base de inadimplentes da Serasa, SPC Brasil ou outros. Tanto o nome quanto o CPF são inscritos nos órgãos de proteção ao crédito. 

Levantamento da Serasa divulgado em maio de 2022 indica que a quantidade de inadimplentes cresceu 0,68% no Brasil em relação ao mês de abril. Isso representa um recorde em inadimplência desde o início da série histórica em 2016.  

Segundo o Mapa da Inadimplência de Maio de 2022, são 66,58 milhões de inadimplentes que acumulam quase R$ 280 bilhões em dívidas no país. 

Autônomo negativado é o profissional que trabalha por conta própria e está com o “nome sujo” por ter dívidas em atraso. Uma desvantagem de estar negativado é justamente a dificuldade de se conseguir empréstimo


O que é um empréstimo para autônomo negativado?

Essa é uma linha de crédito específica para trabalhadores autônomos que estejam com o nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito.  

Para isso, existem bancos e instituições de crédito que oferecem empréstimos para essa situação e com prazos de pagamento que variam de 6 a 36 meses. Alguns exemplos de linhas de crédito que a pessoa pode conseguir são:

Empréstimo pessoal

Mesmo sendo mais difícil conseguir um empréstimo pessoal para autônomo negativado, isso é possível, dependendo do histórico da pessoa. 

Nessa modalidade, os juros costumam ser mais altos, já que a pessoa não oferece bem como garantia de que vai pagar as parcelas – mesmo que haja comprovação de renda. 

Empréstimo com garantia

O empréstimo com garantia é o mais comum de se conseguir quando se está negativado. Afinal, a pessoa fornece um bem como garantia em troca do crédito. Por isso também, as taxas de juros costumam ser menores. 

Em geral, é possível fornecer um imóvel ou veículo como garantia – desde que estejam no mesmo nome da pessoa que assinará o contrato do empréstimo. 

O bem fica alienado ao banco ou instituição, mas continua sendo utilizado normalmente pela pessoa. Ao final do pagamento do empréstimo, ele volta a ficar no nome do proprietário.  

Ao conseguir um empréstimo para autônomo negativado, é possível utilizar o dinheiro tanto de forma pessoal quanto profissional. Exemplos de uso: 

•quitar as dívidas para limpar o nome; 

•expandir a empresa; 

•reformar a casa; 

•reorganizar as finanças pessoais.  

Assista

Modalidades de empréstimo: qual escolher?

Como contratar um empréstimo para autônomo negativado?

Agora que você já sabe que é possível solicitar um empréstimo para autônomo negativado, separamos um passo a passo de como isso pode ser feito: 

 

  • 1 - Pesquise em bancos e instituições financeiras a opção de empréstimo nessa modalidade (a seguir, daremos uma dica importante para facilitar essa busca). 
  • 2 - Faça simulações de empréstimo para autônomo negativado na hora nos sites dessas instituições. 
  • 3 - Analise as opções disponíveis para você, verificando taxas de juros e condições de pagamento. 
  • 4 - Escolha a melhor opção de empréstimo e faça a solicitação junto ao banco ou instituição financeira. 
  • 5 - Envie os documentos pessoais e bancários solicitados.  
  • 6 - Aguarde a resposta da instituição, que fará a análise de crédito. 
  • 7 - Se o crédito for aprovado, é hora de assinar o contrato. Leia tudo com muita atenção. 

 

Eis a lista de documentos que o banco ou instituição financeira pode solicitar:  Documento pessoal: podem ser solicitados RG, CNH e outros documentos pessoais, além do CPF. 

Comprovante de renda: no caso de autônomos, o banco pode pedir o extrato bancário dos últimos meses e a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF). 

Comprovante de residência: contas de despesas fixas, como água, luz, telefone, fatura do cartão de crédito, etc.


Leia também: Fiz um acordo com o banco e não consigo pagar. E agora? 

Onde encontrar ofertas de empréstimo para autônomo negativado?

No Serasa Crédito, você economiza muito tempo pesquisando em um só lugar opções de empréstimo. O Serasa Crédito é uma plataforma 100% online e gratuita que disponibiliza ofertas de empréstimos e cartão de crédito de várias empresas parceiras. 

É só acessar a plataforma e fazer a simulação de empréstimo. A partir daí, a plataforma mostra uma lista com todas as opções disponíveis (caso existam), de acordo com o seu perfil.

Assista

Tutorial Serasa Crédito

Confira as vantagens do Serasa Crédito

•Você pode fazer simulações ilimitadas e gratuitas. 

•A plataforma disponibiliza várias modalidades de empréstimo, como empréstimo pessoal, empréstimo com garantia etc. 

•Os empréstimos são concedidos pelas empresas parceiras, que contam com a segurança do Serasa.  

•Nenhuma empresa parceira do Serasa Crédito solicita depósito antecipado. 

Aqui vai um lembrete importante: o Serasa Crédito não faz empréstimos, apenas divulga linhas de crédito de empresas parceiras. Por isso, cada empresa tem a sua própria regra de concessão do empréstimo – então, não garantimos que haja opções disponíveis para o seu caso nem a aprovação, combinado?  

Gostou de saber que é possível solicitar empréstimo para autônomo negativado? O próximo passo é fazer uma simulação para conhecer as opções disponíveis para você (sujeito a análise).