Navegação do blog
  1. Crédito

Empréstimo para desempregado: É possível conseguir? | eCred

01/02/2024Time Serasa

A falta de emprego tem sido algo alarmante no Brasil. Milhões de brasileiros estão desempregados, segundo o IBGE. Lidar com essa situação é extremamente difícil. Imprevistos podem surgir nesse meio tempo. Sem renda, fica complicado contornar os problemas e evitar dívidas. Uma saída é buscar empréstimo para desempregado. Mas antes de assinar o contrato, tome alguns cuidados.

Quando estamos em uma situação como essa, e não temos a quem recorrer, podemos nos desesperar. Mas como solicitar um empréstimo sem ter renda, ou com outras garantias? Confere o texto que você vai descobrir.

Existem três tipos de empréstimos que podem ajudar você:

  • Sem comprovante de renda;
  • Com garantia de imóvel ou de veículo; ou
  • Microcrédito.

Lembre-se: Compare as empresas antes de solicitar qualquer crédito. É interessante comparar e verificar o valor de juros, CET (Custo Efetivo Total), taxas, prazo para começar e terminar a pagar.

Empréstimo para desempregado sem comprovante de renda

Não ter comprovante de renda dificulta bastante seu empréstimo, já que não existem garantias para a instituição financeira de que você pode honrar seus compromissos. O receio que os bancos podem ter reflete das taxas e juros do financiamento, que acabam sendo mais altos, além do dinheiro fornecido ser menor.

Documentos que você precisa apresentar para solicitar o empréstimo:

  • CPF;
  • RG;
  • Comprovante de residência;
  • A credora pode solicitar alguns dados a mais, além de indicação de contato.

Microcrédito

Algumas instituições financeiras oferecem empréstimos para desempregados, chamado de microcrédito. É disponibilizado uma quantia menor de dinheiro, mas com juros e taxas menores também. Os prazos para pagamentos são médios, no entanto, você tem um tempo bom para começar a pagar.

Empréstimo com garantia de bens

O empréstimo com garantia de imóvel ou veículo é quando você solicita o dinheiro e dá como garantia de pagamento seu bem. Os bancos gostam desse tipo de acordo, pois as chances de não receberem o dinheiro de volta reduz bastante. Você precisa ficar atento às regras para esse tipo de empréstimo.

Caso você não consiga honrar o pagamento, o banco pode tomar sua casa, apartamento, carro, moto, qual seja o bem que você tenha penhorado para quitar a dívida. Os juros nesses casos costumam ser mais baixos e o valor liberado um pouco maior, o que aparentemente pode ser um bom negócio.

Segue que é sucesso!

Empréstimo com garantia de imóvel
Empréstimo com garantia de veículo. 10 fatos!
Como comparar empréstimos e escolher o melhor?

Solicitar um empréstimo para desempregado é uma saída para não cair no rotativo do cartão de crédito ou cheque especial. Além de ajudar a não se afundar em dívidas. É preciso muita organização e cuidado para cumprir esse compromisso. O empréstimo é uma nova dívida, enquanto estiver pagando tudo certo é algo bom e uma ajuda. Mas se não conseguir se organizar, começar atrasar, pode ser um novo problema.

Que tal conhecer as ofertas disponíveis no Serasa eCred para você?