Como pedir cartão Next
Como pedir cartão NextData de publicação 4 de outubro de 202410 minutos de leitura
Publicado em: 25 de abril de 2024
Categoria CréditoTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
Existem muitos mitos e verdades sobre empréstimo pessoal que precisam ser esclarecidos para os consumidores interessados em contratar crédito de forma consciente e segura.
Por isso, neste artigo, a Serasa esclarece tudo o que é preciso saber sobre a modalidade. Confira!
Empréstimo pessoal é o mesmo que crédito pessoal: valor em dinheiro emprestado por uma instituição financeira (banco, fintech, cooperativa de crédito etc.) a um consumidor mediante análise de risco de crédito e com aplicação de juros.
No caso do empréstimo online, a contratação é realizada pela internet, mas os empréstimos também podem ser adquiridos pessoalmente, em bancos ou outras instituições financeiras especializadas.
O empréstimo pessoal é uma das formas mais simples e práticas de se conseguir crédito. Muitas vezes quem tem conta corrente aberta em qualquer banco já tem um valor pré-aprovado para fazer a contratação com apenas alguns cliques.
É preciso atenção com a taxa de juros, que pode variar bastante dependendo da instituição financeira.
Basicamente, os empréstimos pessoais podem ser divididos em dois grupos:
Leia também | O que é crediário no cartão de crédito
Confira os principais mitos e verdades sobre empréstimo pessoal:
Verdade. O dinheiro do empréstimo pessoal não precisa ser utilizado para um fim específico. Ou seja, ele pode ser usado para pagar viagens, cursos, casamentos, quitar dívidas, reformas ou qualquer outro uso.
Mito! Ao receber essa solicitação, redobre a atenção. Provavelmente é uma tentativa de golpe. Não existe taxa antecipada ou depósito necessário para liberação de empréstimo pessoal.
Todas as taxas relacionadas são calculadas no ato da contratação, detalhadas em contrato e descontadas diretamente do valor do empréstimo.
Verdade! A comprovação de renda é necessária para conseguir contratar empréstimo pessoal. Isso acontece porque os bancos precisam avaliar os riscos envolvidos ao fazer aquele empréstimo. Ou seja, se o consumidor tem renda suficiente para arcar com o crédito.
Verdade! Algumas instituições financeiras oferecem empréstimo pessoal pré-aprovado para alguns clientes, Geralmente, o produto é destinado para aqueles que já possuem relacionamento antigo com o banco, movimentam a conta e costumam mantê-la “no azul”.
No entanto, antes de contratar esse crédito, é fundamental avaliar a taxa de juros oferecida e tentar negociar condições melhores, se for o caso. Lembre-se que nem sempre o empréstimo mais fácil é o mais vantajoso.
Mito! De forma geral, o que faz o Score cair é a inadimplência. Isso quer dizer que solicitar um empréstimo e pagar as parcelas em dia, bem como todas as outras contas, pode impactar positivamente o Score.
No entanto, fazer muitas simulações de crédito em diversas instituições diferentes ao mesmo tempo, pode sim levar a uma diminuição momentânea na pontuação.
Mito! As taxas de juros do empréstimo pessoal permanecem as mesmas durante toda a vigência do contrato. Em caso de renegociação ou portabilidade de crédito, pode ser possível negociar uma diminuição da taxa.
Verdade! É possível sim contratar um empréstimo pessoal pela internet de forma prática e segura. No entanto, é fundamental tomar uma série de cuidados para não cair em golpes.
Leia também | Empréstimo pessoal online: como fazer
Leia também | Vale a pena fazer um empréstimo para quitar dívidas?
O empréstimo pessoal sem garantia vale a pena principalmente em situações em que o consumidor precisa de pouco dinheiro, com prazo de pagamento menor.
Quando o crédito é de valor elevado e o prazo mais longo, é indicado procurar outras modalidades, que ofereçam juros menores.
Para se ter ideia, em abril de 2024, segundo o Banco Central, a taxa de juros do crédito pessoal não-consignado variou de 0,71% ao mês a 20,63% ao mês.
Ou seja, dependendo da instituição financeira e da avaliação de crédito do consumidor, a taxa oferecida pode ser bem alta.
Leia também | Empréstimo para consumidor com Score baixo: como funciona e como conseguir
Os principais cuidados para contratar empréstimo pessoal de maneira segura são:
Confira bem a taxa de juros oferecida e lembre-se de que existem muitas opções no mercado. É recomendável pesquisar e comparar até encontrar o empréstimo mais vantajoso.
Considere também o custo efetivo total (CET) da operação. Leia os contratos, principalmente as “letras pequenas”, para não ter surpresas negativas.
Faça o cálculo correto de quanto precisa pegar emprestado e verifique se as parcelas do empréstimo pessoal online realmente cabem no seu orçamento.
Se houver atraso, os juros podem ser bem altos e o risco de endividamento fica maior.
Pesquise a reputação da instituição financeira antes de contratar o empréstimo pessoal online.
Cuidado com anúncios de empresas que oferecem crédito sem garantia e sem comprovação de renda. Podem ser iscas para golpes. E nunca pague nenhum valor antes de receber o empréstimo.
Leia também | Empréstimo na hora é possível?
Em busca de empréstimo pessoal?
No Serasa Crédito você simula e compara ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com seu perfil financeiro. É tudo online e gratuito, nos canais oficiais da Serasa. Se houver ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos.
*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Data de publicação 4 de outubro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 4 de outubro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 3 de outubro de 202410 minutos de leitura