Navegação do blog
  1. Credito
  2. Blog
  3. Seguro Saude

Seguro saúde: como funciona e como escolher o ideal?

Conheça os tipos de seguro de saúde disponíveis e saiba como escolher o melhor.

Publicado em: 25 de junho de 2024

Categoria CréditoTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Médico sorridente dando uma receita a um paciente

Muitas pessoas acreditam que seguro de saúde é o mesmo que plano de saúde. Porém, por mais que sejam produtos privados de assistência à saúde muito parecidos, eles têm algumas diferenças.

Neste artigo, confira exatamente o que é e como funciona o seguro de saúde. Entenda também quais são as diferenças em relação ao plano de saúde, conheça os tipos disponíveis e como escolher o ideal.

Assista | O que é seguro de proteção financeira e quando usar? - Serasa Ensina

O que é seguro de saúde e qual a diferença para plano de saúde?

Seguro de saúde é um plano privado de assistência à saúde regulado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

É um contrato assinado entre pessoas/empresas e companhias de seguros que garante reembolso de despesas médicas e hospitalares.

Na prática, a principal diferença entre seguro de saúde e plano de saúde é que o seguro de saúde é vendido por seguradoras, e os planos de saúde são comercializados por operadoras.

Tanto que, até 2001, o seguro de saúde era monitorado pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

No entanto, a Lei 10.185 transferiu para a ANS a obrigação de regulamentar todas as operadoras de seguro, especializadas no setor.

Além disso, os planos de saúde geralmente oferecem cobertura predeterminada e contam com uma rede credenciada disponível, ou seja, o atendimento é limitado aos profissionais e estabelecimentos que fazem parte da rede.

No seguro saúde, os usuários têm mais flexibilidade na escolha do atendimento, podendo escolher os médicos e os hospitais que preferirem, pagar e solicitar reembolso depois.

A importância do seguro de saúde

Por mais que os brasileiros possam contar com o Sistema Único de Saúde (SUS), muitas pessoas se sentem mais confortáveis em ter um seguro de saúde ou um plano de saúde consultas, exames laboratoriais e de imagens, para emergências e internações.

Além disso, muitas empresas, ao buscarem profissionais para contratação, oferecem o seguro de saúde ou o plano de saúde como um atrativo para as vagas. 

Assim, ter um seguro de saúde é importante na medida em que oferece segurança em relação a atendimento médico rápido e acesso a especialistas em caso de necessidade.

Quais as vantagens do seguro de saúde?

  • As principais vantagens do seguro de saúde em relação ao plano de saúde são:
  •  
  • ●     acesso a consultas particulares, com reembolso;
  • ●    facilidade para conseguir agendamento em consultas (leque de profissionais disponíveis quando comparado aos disponibilizados pela rede referenciada dos planos de saúde);
  • ●     mais opções de laboratórios e hospitais;
  • ●     atendimento para consultas agendadas pode ser mais rápido (por ser possível recorrer a profissionais particulares).

Tipos de seguros e planos de saúde

Os tipos de seguros ou planos de saúde que existem são:

Planos individuais

São contratados diretamente pelo beneficiário, oferecendo cobertura para uma única pessoa.

Planos coletivos por adesão

São destinados a categorias profissionais ou associativas específicas, como estudantes, servidores públicos ou membros de entidades de classe. Eles são contratados em grupo e podem apresentar condições vantajosas.

Planos empresariais

São oferecidos pelas empresas aos seus funcionários, garantindo cobertura de saúde como benefício. Eles podem ter uma abrangência maior e custos compartilhados entre a empresa e o beneficiário.

Tipos de cobertura dos planos e seguros de saúde

  • Os seguros ou planos de saúde oferecem coberturas diferenciadas, dependendo do plano contratado. Confira:

  • ●     Plano Ambulatorial: cobre consultas médicas, exames laboratoriais e de imagem, procedimentos ambulatoriais. É destinado para quem busca cobertura básica para consultas e exames e conta com um custo mais acessível.
  • ●     Plano Hospitalar: além do plano ambulatorial, cobre também internações, cirurgias de pequeno porte, partos e alguns procedimentos especializados. É ideal para quem precisa de cobertura para internações e procedimentos mais complexos, mas não necessita de cobertura completa.
  • ●     Plano Referência: conta com uma cobertura mais ampla, incluindo os planos ambulatorial, hospitalar, cirurgias de grande porte, tratamentos de alta complexidade e outros procedimentos. É válido para quem busca uma cobertura completa, com acesso a serviços e profissionais especializados.


Os planos também podem ter abrangência nacional, com cobertura em todo o território nacional, ou regionalizada, atendendo apenas regiões específicas.

Principais seguradoras de saúde e operadoras de plano de saúde

  • No Brasil, existe uma grande variedade de empresas que atuam no segmento privado de assistência à saúde. Algumas das principais são:

  • ●     Bradesco Saúde
  • ●     Porto Seguro Saúde
  • ●     Allianz Saúde
  • ●     Golden Cross
  • ●     Hapvida
  • ●     Amil
  • ●     SulAmérica
  • ●     NotreDame Intermédica

Como escolher o melhor seguro de saúde

Em primeiro lugar, é preciso avaliar as necessidades específicas de quem contrata o seguro ou o plano de saúde.

Depois, é fundamental levar em consideração a região em que se vive e quais hospitais existem no entorno, por exemplo.

Alguns planos ou seguros de saúde são mais presentes em determinadas regiões. Considerar isso é muito importante antes de decidir qual plano ou seguro de saúde contratar.

É também essencial comparar as propostas de diferentes operadoras e seguradoras para conseguir encontrar o melhor custo-benefício.

Quando o assunto é saúde, não dá apenas para olhar preço. É preciso prestar atenção principalmente na cobertura e se as propostas oferecidas são equivalentes (quarto ou enfermaria; básico, intermediário ou plus).

Também é importante saber se o plano, assim como o seguro saúde, oferece reembolso.

Isso porque alguns planos de saúde são tão semelhantes ao seguro de saúde que também oferecem essa possibilidade, de rede credenciada e reembolso para consultas particulares.

Se esse for o caso, lembre-se de verificar qual é o limite do reembolso pago.

Atenção também a prazos de carências, principalmente em casos de doenças preexistentes.

Conheça o Serasa Crédito

Em busca de seguro para pessoa física? Conheça as opções faça uma cotação com o Serasa Crédito.

No Serasa Crédito você simula ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com o perfil do consumidor. Disponível de forma online e gratuita nos canais oficiais da Serasa, o serviço busca e compara rapidamente as melhores opções. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos. 

Confira o passo a passo: 

  • ●     Acesse o Serasa Crédito via site ou baixe o app (Android e na iOS)
  • ●     Faça login. Se ainda não possuir um cadastro, crie o seu grátis na hora;
  • ●     Selecione o serviço desejado (cartão de crédito ou empréstimo) e preencha as informações solicitadas para completar seu perfil de crédito;
  • ●     Compare as opções disponíveis para você e faça a solicitação. Agora é só aguardar a resposta do seu pedido para finalizar a contratação*.


 *A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.

Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados