Entrar

Quais são os bancos que fazem empréstimo para negativados?

Saiba como descobrir quais são os bancos que fazem empréstimo para negativados e o que considerar antes de contratar o crédito.

colunista elaine ortiz
Publicado em: 20 de abril de 2022.

Encontrar bancos que fazem empréstimo para negativados pode parecer difícil, mas existem sim ofertas de crédito para quem está com o nome sujo e quer organizar as finanças. Se este é o seu caso, continue a leitura!

Hoje, vamos falar sobre as instituições financeiras que oferecem o serviço, apresentar os tipos de empréstimo possíveis, dar dicas que podem ajudar na aprovação do seu crédito e ainda mostrar como encontrar o banco ideal para você contratar seu empréstimo. Vamos lá?

Assista | Existe empréstimo para negativado?

Por que crédito para quem está com nome sujo é importante?

O Brasil registrou 65,2 milhões de consumidores inadimplentes em fevereiro de 2022, segundo dados da Serasa. Essa marca não era atingida desde maio de 2020, no início da pandemia da covid-19. Ao todo, essas pessoas têm R$ 263,4 bilhões em dívidas atrasadas.

O cenário do ano realmente tem se mostrado desafiador para os brasileiros, com a taxa básica de juros, a Selic, escalando rapidamente – saiu de 2% em março de 2021 e alcançou 11,75% em março de 2022. O principal objetivo do aumento da Selic é tentar frear a inflação, que tem se mostrado persistente apesar do aumento dos juros. Para se ter ideia o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que é o indicador usado pelo governo como inflação oficial, avançou de 6,1% para os atuais 11,30% no acumulado em 12 meses (até março de 2022).

Isso significa que o custo de vida do brasileiro está alto e até mesmo fazer compras no supermercado não está fácil. Esta pode ser, inclusive, uma das razões para o aumento da inadimplência este ano. Afinal, as pessoas precisam continuar consumindo itens básicos (arroz, feijão, carnes, café)… mas pagar por isso tudo é o grande desafio.

Ao mesmo tempo, contratar um empréstimo quando a Selic está em alta também fica mais difícil, já que o custo do crédito fica mais caro nestes momentos (a ideia do Banco Central com o aumento dos juros é justamente dificultar o crédito para diminuir a produção e o consumo e frear a inflação).

Ainda assim, este pode ser o melhor caminho para quem está endividado: contratar um empréstimo para impedir que o endividamento pessoal fique cada vez pior e as contas fiquem equilibradas apesar do momento do país.

Leia também | Empréstimo para negativado liberado na hora

Quais os tipos de crédito que o banco que empresta dinheiro para negativado oferece?

O empréstimo para negativado é possível e é até mesmo recomendado por especialistas de educação financeira, pois, com ele, é possível trocar dívidas mais caras – como as do cartão de crédito ou do cheque especial – por uma única e ainda com taxas de juros mais baratas do que as aplicadas nessas outras modalidades de crédito.

Assim, existem bancos que fazem empréstimos pessoal para negativados, além de outros tipos de empréstimo, como consignado, financiamento, consórcio, e também financeiras especializadas em quem está com o nome sujo. Alternativas existem!

Ao tomador do crédito basta pesquisar e escolher aquela que servirá melhor no seu bolso e ficar muito atento às taxas de juros aplicadas e ao Custo Efetivo Total da operação. Já que ao negativado, invariavelmente, são oferecidas taxas de juros maiores do que as disponibilizadas para quem está com o nome limpo.

Isso acontece porque o mercado entende que emprestar dinheiro para quem já está com dívidas é muito mais arriscado, e cobra um custo pela confiança.

Conheça os principais tipos de crédito que quem está com o nome sujo consegue ter acesso:

1. Empréstimo Consignado

O consignado costuma ter juros menores, pois suas parcelas são diretamente descontadas do salário. Já que o banco tem mais segurança que vai receber de volta o dinheiro concedido, seus juros se tornam baixos. É uma excelente opção para quem está negativado.

Em geral, são os funcionários públicos, aposentados e pensionistas que mais utilizam esse tipo de crédito, mas muitas empresas privadas também conseguem fazer parceria com bancos para oferecer esse empréstimo para os seus funcionários.

2. Empréstimo com garantia de carro ou imóvel

Usar um bem como garantia de pagamento de um empréstimo também é uma ótima opção para quem está negativado. Essa modalidade, também conhecida como refinanciamento, aumenta as chances de aprovação, oferece condições de pagamento especiais e juros menores que os outros empréstimos.

Isso porque diminui muito o risco da inadimplência, já que a instituição financeira está garantida que será paga. E o interessante também é que, enquanto você quita suas parcelas, pode continuar usando seu carro e morando na sua casa normalmente.

3. Empréstimo Pessoal

É a mais popular das linhas de crédito. O empréstimo pessoal tem taxas de juros que variam de acordo com o banco, garantias e até nível de burocracia. Ele é ideal para situações em que você precisará de pouco dinheiro e possa quitar rápido e costuma ser de fácil contratação. Quem tem crédito pré-aprovado no banco que tem conta corrente, pode, por exemplo, contratar o empréstimo pelo próprio aplicativo do celular.

Mas muita atenção: essa facilidade pode levar você a não fazer a melhor escolha. Os juros dessa modalidade de crédito não são os mais vantajosos. Pesquise antes, busque outras opções e compare!

Leia também | Empréstimo para negativado autônomo: como conseguir?

Quais cuidados tomar antes de assinar um contrato com banco que faz empréstimo para negativado?

Como falamos anteriormente, é muito importante a pessoa que está negativada não assinar um contrato em um momento de desespero, sem prestar atenção no documento e ao preço que pagará por aquele crédito. Assim, os principais cuidados que devem ser tomados são:

1. Cuidado com os golpes

Fraudadores estão em todos os lugares e podem se aproveitar da sua situação para tirar proveito. Fique ligado e nunca faça depósitos adiantados. Pesquise bem, acesse sites confiáveis e desconfie de erros de ortografia ou falta de informações de contato.

2. Saiba o que irá pagar

Além da taxa de juros, você deve olhar o CET, sigla para Custo Efetivo Total, que é o conjunto de todos os encargos de um empréstimo, como a própria taxa de juros, impostos, seguros e mais.

3. Tente negociar as dívidas antes

Procurar as empresas e negociar valores de quitação da dívida em parcelas que caibam no seu bolso pode ser um caminho para nem precisar contratar um empréstimo. No Serasa Limpa Nome, por exemplo, você negocia com empresas parceiras da Serasa. Se as empresas nas quais você deve algum valor estiver entre as parceiras, você consegue fazer a negociação diretamente pelo site da Serasa.

4. Pesquise muito e compare

Não assine nunca a primeira proposta que chegar nas suas mãos. E não fique com nenhuma dúvida: questione, pergunte, leia atentamente o contrato. Pesquisar em bancos e financeiras diferentes irá te ajudar a encontrar o melhor empréstimo, com as melhores tarifas. Pode parecer difícil fazer isso, não é mesmo?

Mas calma, abaixo a gente explica a forma mais prática de encontrar bancos que fazem empréstimo para negativados sem precisar bater de porta em porta ou entrar em inúmeros sites e preencher diversas propostas. Confira!

Leia também | Como negociar dívidas pela Internet de forma rápida e segura?

Afinal, como descobrir quais bancos emprestam dinheiro para negativado?

Saber qual o banco que faz empréstimo para negativado pode ser mais simples do que você imagina. Basta acessar o Serasa eCred e deixar todo o trabalho com a gente: a plataforma pesquisa, compara e recomenda as melhores opções de empréstimo para você. Aí, é só escolher a que achar mais interessante e solicitar o seu na hora. Veja como é simples e prático fazer sua simulação e contratação de empréstimo online:

1. Acesse o Serasa eCred

Acesse o site do Serasa eCred ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem um cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e você não paga nada por isso.

2. Complete o seu perfil

Ao concluir o login, você poderá atualizar o seu perfil. Não se esqueça de informar todos os dados solicitados na plataforma. Isso ajudará a gente a encontrar as melhores alternativas de crédito para você.

3. Preencha as informações do empréstimo que deseja

Informe o valor de empréstimo que você deseja e em quantas parcelas pretende pagá-lo. Caso também queira receber ofertas de empréstimo com garantia, é só preencher as informações sobre seu imóvel ou automóvel.

4. Confira e compare opções

Depois de cadastrar suas informações, é hora de fazer a simulação de empréstimo. Clique em “Nova simulação” e confira as ofertas de crédito disponíveis para você.

Na tela, aparecerão as opções de empréstimo que mais correspondem à sua busca. Avalie todas as informações com calma: o valor liberado por cada empresa, o limite de parcelas para pagamento e o CET (Custo Efetivo Total), que define as taxas que, de fato, serão somadas ao valor do empréstimo.

5. Escolha a melhor opção de empréstimo e finalize a contratação

Após avaliar os valores liberados por todas as instituições financeiras e comparar as taxas e condições oferecidas por cada empresa, basta escolher a opção que considerar mais interessante. Clique em “Solicitar” e finalize a contratação do seu empréstimo de forma fácil e em poucos minutos. Simples, não?

Leia também | Como fazer uma simulação de empréstimo no Serasa eCred?

Agora que você já sabe tudo sobre bancos que fazem empréstimo para negativados, aproveite para entender como funciona o cartão de crédito para negativado. E continue acompanhando o blog da Serasa para ter acesso a outros conteúdos exclusivos sobre finanças e educação financeira.

serasaecred.com.br pertence e é operado pela Serasa S. A., uma sociedade anônima sob o CNPJ/MF 62.173.620/0104-95, com domicílio na Rua Dr. Léo de Carvalho, 74 – Sala 1105 – Bairro Velha – Blumenau-SC – CEP 89036-239. A Serasa S.A. não é instituição financeira. Somos um correspondente bancário das instituições: BANCO CBSS S/A – CNPJ: 27.098.060/0001-45, Banco Votorantim S.A. – CNPJ/ME: 59.588.111/0001-03, Banco Pan S.A. – CNPJ: 59.285.411/0001-13, Finamax S./A. – Crédito, financiamento e investimento – CNPJ: 00.411.939/0001-49 e possuímos uma plataforma online (“Serasa eCred”) que facilita o acesso de clientes a produtos e serviços ofertados por instituições financeiras parceiras e credenciadas na plataforma.

Os correspondentes bancários são empresas contratadas por instituições financeiras e demais instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil para a prestação de serviços de atendimento aos clientes e usuários dessas instituições. A atividade de correspondente bancário é regulada pelo Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011. Prazo de pagamento: varia de acordo com a Instituição Financeira escolhida, podendo ser entre 3 e 60 meses. Custo Efetivo Total (CET): varia de acordo com a Instituição Financeira escolhida, podendo ser entre 26,76% e 605,85% a.a. Exemplo: Empréstimo de R$5.000,00. Taxa de juros: 3,23% a.m. A pagar em 18 parcelas mensais de R$380,55. Total a pagar: R$6.849,90. IOF incluso: R$134,00. Tarifa: R$0. CET: 52,80% a.a.

O Serasa eCred tem como compromisso a transparência com nossos clientes. Antes de iniciar o preenchimento de uma proposta, serão exibidos de forma clara: a taxa de juros utilizada, tarifas aplicáveis, número de parcelas, impostos (IOF) e o custo efetivo total (CET). Nossa central de atendimento está disponível para esclarecimento de dúvidas sobre quaisquer dos valores apresentados. Serasa Consumidor informa: o Serasa eCred é uma plataforma de comparação de ofertas de crédito 100% gratuita para consumidores.

Não realizamos nenhum tipo de cobrança para apresentar a você as propostas de crédito dos nossos parceiros. Caso receba alguma cobrança, não faça nenhum depósito ou pagamento, e entre em contato com o nosso time de atendimento.