Entrar

Cartão pré-pago: o que é, como funciona e quando vale a pena usar

Conheça essa modalidade que te ajuda a ter maior controle sobre seus gastos e definir seu próprio limite.

Foto Vanessa Conulista
Publicado em: 07 de dezembro de 2021.

O cartão pré-pago é uma modalidade que chegou há pouco tempo no Brasil, mas já caiu no gosto dos consumidores. E não é para menos. Este tipo de cartão, para muitos, parece até mesmo um sonho: sem fatura e com o limite definido por você.

Por outro lado, apesar de ser uma modalidade muito simples e fácil de controlar, ainda é preciso ter um bom planejamento dos gastos para não cair no temido endividamento.

Em uma pesquisa recente feita pela Serasa, 85% dos entrevistados disseram acreditar que uma vida financeira saudável está associada ao acompanhamento recorrente dos gastos e 45% sentem que as compras por impulso prejudicam a sua gestão financeira.

Quer entender melhor como funciona o cartão de crédito pré-pago e como essa modalidade pode ajudar sua vida financeira? Então, continue a leitura.

O que é cartão pré-pago?

Antes de explicar mais sobre o funcionamento, vamos a algumas definições. O cartão pré-pago foi regulamentado pelo Banco Central em 2014 e funciona como um cartão de crédito, porém, mediante uma recarga prévia para utilização.

Tudo que você comprar ou pagar consomem o crédito que você carregou. E caso acabe, basta colocar o crédito para continuar utilizando.

Um dos grandes motivos do sucesso dessa modalidade é pela sua facilidade, além do fato de não exigir abertura de conta corrente.

Entretanto, assim como qualquer cartão, é preciso responsabilidade em sua utilização para não se complicar financeiramente.

Esse tipo de cartão te dá mais autonomia e contribui no controle dos seus gastos. Pode ser utilizado em situações nas quais seja necessário o cadastro de um cartão de crédito, como compras online, contratação de alguns serviços de streaming e mais.

Os pagamentos são feitos à vista e não é possível parcelá-los. Apesar disso, o cartão pré-pago pode ser, inclusive, uma alternativa interessante aos negativados, que costumam ter mais dificuldade para conseguir o famoso crédito na praça.

Leia também | Cartão de crédito para negativado é possível? Vale a pena?

Como funciona o cartão pré-pago

Para você entender melhor sobre o método de funcionamento desse tipo de cartão, imagine um celular pré-pago que você consegue carregar para fazer suas ligações, usar a internet, acessar as redes sociais ou conversar nos aplicativos de mensagem.

Pronto, é exatamente assim que funciona. E conforme você utiliza, seu saldo disponível diminui.

Ele também conta com bandeiras como a Visa, Martercard, e Elo, por exemplo, e o saldo pode ser acompanhado pelo app ou site da instituição financeira em que você contratar. Você utiliza em diversos lugares, pois são aceitos em muitos estabelecimentos.

Na hora de pagar as contas, basta informar ao caixa do estabelecimento que o pagamento será realizado no cartão pré-pago e será no crédito, caso a compra seja feita em lojas físicas. Caso contrário, apenas selecione a opção cartão de crédito no site ou aplicativo que você estiver utilizando para fazer suas compras online. É extremamente simples e prático, não é?

Vantagens e desvantagens do cartão pré-pago

Bom, até agora você já sabe o que é e como funcionam os cartões pré-pagos, certo? Então, mais adiante, você vai descobrir as vantagens e desvantagens para entender se este serviço é ou não útil e interessante para você.

Vantagens

A primeira grande vantagem é que eles são livres de anuidade. Então, é uma ótima opção para quem não deseja pagar esse tipo de taxa, as quais geralmente são cobradas em outras modalidades.

Além disso, o controle de gastos é mais certeiro, visto que só é possível gastar a quantia presente no cartão. Ou seja, você define previamente seu limite de gasto para aquele período desejado. Assim, ainda fica livre de taxa de juros por atraso no pagamento.

Outra grande vantagem é não precisar de comprovação de renda, ao contrátio das outras modalidades financeiras. Para utilizar o cartão pré-pago, é só solicitar à instituição financeira e recarregar com a quantia desejada.

É perfeito para pais que já querem começar a liberar dinheiro para os filhos menores de idade, por exemplo, pois o cartão pré-pago não exige idade mínima. Ele pode ser solicitado por qualquer pessoa que tenha documentos válidos, como CPF.

Ah, e normalmente, o cartão pré-pago tem aprovação imediata. Tudo é feito de forma simples, fácil e rápida.

Além de inúmeras outras vantagens, a última de destaque aqui é a possibilidade de contratação independentemente do seu score de crédito. Como trata-se de um cartão que você, em teoria, paga antes de usar, os birôs de crédito possuem mais confiança e a análise para liberação é bem mais simples. Ou seja, mesmo negativado ou com score baixo, é possível conseguir o seu cartão pré-pago.

Leia também | Juros de cartão de crédito: 6 coisas que ninguém te conta

Desvantagens

Como desvantagem, a principal é as taxas que podem ser cobradas. Mesmo sem a famosa anuidade, cada instituição financeira tem liberdade de cobrar a taxa que desejar para oferecer um cartão pré-pago. Então, fique de olho nisso.

Além disso, se você pretende parcelar suas compras, essa modalidade não vai funcionar para você. Somente o cartão de crédito possibilita realizar compras parcelas e a prazo.

E, por último, o cartão pré-pago possui limites de movimentação. O valor é definido pela instituição financeira e geralmente é de, no máximo, R$ 3 mil.

Como pedir um cartão pré-pago

Nos tópicos acima, você deve ter percebido que as vantagens de ter um cartão pré-pago vão bem além das desvantagens, certo? Então, se após analisar seu perfil você percebeu que sim, esse tipo de cartão é para você, chegou a hora de buscar uma instituição financeira de credibilidade para contratar o seu.

Para isso, o Serasa eCred vai ser um ótimo aliado. Trata-se de uma plataforma de crédito que reúne ofertas de empréstimo e cartão de diversas empresas parceiras, como bancos, fintechs e outras instituições financeiras.

O acesso e simulações no Serasa eCred são feitos de forma 100% online e gratuita. Lá, você vai conseguir encontrar as melhores opções disponíveis no mercado para comparar e contratar sem sair de casa. Faça o seu cadastro agora mesmo e confira as ofertas disponíveis para você sem pagar nada agora mesmo!