CET: O que é Custo Efetivo Total

E qual a função do CET

Ao solicitar um empréstimo, na maioria das vezes, os clientes avaliam apenas o valor da taxa de juros e das parcelas. Mas é importante saber que o custo total não depende apenas desse fator. Antes de aceitar um empréstimo ou financiamento, avalie o custo total, ou seja, outras taxas que estão embutidas no valor final do crédito.

O que é CET?

A sigla CET significa Custo Efetivo Total e engloba todos as taxas, despesas, tributos e encargos que compõem o valor total de um empréstimo ou financiamento. Isso quer dizer que além da taxa de juros, há outros valores incluídos na operação de crédito.

Para facilitar o entendimento, imagine que você está comprando pela internet um ingresso de cinema, show ou jogo de futebol. Geralmente, ao final da compra, aparece a taxa de conveniência, que é somada ao valor do ticket. Essa taxa é o que a empresa cobra para prestar o serviço. Com empréstimo e financiamento acontece a mesma coisa e os encargos e despesas formam o que chamamos de CET.

Para que serve o CET?

O CET é o custo total, ou seja, o valor real que você pagará pela transação. Ele envolve todas as taxas, juros, tributos, encargos e seguros do empréstimo ou financiamento. Por isso, é importante estar atento a todos os valores incluídos na negociação.

Antes de concluir e aceitar os termos de um empréstimo ou financiamento, é direito do consumidor ter acesso a todas as informações da negociação, pois em alguns casos, as famosas letras miúdas do contrato é que trazem consigo problemas e cobranças desconhecidas.

Sempre desconfie se a empresa dificultar o acesso à planilha com todos os encargos e só assine o contrato quando tiver certeza de que poderá arcar com o valor final da proposta.

Como funciona o Custo Efetivo Total?

O CET deve ser parceiro do consumidor ao procurar instituições para fazer empréstimos ou financiamentos. Isso porque é por meio dele que você vai conseguir comparar entre as opções qual realmente é a mais vantajosa.

Mesmo que uma instituição ofereça taxa de juros menor do que outra, outros encargos e despesas incluídos no empréstimo, como a TAC (Tarifa de Abertura de Cadastro), podem aumentar o valor final do valor a ser pago.

O CET vai te ajudar a saber exatamente quanto vai pagar e evitar surpresas desagradáveis. Ao avaliar as opções das empresas, sempre compare o mesmo valor e prazo nas diferentes instituições para saber o que realmente será pago.

Como é feito o cálculo do CET?

O Banco Central estabelece que toda financeira deve deixar claro para o consumidor como foi feito o cálculo para chegar ao CET. A soma final é apresentada como um percentual anual e inclui taxas de juros, tributos, encargos, tarifas, IOF, registros, gravames e demais despesas do contrato.

Agora, com o CET em mãos, você tem mais poder de negociação com as instituições e conseguir melhores condições para seu contrato. Lembre-se de sempre fazer simulação de crédito antes aceitar uma proposta e evite dores de cabeça.