Navegação do blog
  1. Crédito

Como saber se a parcela do empréstimo cabe no orçamento? | eCred

02/02/2024Time Serasa

Pedir um empréstimo pode ser uma mão na roda quando você tem uma emergência e precisa de um dinheiro rápido. Mas você sabe se a parcela do empréstimo cabe no seu orçamento? Como é possível ter certeza de que o dinheiro não vai virar um problema e pesar no seu bolso depois?

Antes de sair correndo para pedir um empréstimo ou financiamento, respire fundo e responda para você mesmo: por que precisa desse dinheiro?

É importante não confundir uma real necessidade com um desejo ou uma vontade. Pense bem se vale a pena entrar em uma dívida por causa desse motivo que você pensou?

Pensou bem? Então tá… para saber se as parcelas cabem no seu orçamento fique atento a essas dicas:

Dica 1: Faça lista de todos os seus gastos.

Não vale pegar só as contas de água, luz, gás e telefone. Inclua tudo. Até a passagem de ônibus, o café na padaria e o presente de aniversário para a amiga. Tudo mesmo!

Se os seus gastos estão iguais ou até maiores do que o tanto que você ganha por mês, a parcela não vai caber no seu orçamento. Você tem que cortar gastos antes de pedir o empréstimo.

Se estiver sobrando, e você realmente precisa do crédito, a dica é:

Dica 2: Evite comprometer mais de 1/3 da sua renda com as parcelas do empréstimo.

Ou seja, mesmo que seus gastos sejam menores do que o que você ganha. Quando for pedir um empréstimo, fique atento para que a parcela não seja maior do que ⅓ do que você ganha por mês. Ou seja, se você ganha 900 reais líquido, a parcela não deve ser maior do que 300 reais.

Dica 3: pesquise atentamente as opções disponíveis no mercado.

Compare o Custo Efetivo Total (CET) de cada banco ou financeira. Leve em conta não só os juros, mas valores de tarifas, encargos e outras despesas.

Dicas extras para não errar na contratação do empréstimo:

  • Leia atentamente o contrato antes de assinar. Se tiver qualquer dúvida, pergunte para o banco ou financeira. E não assine se ainda não estiver entendendo como será o processo.
  • Nunca assine qualquer ficha ou papel em branco e nem aceite acordos verbais. Tenha tudo por escrito e de forma bem clara.

E depois que você tiver assinado o contrato e recebido o dinheiro, lembre-se de que se você pagar as parcelas de forma antecipada, você tem direito a um desconto proporcional da taxa juros que foi contratada.

Gostou das dicas? Você pode fazer uma simulação de crédito clicando AQUI.