Como funciona o desconto do consignado privado? Entenda
Como funciona o desconto do consignado privado? EntendaData de publicação 6 de agosto de 20257 minutos de leitura
Atualizado em: 17 de julho de 2025
Categoria CréditoTempo de leitura: 11 minutosTexto de: Time Serasa
Simular empréstimo FGTS é fundamental para quem quer contratar essa linha de crédito que antecipa o saldo do Fundo de Garantia.
Para entender como funciona o empréstimo e descobrir se a modalidade é vantajosa para você, continue a leitura.
O empréstimo FGTS – ou empréstimo com antecipação do FGTS – é uma possibilidade para quem tem Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e aderiu ao Saque-Aniversário.
O Saque-Aniversário do FGTS permite que o trabalhador retire parte do valor que possui no fundo, uma vez ao ano, no mês de seu aniversário.
Depois da criação do Saque-Aniversário, surgiu o empréstimo FGTS, que antecipa até 10 saques-aniversários do benefício. É considerado empréstimo porque o banco antecipa o valor a ser recebido depois, com cobrança de juros.
Leia também | Como funciona o saque-aniversário do FGTS em 2025
Como o valor do empréstimo está vinculado ao saldo do FGTS que o trabalhador já tem direito a sacar, as instituições financeiras consideram o risco de inadimplência muito menor. Com isso, as taxas de juros costumam ser mais acessíveis do que em outras modalidades de crédito.
O processo de solicitação costuma ser simples e digital em muitas instituições. Após a aprovação, o valor é liberado rapidamente na conta do cliente, sem a necessidade de longas análises de crédito.
Ao contrário de outros empréstimos em que há parcelas mensais, na antecipação do FGTS o valor emprestado é quitado automaticamente quando o Saque-Aniversário do FGTS cai. Assim, o trabalhador não precisa se preocupar em reservar parte do salário para pagar o empréstimo todo mês.
Como a garantia do pagamento é o próprio FGTS, pessoas com nome negativado ou score baixo podem conseguir esse tipo de empréstimo com mais facilidade do que em outras linhas de crédito.
O valor recebido na antecipação do FGTS pode ser usado como o trabalhador desejar: para quitar dívidas, fazer reformas, investir, ou para qualquer outra necessidade financeira.
Dependendo da política do banco, é possível antecipar mais de um ano do Saque-Aniversário (a Caixa Econômica permite antecipar até 10 saques-aniversários, por exemplo), o que significa um valor maior disponível de uma só vez.
Leia também | Como funciona e o que é o CRF FGTS?
Fazer a simulação do empréstimo FGTS significa calcular, de forma prévia, quanto dinheiro você poderá receber ao antecipar o Saque-Aniversário do seu FGTS, quais serão as condições do contrato e quanto isso vai custar.
É um passo importante para entender se essa linha de crédito vale a pena para o seu caso.
● As datas previstas de quitação.
Leia também | Correção do FGTS: o que muda?
Simular empréstimo FGTS é importante por vários motivos.
O FGTS é uma poupança compulsória que o empregador deposita mensalmente em uma conta vinculada ao trabalhador. Esse fundo pode ser utilizado em diversas situações, incluindo a aquisição da casa própria, pagamento de parte de um financiamento imobiliário, amortização de dívidas, entre outras.
A simulação de um empréstimo utilizando o FGTS permite avaliar as condições financeiras e entender como o uso desse recurso pode impactar nas parcelas e no custo total do financiamento.
● Avaliação da viabilidade: a simulação permite verificar se o uso do FGTS é viável para a situação específica do solicitante, considerando suas condições financeiras e o enquadramento nas regras estabelecidas pelo governo para a utilização do fundo.
Leia também | Tudo sobre empréstimo com antecipação do Saque-Aniversário
Como esse tipo de empréstimo antecipa o FGTS – um dinheiro que a pessoa já tem –, o risco de inadimplência é menor para quem está cedendo o crédito.
Por conta da segurança, as taxas aplicadas tendem a ser mais baixas. Assim, pode valer a pena esse tipo de empréstimo em comparação a outras modalidades.
Lembre-se: ao optar pelo Saque-Aniversário, o trabalhador perde o direito de sacar a totalidade de sua conta caso seja demitido sem justa causa. Afinal, o dinheiro a que teria direito foi pago de forma antecipada.
Leia também | Empréstimo Consignado: como funciona?
Entre outras formas, é possível simular empréstimo FGTS tanto pela Caixa Econômica Federal quanto pelo Serasa Crédito.
Na plataforma de simulação de crédito da Serasa, é possível encontrar ofertas de empréstimo disponibilizadas pelo Banco Pan.
Existem três caminhos possíveis para quem quer simular empréstimo FGTS Caixa.
● Acesse "simular e contratar".
● Acesse o tópico "Empréstimo Saque-Aniversário".
Também dá para simular empréstimo FGTS pelo aplicativo FGTS, criado pela Caixa Econômica Federal. Baixe o aplicativo (Google Play e App Store) e siga os passos da tela.
A plataforma do Serasa Crédito permite que o consumidor faça simulações quantas vezes quiser e de forma gratuita, o que ajuda a entender se esse empréstimo é o melhor no momento ou se existem opções mais vantajosas.
Além do empréstimo FGTS Saque-Aniversário, é possível conhecer outras alternativas disponíveis no mercado e comparar as ofertas de forma prática.
Confira um passo a passo para simular empréstimo FGTS no Serasa Crédito:
● Selecione “Empréstimo Saque-Aniversário” e autorize o Banco Pan a consultar seu FGTS.
● Depois, informe os dados bancários para depósito do empréstimo e envie para análise do banco.
● Depois de fazer a verificação de identidade, é só aguardar a aprovação.
Agora que você já sabe como simular empréstimo FGTS e como contratá-lo, preparamos um post para responder a uma dúvida muito comum: afinal, vale a pena pegar um empréstimo para pagar dívidas?
Data de publicação 6 de agosto de 20257 minutos de leitura
Data de publicação 1 de agosto de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 17 de julho de 20257 minutos de leitura