Navegação do blog
  1. Credito
  2. Blog
  3. Como Fazer Simulacao Emprestimo Fgts

Como simular empréstimo FGTS

Existem várias opções para simular empréstimo FGTS, incluindo pelo Serasa Crédito. Confira!

Atualizado em: 2 de fevereiro de 2024

Categoria CréditoTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Mão feminina segurando um smartphone com aplicativo FGTS (Caixa) na tela.

Simular empréstimo FGTS é fundamental para quem quer contratar essa linha de crédito, que antecipa o saldo do Fundo de Garantia.

Por isso, para entender como funciona esse empréstimo e descobrir se é realmente uma modalidade vantajosa para seu caso, continue a leitura.

O que é empréstimo FGTS

Empréstimo FGTS – ou empréstimo com antecipação do FGTS – é um tipo de empréstimo destinado a quem tem Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e tenha aderido ao Saque-Aniversário.

O Saque-Aniversário do FGTS permite que o trabalhador retire parte do valor que possui no fundo, uma vez ao ano, no mês de seu aniversário.

Depois da criação do Saque-Aniversário, surgiu o empréstimo FGTS, que antecipa até 7 anos do benefício. É considerado empréstimo porque o banco antecipa o valor a ser recebido só depois, com cobrança de juros. 

A principal vantagem do empréstimo FGTS, além de ter acesso imediato ao saldo, é pagar o crédito com taxas de juros mais baixas que de outras modalidades. Além disso, não há parcelas mensais. Os valores são descontados diretamente da conta do FGTS, todo ano.

Assista | Como fazer empréstimo FGTS - Serasa Ensina

Por que é importante simular empréstimo FGTS?

Simular empréstimo FGTS é importante por vários motivos.

O FGTS é uma poupança compulsória que o empregador deposita mensalmente em uma conta vinculada ao trabalhador. Esse fundo pode ser utilizado em diversas situações, incluindo a aquisição da casa própria, pagamento de parte de um financiamento imobiliário, amortização de dívidas, entre outras.

A simulação de um empréstimo utilizando o FGTS permite avaliar as condições financeiras e entender como o uso desse recurso pode impactar nas parcelas e no custo total do financiamento.

Eis alguns motivos para realizar essa simulação:

  • ●     Planejamento financeiro: a simulação ajuda a entender o impacto do uso do FGTS nas finanças pessoais, permitindo um planejamento adequado e evitando surpresas no orçamento.
  • ●     Avaliação das condições: ao simular empréstimo FGTS, é possível comparar diferentes cenários e condições, como prazos, taxas de juros, e o uso ou não do FGTS. Isso ajuda a escolher a opção mais adequada às necessidades e capacidade financeira do indivíduo.
  • ●     Economia de recursos: utilizar empréstimo FGTS evita o pagamento de parcelas mensais da dívida, pois os recursos são retirados pelo credor diretamente do fundo, uma vez ao ano, no Saque-Aniversário.
  • ●     Avaliação da viabilidade: a simulação permite verificar se o uso do FGTS é viável para a situação específica do solicitante, considerando suas condições financeiras e o enquadramento nas regras estabelecidas pelo governo para a utilização do fundo.

 

Leia também | Tudo sobre empréstimo com antecipação do Saque-Aniversário

O crédito com antecipação do FGTS vale a pena?

Como esse tipo de empréstimo antecipa o FGTS – um dinheiro que a pessoa já tem –, o risco de inadimplência é menor ao agente que está cedendo o crédito.

Por conta dessa segurança, as taxas aplicadas podem ser mais baixas. Nesse caso, pode valer a pena esse tipo de empréstimo em comparação a outras modalidades.

Lembre-se: ao optar pelo Saque-Aniversário, o trabalhador perde o direito de sacar a totalidade de sua conta caso seja demitido sem justa causa. Afinal, o dinheiro a que teria direito foi pago de forma antecipada.

Leia também | Empréstimo Consignado: como funciona?

Como simular o empréstimo do FGTS

Entre outras forma, é possível fazer a simulação do empréstimo do FGTS: pela Caixa Econômica Federal e pelo Serasa Crédito. Na plataforma de simulação de crédito da Serasa, é possível encontrar ofertas de empréstimo disponibilizadas pelo Banco Pan.

Confira o passo a passo:

Como simular empréstimo FGTS na Caixa Econômica

Existem dois caminhos possíveis para quem quer simular empréstimo FGTS Caixa.

Opção 1: Internet banking ou aplicativo da Caixa Econômica Federal

Quem é correntista da Caixa consegue fazer pelo Internet Banking ou aplicativo do banco:

  • ●     Com o login feito, acesse a opção "Crédito" ou vá à página FGTS do site da Caixa.
  • ●     Vá em "antecipação Saque-Aniversário".
  • ●     Acesse "simular e contratar".


Opção 2: aplicativo Caixa Tem

  • ●     Faça o login no aplicativo Caixa Tem (Google Play e App Store).
  • ●     Acesse o tópico "Empréstimo Saque-Aniversário".


Opção 3: aplicativo FGTS

Também é possível simular empréstimo FGTS pelo aplicativo FGTS, criado pela Caixa Econômica Federal. Baixe o aplicativo (Google Play e App Store) e siga os passos da tela.

Como simular empréstimo FGTS no Serasa Crédito

Outra maneira muito prática e rápida de fazer a simulação e contratação do empréstimo FGTS de forma online e segura é utilizando o Serasa Crédito, serviço da Serasa que pesquisa ofertas de empréstimo e cartão de crédito com base no seu perfil financeiro e necessidades.

A plataforma permite que o consumidor faça simulações quantas vezes quiser e de forma gratuita, o que ajuda a entender se realmente esse empréstimo é o melhor no momento ou se existem outras opções mais vantajosas.

Dessa forma, além do empréstimo FGTS Saque-Aniversário, é possível conhecer também outras opções disponíveis no mercado e comparar as ofertas de forma prática.

Confira um passo a passo para simular empréstimo FGTS pelo Banco Pan, por meio da plataforma do Serasa Crédito – os procedimentos são divididos em três etapas simples:

Etapa 1: Comece no aplicativo FGTS

  • ●     Acesse o aplicativo do FGTS na Apple Store se tiver iOS ou no Google Play se tiver Android.
  • ●     Clique em “Saque-Aniversário”.
  • ●     Aceite os termos e opte pela modalidade “Saque-Aniversário”.
  • ●     Leia o termo de adesão, aceite os termos e condições e autorize a consulta do FGTS.
  • ●     Selecione “Empréstimo Saque-Aniversário” e autorize o Banco Pan a consultar seu FGTS.


Etapa 2: Vá para o Serasa Crédito

  • ●     Acesse o Serasa Crédito e faça o login. Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora.
  • ●     Na tela inicial, clique em “Solicitar empréstimo pessoal” e escolha a modalidade de empréstimo com antecipação do FGTS.
  • ●     Na simulação, digite o valor do empréstimo que deseja e clique em “buscar por ofertas”.
  • ●     Confira as ofertas disponíveis, escolha o “empréstimo com antecipação do FGTS” com o Banco Pan e faça a solicitação.
  • ●     Após isso, informe os dados bancários para depósito do empréstimo e envie para análise do banco.


Etapa 3: Finalize seu pedido pelo Banco Pan

  • ●     Assim que o pedido for finalizado no Serasa Crédito, o consumidor será direcionado para a última etapa: verificação de identidade.
  • ●     Depois de fazer a verificação de identidade, é só aguardar a aprovação.

Conheça o Serasa Crédito

O Serasa Crédito é um serviço que pesquisa ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com o perfil do consumidor.

Disponível de forma online e gratuita nos canais oficiais da Serasa, o serviço busca e compara rapidamente as melhores opções. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos. Confira o passo a passo:

  • ●     Acesse o Serasa Crédito via site ou app (Android e na iOS) e faça login ou cadastro.
  • ●     Atualize seu perfil para melhores alternativas.
  • ●     Confira o serviço desejado: cartão, empréstimo ou conta digital.
  • ●     Compare as opções sugeridas.
  • ●     Escolha e finalize a contratação em minutos após aprovação.


*A análise de crédito é feita por parceiros, sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.

Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados