Entrar

Como ganhar milhas com cartão de crédito? Descubra

Saber como ganhar milhas com cartão de crédito é o primeiro passo para quem quer economizar na hora de viajar. Entenda como cadastrar seu cartão e aproveitar o benefício.

colunista Elaine ortiz
Publicado em: 02 de maio de 2022.

Se você quer saber como ganhar milhas com cartão de crédito isso significa que você decidiu aproveitar melhor os benefícios que seu cartão oferece. Afinal, muitos deles estão aptos a serem cadastrados nos programas de fidelidade das empresas, mas por falta de conhecimento, os usuários deixam de ganhar pontos que podem ser convertidos em milhas ou trocado por produtos. Se este é o seu caso e você quer saber mais a respeito, continue a leitura!

Leia também | Programa de milhas: como acumular pontos e economizar na viagem?

Mas como ganhar milhas com cartão de crédito? Qual a diferença de milhas e pontos?

Antes de entender como ganhar milhas no cartão de crédito, você precisa compreender que milha é diferente de ponto. As milhas são acumuladas nos programas fidelidade da companhia aérea que você se cadastrar. Já os pontos são acumulados nos programas fidelidade do cartão de crédito ou instituição financeira.

A confusão na cabeça de muita gente acontece porque a maioria dos programas de pontos permite que os usuários transfiram os pontos acumulados no cartão de crédito para os programas de fidelidade de companhias aéreas nacionais e internacionais, transformando pontos em milhas.

Então, em primeiro lugar, se você quer ganhar milhas com seu cartão, você deve entender se seu cartão oferece este tipo de vantagem para você, qual o programa de fidelidade do cartão e com qual companhia aérea seu cartão tem parceria.

Depois, você precisa se cadastrar nos dois programas. Primeiro, no do seu cartão, depois, no da companhia aérea. Como cada programa possui suas facilidades e bonificações, assim como sua política de troca de pontos por milhas, é importante que você leia e entenda os regulamentos do programa de pontos e do programa de milhas.

Quando você cadastra seu cartão de crédito no programa de fidelidade da operadora do cartão, suas compras começam a ser transformadas em pontos. Cada cartão tem sua tabela de conversão, mas no geral, os cartões mais básicos convertem cada real ou dólar gasto em 1 ponto.

Claro que cartões premium, aqueles com anuidades mais altas e voltados a um público com alta renda, convertem mais – por exemplo, US$ 1 pode virar até 3,5 pontos dependendo do cartão.

Mas existem formas de conseguir upgrades, aproveitar promoções sazonais e bombar seus pontos, mesmo se seu cartão é mais básico. Confira também como acumular mais milhas rapidamente!

Portanto, a premissa dos programas de fidelidade do cartão de crédito é muito básica: quanto mais você gasta no seu cartão, mais pontos você acumula e estes pontos podem ser convertidos em milhas, caso seu cartão ofereça essa vantagem.

Mas lembre-se que não é por isso que você vai gastar no cartão mais do que pode, certo? O uso consciente do cartão de crédito é fundamental sempre e acumular pontos para conseguir milhas e economizar na hora da viagem, não justifica gastos excessivos no cartão.

Além das milhas, os pontos servem também para serem trocados por produtos, por exemplo, ou por cashback que pode ser creditado na sua fatura caso você faça essa solicitação. Enfim, há inúmeras possibilidades quando o assunto é programa de fidelidade de cartões, companhias aéreas, pontos, milhas. Por isso, o fundamental é você conhecer as regras específicas do seu cartão para este tipo de benefício. Só assim você conseguirá aproveitar todas as vantagens.

E, caso descubra que o cartão de crédito que você já utiliza não apresenta este benefício, já que nem todo cartão de crédito acumula milhas, o indicado é que você pesquise outras opções, até encontrar um similar, com uma anuidade que caiba no seu bolso, mas que tenha a possibilidade de você ganhar pontos e transformá-los em milhas.

Afinal, se você já usa o cartão no dia a dia, por que não ganhar pontos com ele, não é mesmo? Mais adiante, a gente explica uma forma muito prática para você fazer esta pesquisa e encontrar o melhor cartão de crédito para ganhar milhas.

Leia também | Como funcionam os pontos no cartão de crédito e como acumular

Como cadastrar cartão de crédito para ganhar milhas?

Como explicamos acima, primeiro você precisa entender se seu cartão pode participar do programa de vantagem da operadora. Entre em contato com a administradora do cartão e faça seu cadastro. Em alguns casos esse procedimento também pode ser realizado por meio dos serviços de home banking ou pelo aplicativo do cartão.

Cada programa de vantagem tem suas próprias regras, seu próprio mecanismo de funcionamento e seu próprio formulário de cadastro. Por isso, o passo a passo para se cadastrar muda dependendo do programa do seu cartão. Mas, basicamente, o formulário solicita seus dados pessoais, CPF e os dados do cartão que você irá cadastrar. Um acesso com senha será gerado e aí é só navegar no site e entender o mecanismo.

Alguns dos programas de pontos mais famosos são: Livelo (Bradesco), Iupp (Itaú), Esfera (Santander), Dotz (Banco do Brasil). Já os programas de milhas das companhias aéreas mais conhecidos são: Smiles (da Gol), TudoAzul (da Azul), LatamPass (da Latam).

Leia também | Cartões para milhas: descubra quais são os melhores

Como escolher o melhor cartão de crédito para ganhar milhas?

Encontrar o melhor cartão de crédito para acumular milhas é muito pessoal. Depende de quanto a pessoa gasta por mês no cartão, qual sua renda, quanto está disposta a pagar de anuidade, se realmente viaja o suficiente para este custo da anuidade valer a pena.

Mas de forma geral os cartões que pontuam entre 2 e 3 pontos por dólar costumam ser as melhores opções. No entanto, normalmente, eles são das categorias Mastercard Black e Visa Infinite, ou seja, voltado para um público de alta renda.

Por isso, uma estratégia para quem ainda não tem renda suficiente para ser aprovado em cartões destas categorias, é começar solicitando cartões Internacional, Gold ou Platinum e pedir upgrades com o tempo.

De qualquer maneira, identificar qual o melhor cartão para milhas no meio de tantas possibilidades não é tarefa das mais simples. É necessário dedicar um bom tempo para analisar cartão por cartão, entender quais os benefícios que ele oferece para você e considerar todos os custos envolvidos.

A boa notícia é que existe uma forma prática, rápida e 100% on-line de fazer essa busca e comparação, sem precisar preencher diversos formulários, de diversos cartões, para conseguir comparar os benefícios e as taxas de cada um antes de fazer a sua escolha. É só utilizar o Serasa eCred, serviço de crédito da Serasa na qual você encontra ofertas de empréstimo e cartão de crédito com base no seu perfil financeiro e necessidades.

Você preenche seus dados uma única vez e a plataforma pesquisa, compara e recomenda as melhores opções de cartão para você. Assim, fica muito mais prático avaliar as opções disponíveis no mercado para o seu CPF e o mais interessante é que você ainda pode contratar o cartão na hora. Veja como é fácil e rápido utilizar o eCred e escolher o melhor cartão para milhas:

1. Acesse o Serasa eCred

Acesse o site do Serasa eCred ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem um cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e você não paga nada por isso.

2. Complete o seu perfil

Ao concluir o login, você poderá atualizar o seu perfil. Não se esqueça de informar todos os dados solicitados. Isso ajudará a gente a encontrar as melhores alternativas de crédito para você.

3. Faça uma simulação

Selecione a opção “Solicitar cartão”. O Serasa eCred buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.

4. Confira e compare opções

Confira as opções de cartão de crédito recomendadas para você. Na tela, além dos nomes dos cartões, aparecerá o limite disponível, informações sobre anuidade e conveniência. Para conhecer mais sobre cada opção, basta clicar em “Detalhes da oferta”.

5. Escolha o seu cartão de crédito e finalize a contratação

Após avaliar as opções disponíveis, verificando se os cartões que apareceram para você possuem programa de acúmulo de milhas, é hora de escolher o cartão que considerar mais interessante. Clique em “Solicitar” e finalize a contratação de forma fácil e em poucos minutos.

Leia também | Serasa eCred: o que é e como usar?

Agora que você já sabe como ganhar milhas no cartão de crédito e entendeu como se cadastrar nos programas de fidelidade, aproveite para descobrir quanto vale os pontos do cartão de crédito em milhas. E continue acompanhando os conteúdos exclusivos sobre finanças e educação financeira no blog da Serasa.

serasaecred.com.br pertence e é operado pela Serasa S. A., uma sociedade anônima sob o CNPJ/MF 62.173.620/0104-95, com domicílio na Rua Dr. Léo de Carvalho, 74 – Sala 1105 – Bairro Velha – Blumenau-SC – CEP 89036-239. A Serasa S.A. não é instituição financeira. Somos um correspondente bancário das instituições: BANCO CBSS S/A – CNPJ: 27.098.060/0001-45, Banco Votorantim S.A. – CNPJ/ME: 59.588.111/0001-03, Banco Pan S.A. – CNPJ: 59.285.411/0001-13, Finamax S./A. – Crédito, financiamento e investimento – CNPJ: 00.411.939/0001-49 e possuímos uma plataforma online (“Serasa eCred”) que facilita o acesso de clientes a produtos e serviços ofertados por instituições financeiras parceiras e credenciadas na plataforma.

Os correspondentes bancários são empresas contratadas por instituições financeiras e demais instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil para a prestação de serviços de atendimento aos clientes e usuários dessas instituições. A atividade de correspondente bancário é regulada pelo Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011. Prazo de pagamento: varia de acordo com a Instituição Financeira escolhida, podendo ser entre 3 e 60 meses. Custo Efetivo Total (CET): varia de acordo com a Instituição Financeira escolhida, podendo ser entre 26,76% e 605,85% a.a. Exemplo: Empréstimo de R$5.000,00. Taxa de juros: 3,23% a.m. A pagar em 18 parcelas mensais de R$380,55. Total a pagar: R$6.849,90. IOF incluso: R$134,00. Tarifa: R$0. CET: 52,80% a.a.

O Serasa eCred tem como compromisso a transparência com nossos clientes. Antes de iniciar o preenchimento de uma proposta, serão exibidos de forma clara: a taxa de juros utilizada, tarifas aplicáveis, número de parcelas, impostos (IOF) e o custo efetivo total (CET). Nossa central de atendimento está disponível para esclarecimento de dúvidas sobre quaisquer dos valores apresentados. Serasa Consumidor informa: o Serasa eCred é uma plataforma de comparação de ofertas de crédito 100% gratuita para consumidores.

Não realizamos nenhum tipo de cobrança para apresentar a você as propostas de crédito dos nossos parceiros. Caso receba alguma cobrança, não faça nenhum depósito ou pagamento, e entre em contato com o nosso time de atendimento.