Perder documentos é sempre uma coisa complicada. Não só pelo motivo da perda, como roubo ou assalto, mas principalmente pela burocracia. Na maioria dos casos, é preciso ficar em filas, pegar senha e esperar. No entanto, para tirar a 2ª via do CPF não precisamos enfrentar esse transtorno. Todo o procedimento pode ser feito pela internet. E você consegue imprimir em casa! Não é uma maravilha?

SEU NOME PODE ESTAR NO LUGAR MAIS PERIGOSO DA INTERNET

Descubra grátis se seu e-mail vazou na Dark Web.

Antes de mais nada, é preciso saber que existem dois tipos de processos para tirar a segunda via do documento. Um para pessoas que não declaram Imposto de Renda e outro para as que declaram. Confira o passo a passo para fazer a solicitação em cada um dos casos.

Para quem não declara Imposto de Renda

Se você não declara Imposto de Renda, o procedimento é bem fácil:

  1. Acesse a página da Receita Federal;
  2. Preencha corretamente com os seus dados (número do CPF, nome completo, data de nascimento, nome da sua mãe e número do seu título de eleitor);
  3. Na tela seguinte, você irá visualizar o comprovante e então é só fazer a impressão.

Já consultou seu CPF hoje?

Para quem declara imposto de renda

Se você declara o Imposto de Renda, é possível emitir a segunda via do seu CPF pelo Portal eCAC, centro virtual de atendimento da Receita Federal. Para usar esse recurso, é preciso que você tenha o código de acesso, que é bem rápido de gerar.

  1. Acesse a página para gerar o código.
  2. Insira todos os dados necessários e os caracteres de confirmação, depois clique em “Avançar”;
  3. Informe os números dos recibos de entrega das últimas duas declarações de imposto de renda realizadas e crie uma senha. Depois, é só clicar em “Gerar Código;
  4. Quando você gerar o código, você deve acessar a página do eCAC, digitar o número do seu CPF, o código de acesso e a senha que você acabou de criar;
  5. Na tela inicial do eCAC, basta clicar em “Cadastros” e em seguida, em “Comprovante de Inscrição no CPF”.

Pronto, assim de forma rápida, comprovante do CPF será gerado e você já pode imprimir.

Dica: por que andar com o CPF por aí?

Hoje em dia, você não precisa andar com o CPF e o RG na carteira. Quem mora em São Paulo, por exemplo, pode ir até um PoupaTempo e atualizar seu documento de identidade. Assim, no mesmo documento terá o número do seu CPF também. Andar só com RG é bem mais prático.

Agora que você já sabe como tirar sua 2ª via do CPF, deixe nos comentários se gostou da ajudinha ou se tem alguma dúvida.

Consulte grátis o seu Serasa Score!

VEJA AGORA SUA PONTUAÇÃO.

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora