Em 22 de agosto é comemorado o Dia do Folclore no Brasil. Essa data nos lembra da tradição, história e cultura dos nossos antepassados. Aqui no Serasa Ensina, fizemos uma pesquisa sobre o folclore brasileiro e trouxemos os personagens mais conhecidos. Porém, de uma forma diferente – fizemos o Folclore das Finanças.

Você vai conhecer as versões financeiras dos seguintes personagens:

  • Saci-pererê;
  • Curupira;
  • Mula sem cabeça;
  • Cuca;
  • Iara.

SEGUE QUE É SUCESSO!
Dia dos Avós: dicas com quem tem experiência
5 Gastos invisíveis que acabam com o seu salário
Tipos de amigos quando o assunto é dinheiro
Lei Maria da Penha: violência doméstica e finanças

O QUE É FOLCLORE?

O folclore é um conjunto de características e elementos da cultura de um povo. Esse conjunto foi preservado através da tradição oral, ou seja, a partir da contação de histórias. Algo que foi passado de geração para geração. No Brasil, o folclore é composto por:

  • Histórias;
  • Brincadeiras;
  • Festas;
  • Lendas;
  • Trava-línguas;
  • Ditados populares;
  • Costumes;
  • Trajes e muito mais.

A origem do folclore é a cultura popular. São as tradições de determinada região. Como o Brasil é um país de dimensões continentais, temos um folclore muito rico e diverso. Além disso, as lendas possuem algumas variações que dependem de onde são contadas.

Já consultou seu CPF hoje?

Consulte agora o CPF

FOLCLORE OU FOLKLORE?

Em português, nós falamos e escrevemos “folclore”. Porém, o termo “Folklore” ganhou força na internet nos últimos dias. Isso porque ele é o título do oitavo álbum da cantora Taylor Swift. Folklore foi lançado em 24 de julho e conta com 13 músicas novas. Mas vamos ao que interessa…

QUEM É VOCÊ NO FOLCLORE DAS FINANÇAS?

SACI-PERERÊ: O EQUILIBRISTA DE ORÇAMENTO

No folclore brasileiro, a lenda do saci conta que: ele é um jovem de pele retinta. Que usa cachimbo de preto velho, com personalidade brincalhona e travessa. Também viaja através de moinhos de vento e tem apenas uma perna, mas não utiliza muletas ou algo do tipo. Fato que o torna praticamente um equilibrista. Popularmente conhecido por sua participação no Sítio do Picapau Amarelo – obra literária de Monteiro Lobato.

Quem não planeja o orçamento, ao final do mês precisa equilibrar o salário. Surgem as contas, gastos extras, imprevistos e o que mais aparecer. O indivíduo é um verdadeiro Saci-pererê, mas com menos habilidades. Afinal, não dá para fugir num moinho de vento. Precisa encarar esses gastos e torcer para não se endividar.

Aqui no Serasa Ensina, a gente sempre te orienta a acompanhar seus gastos antes de que eles aconteçam. Como isso funciona? É simples. Basta definir um limite para cada tipo de gasto. Dessa forma, fica mais difícil das coisas saírem do controle.

Confira nosso artigo sobre a Planilha Financeira e como se organizar com ela!

Você conhece a Trilha Financeira? É um curso gratuito, oferecido pela Serasa e que vai te ensinar TUDO sobre finanças pessoais. Inscreva-se gratuitamente agora!

CURUPIRA: ANDAR PARA TRÁS

curupira - menino de pele morena, cabelos vermelhos e pés virados para trás. ele anda na floresta segurando um galho de madeira. Ao fundo vemos grama, árvores e o céu azul. Personagem do folclore brasileiro.

A descrição física do Curupira tem variação conforme a região do Brasil. Ainda assim, a principal característica desse personagem são os pés virados para trás (como a foto mostra). Ao observar as pegadas do Curupira, pensamos que ele anda para trás.

Você sente que sua vida financeira está andando para trás? Trabalha, paga contas, mas não consegue ir além disso. Parece que os sonhos estão cada vez mais distantes de serem realizados? Então, você é o Curupira dessa nossa história.

Já falamos sobre planejamento na hora de definir gastos, mas essa etapa também é importante na realização de sonhos. Você precisa trazer essa ideia/sonho/objetivo para o mundo real.

  1. Quanto custa realizar isso?
  2. Agora, quanto você consegue economizar e juntar todos os meses?
  3. É possível ter uma renda extra para ajudar?

Não tem segredo. Responda a essas perguntas e siga o planejamento, assim os sonhos podem se concretizar.

MULA SEM CABEÇA E SEM JUÍZO

Na imagem vemos a mula sem cabeça, personagem do folclore, com duas patas no chão e outras duas para o alto. Substituindo sua cabeça vemos chamas de fogo. Ao fundo temos grama, cerca e o céu azul estrelado.

Essa história gira em torno de uma mulher amaldiçoada. Todas as noites ela se transforma em mula e ataca quem cruzar seu caminho. Para completar o enredo, no lugar da cabeça, a mula tem labaredas de fogo. Quase um filme de terror.

A mula sem cabeça das finanças é quem age apenas com o coração, no impulso e sem pensar no amanhã. Na vida financeira, e fora dela, tomar decisões com a cabeça quente não é a melhor opção. É preciso ser racional e pensar antes de agir (e antes de comprar).

A nossa mula sem cabeça entra em lojas e compra vários itens em “promoção”. Mesmo que eles não sejam úteis ou necessários. Também aceita todos os cartões de crédito que são oferecidos. Além disso, faz empréstimos sem calcular os juros e o valor final a ser pago. Realmente, não seja esse personagem nas finanças.

CHAMADA

TEXTO BOTÃO

A CUCA: ELA TE PEGA DAQUI E TE PEGA DE LÁ

No folclore brasileiro, a Cuca é uma espécie de bruxa com cabeça de jacaré. Ela é realmente assustadora e devora crianças desobedientes. Além disso, tem uma voz amedrontadora e dorme só a cada 7 anos. Ficou muito conhecida também na turma do Sítio do Picapau Amarelo.

Já na nossa história, a Cuca NUNCA dorme. E mais, ela devora jovens, adultos e idosos que não pagam as contas. Essa Cuca aqui pode ser chamada de juros – o verdadeiro vilão da vida adulta.

Nós sabemos que imprevistos acontecem, mas é preciso ter cuidado ao atrasar o pagamento de contas. Muitas vezes, os juros são altíssimos e você vai pagar caro por isso. Ter uma reserva financeira ajuda a evitar esse tipo de situação.

Já consultou seu CPF hoje?

Consulte agora o CPF

A IARA E O PESCADOR

A lenda da Iara conta sobre uma bela sereia de pele morena e cabelos escuros. Vive em rios espalhados pelo Amazonas e encanta os pescadores com sua voz. Então, ela os atrai até as águas profundas e eles morrem afogados. Uma história trágica.

No folclore das finanças, a sereia encantadora são os golpes da internet. Eles nos encantam com propostas de emprego, ofertas extraordinárias, brindes e prêmios. Porém, querem apenas nossos dados e oportunidades de nos fraudar. Fique alerta! Não caia no canto da sereia.

Para saber mais sobre os golpes da internet, acesse nosso conteúdo.

Proteja seu nome agora

No folclore da vida financeira, as lendas são ainda mais reais!

É importante lembrar que respeitamos muito a tradição e história por trás de cada personagem do folclore. Essa foi apenas uma maneira divertida para te alertar sobre assuntos importantes da vida financeira.

Gostou? Compartilhe com seus amigos e família. Acompanhe também nosso canal no YouTube e o podcast Serasa Ensina.

Consulte grátis o seu Serasa Score!

VEJA AGORA SUA PONTUAÇÃO.

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora