Estou desempregada: o que fazer para ganhar dinheiro?

Confira 5 opções para se inspirar e garantir uma nova fonte de renda.

Conceito de resignação. Empresária embalando pertences de empresa pessoal quando ela decidiu a troca de emprego ou demitiu-se da empresa.

Publicado em: 30 de junho de 2023

Autora: Sâmia Frantz


O desemprego sempre foi um problema no Brasil. Ao fim de 2022, o país chegou a registrar a menor taxa de desemprego em oito anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda assim os números assustam: 10 milhões de pessoas estavam nessa estatística. Este artigo traz ideias de renda extra para pessoas que estão desempregadas e buscam o que fazer para ganhar dinheiro. 

A boa notícia é que existem novos modelos de trabalho e ideias de negócios que podem ser desenvolvidos em casa, com poucos recursos. Confira!

Leia também | Desemprego no Brasil atinge 9 milhões de pessoas

Leia também | Renda extra 2023: conheça ideias promissoras de negócio

Estou desempregada: o que fazer para ganhar dinheiro?

Há muitas oportunidades fora do mercado tradicional de trabalho. A própria internet pode ser aliada nesses períodos de transição entre um emprego e outro. E o melhor: muitas vezes trabalhando dentro da sua própria casa.

O caminho é ter criatividade. Então, comece olhando em volta. O que está faltando? Há lanchonetes e padarias? Lojas de artigos de primeiras necessidades e produtos para casa? Quanto é preciso andar para chegar a um minimercado? Avaliar essas questões básicas pode ser uma pista de onde começar. Talvez haja um nicho de mercado aí.

Outra opção caso não haja como investir é observar suas próprias competências e habilidades. Entender isso pode indicar caminhos para a oferta de serviços autônomos. Até aquilo que se gosta de fazer nas horas livres pode virar renda permanente.

Confira algumas alternativas.

  1. Para quem gosta de cozinhar

    Quem gosta de cozinhar pode investir na produção de marmitas e comidas congeladas. Esse mercado vem crescendo bastante no país – especialmente depois da pandemia de covid-19, quando muita gente passou a buscar mais praticidade no dia a dia. Há até quem prefira comprar pacotes para o mês inteiro, por exemplo.

    O mesmo acontece no mundo dos doces. É possível investir na venda de bolos, brigadeiros e brownies, que são baratos e simples de fazer. Comece fazendo propaganda na vizinhança e crie um perfil nas redes sociais para divulgar o trabalho. Capriche nas fotos e peça a opinião dos clientes. Tudo isso ajuda a chamar a atenção para o produto e ampliar a clientela.


  2. Para quem gosta de trabalhos manuais

    Tricô, crochê, pintura, bijuterias, biscuit, amigurumi, caixas decoradas, velas decorativas. O mundo do artesanato é infinito. Então, quem gosta de trabalhos manuais, e de criar e inventar coisas diferentes, o artesanato pode ser uma saída na hora do aperto.

    Para divulgar o trabalho, procure manter um perfil nas redes sociais, com boas fotos. Isso é essencial para conquistar clientela – inclusive de outros países. Quanto mais você publicar, mais o perfil terá alcance. Quanto mais gente conhecer o trabalho, mais chances de boas vendas terá. É um círculo vicioso.

    Dica: além das fotos dos produtos finalizados e entregues, procure mostrar também a rotina da produção. Faça pequenos vídeos mostrando o processo, por exemplo, ou os detalhes da criação de um novo produto. Muita gente gosta de entender o que está comprando e há quem até priorize ajudar um pequeno empreendedor em vez de um grande varejista. Então, tire proveito disso.

    Leia também | Confira 5 ideias de empreendedorismo para ter seu negócio próprio

     

  3. Para quem gosta de maquiagem

    A população brasileira é vaidosa. Com crise ou sem crise, os serviços de beleza sempre movimentaram muito dinheiro por aqui. Então, saber maquiar e entender bem o processo pode trazer renda em períodos de desemprego. Atender em domicílio é um ótimo diferencial.

    Como em todos os outros casos, é imprescindível também criar um perfil nas redes sociais para divulgar o trabalho. Se não tiver fotos suficientes, peça para amigas e familiares servirem de modelo para os primeiros trabalhos.


  4. Para quem tem muita roupa em casa e quer desapegar

    A venda de roupas usadas está em alta no Brasil e tem muita gente ganhando dinheiro com isso. É possível criar um brechó ou, então, vender peças para o brechó de outras pessoas (ou ainda em sites propícios para isso, como o Enjoei e o Repassa). Converse com quem já fez para saber como funciona: normalmente dá certo! 

    Essa opção de negócio pode até mesmo ser feita em paralelo a quaisquer outras atividades. Também é uma boa oportunidade para organizar a casa e abrir espaço no armário.

     

  5. Quem gosta de animais

    O Brasil tem o terceiro maior mercado pet do mundo, e esse é um cenário muito favorável para quem está precisando de renda extra e gosta de lidar com bichinhos. Já pensou, por exemplo, em se oferecer para ficar com eles ou alimentá-los enquanto os donos viajam?

    Ou então para passear com cães, suprindo a necessidade de quem não tem tempo para levar os pets para brincar na rua e pegar um ar? Existem até plataformas e aplicativos para cadastro de pessoas que fazem esse trabalho, facilitando a busca por clientes.

Serasa Limpa Nome: a melhor plataforma de renegociação de dívidas

Independentemente do caminho a escolher, o importante é organizar a rotina e se dedicar à nova função. Se o caminho passa pela renegociação de dívidas, a Serasa pode ajudar nesse processo.

Pelo Serasa Limpa Nome, você pode ter até 90% para negociar dívidas. O processo leva só três minutos, sem precisar sair de casa. É possível negociar pelo site, aplicativo (iOS e Android) ou WhatsApp (11) 99575-2096.

Confira o passo a passo para negociar pelo site ou app:

  1. Confira suas dívidas negativadas e contas em atraso

    O primeiro passo é criar seu cadastro gratuitamente no Serasa Limpa Nome. Ao informar seus dados, um login de acesso será gerado para você consultar seu CPF e verificar dívidas ou contas em atraso.

  2. Selecione os acordos disponíveis

    As empresas com as quais você mantém ou manteve relacionamento podem disponibilizar ofertas de acordo na plataforma, que você pode consultar já na tela inicial. Para aceitar a oferta, basta clicar nela e confirmar. Um boleto será gerado para pagamento.

  3. Pague o boleto

    Após pagar o boleto, logo você receberá a confirmação por e-mail e no ambiente da plataforma. Todo esse procedimento é realizado de forma 100% segura e com o consentimento das empresas parceiras.