O termo parece algo de outro mundo de tão estranho, certo? Mas o Serasa Ensina está aqui para descomplicar a sua vida financeira, então vamos lá! Sabe quando você financia um veículo e ele mesmo é dado como garantia para o banco ou financeira? Pois é, enquanto você não termina de pagar o empréstimo, ele é um carro alienado.

Isso significa que o banco pode retomar o bem caso você deixe de pagar as parcelas combinadas.

Mas tenho certeza de que você não chegou até aqui só por essa explicação. Vamos explicar um pouco mais o significado de alienação e saber se é vantagem comprar um veículo alienado. E ainda se é possível vender um carro ou moto alienada.

Consulte grátis seu CPF

O QUE SIGNIFICA CARRO ALIENADO?

Conforme a explicação acima, um carro alienado é aquele que foi dado como garantia do empréstimo ou financiamento. Se você quer saber como funciona um empréstimo com garantia de veículo, temos um conteúdo que explica em detalhes.

O QUE É ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA?

Outro termo estranho que costuma aparecer em casos assim, é a alienação fiduciária de veículo. Isso significa que o bem – no caso o veículo – tem a propriedade transferida para dar confiança.

Na prática, a alienação de veículo quer dizer que a propriedade dele é do banco até você quitar o empréstimo. Assim, o banco ou financeira passa a ter mais confiança no pagamento e, com isso, diminui os juros.

O QUE É MOTO ALIENADA?

Da mesma forma que o carro, você também pode dar uma moto como garantia. Assim, uma moto alienada é aquela que serve como segurança de que você vai pagar o empréstimo no prazo.

SEGUE QUE É SUCESSO!
Como consultar o Score na Serasa
Consultar seu CPF na Serasa online e grátis!
Como consultar o CPF pelo nome?
O que é a Consulta que fazem na Serasa?
Como limpar o nome em 4 passos simples

COMO SEI QUE UM CARRO ESTÁ ALIENADO?

Para saber se um carro está alienado ou não, vai precisar da placa do veículo e do número do Renavam.

O Renavam é o Registro Nacional de Veículos Automotores e pode ser encontrado no documento do carro ou da moto.

Com esses dois dados, você vai seguir o passo a passo baixo. Vamos usar o exemplo de São Paulo, mas dos outros estados é bem parecido:

  1. Acessar o site do Detran do seu estado;
  2. Clicar em “Veículos”;
  3. Clicar em “Veículo financiado ou quitado”;

Para fazer a pesquisa, você precisará fazer um cadastro ou informar seu CPF e responder algumas questões.

Negocie suas dívidas agora

POSSO VENDER CARRO FINANCIADO?

Sim, é possível vender ou comprar carro alienado, financiado. Em geral, quando o consumidor fica inadimplente, ele prefere repassar o carro para outra pessoa. E assim, quitar a dívida ou, pelo menos, reduzir o valor devido para a financeira.

Mas é preciso ficar atento a algumas regras para a venda de veículo alienado:

  • A dívida precisa ser quitada antes de repassar o carro para alguém;
  • Se o objetivo for transferir a dívida, comprador e vendedor deverão ir ao banco que financiou o carro. Lá, o gerente vai analisar o crédito do novo proprietário para aprovar ou não o negócio.

Como a dívida é quitada antes, ocorre a antecipação das parcelas. Isso quer dizer que o valor a ser pago será menor, porque tem menos juros. Fique de olho nisso e cobre o seu desconto.

Compare empréstimos e cartões de crédito sem impactar sua pontuação

É VANTAGEM COMPRAR CARRO ALIENADO?

Os consumidores precisam ter muita atenção ao fazer esse tipo de negócio. Para ter mais segurança sobre o negócio, você pode consultar o nome do comprador ou vendedor do carro. Assim, você tem mais informações sobre a saúde financeira da pessoa com quem está negociando.

Outra dica é não confiar em contratos de gaveta, porque eles não têm validade. Ou seja, se o comprador deixar de pagar o financiamento, a cobrança vai ser feita no seu nome.

A vantagem de comprar carros alienados é que eles, geralmente, são mais baratos do que outros veículos.

QUAIS SÃO OS RISCOS DE SE COMPRAR UM CARRO ALIENADO?

Só porque o carro é alienado não significa que é um risco para quem compra nem para quem vende. Mas você precisa ficar atento para que seja feito um contrato com a financeira ou o banco.

Também é indispensável saber o tamanho real da dívida. Com essa informação, você deverá analisar a sua situação financeira. Tem certeza de que vai conseguir pagar as parcelas?

Não se esqueça de passar o veículo para o nome do novo comprador. Isso é importante para evitar que o seu nome fique negativado por causa do negócio.

Monitore seu CPF e se proteja contra fraudes

Isso também vale para as eventuais multas. O comprador tem que tomar muito cuidado para não receber as multas de “presente”.

Para não ter essa dor de cabeça, você pode consultar antes da compra se o carro tem alguma multa. É só fazer a pesquisa no site do Detran do seu Estado. Confira também se o veículo não tem IPVA atrasado e se o licenciamento está em dia.

Agora que você sabe o que é um carro alienado, que tal checar se vale a pena ter um veículo próprio? Acesse já e veja quanto custa o seu carro. Para mais dicas financeiras, se inscreva no nosso canal no YouTube e escute os episódios do nosso podcast.

Consulte grátis o seu Serasa Score!

VEJA AGORA SUA PONTUAÇÃO.

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora