Que dinheiro não dá em árvore todo mundo sabe. Mas fazer o dinheiro se multiplicar é algo que todo mundo quer e, com planejamento e disciplina, é possível fazer seu dinheiro render. Uma das formas para isso acontecer é fazer investimentos. E a renda passiva é das formas de obter renda periodicamente, mas que não é diretamente ligada ao seu trabalho ou emprego.

O que é renda passiva?

Basicamente, renda passiva é quando você consegue aumentar sua receita, ou seja, o montante de dinheiro que você tem sem necessariamente precisar trabalhar mais para isso.

Quando as pessoas dizem que se ganhassem na loteria, guardariam o dinheiro na poupança e viveriam de juros, é uma boa forma para exemplificar a renda passiva. Mas se contar com a sorte não está nos seus planos, existem outras maneiras de obter renda passiva.

Esse tipo de rendimento também é associado à independência financeira, uma vez que ao obter uma fonte de renda passiva, você não precisa mais trabalhar para ganhar dinheiro, mas seu dinheiro é quem trabalha para você.

Quais são os tipos de renda passiva?

Como falamos, deixar o dinheiro guardado na poupança pode ser uma forma de obter renda passiva, mas sabemos também que não é a forma mais rentável. Mesmo quando não estão ligadas a investimentos financeiros, a renda passiva necessariamente é aquela em que você tem rendimento sem precisar trabalhar.

Existem dois tipos de renda passiva mais comuns:

Renda passiva com capital: é o caso de rendimentos de investimentos, ou seja, você aplica um valor em dinheiro e recebe uma renda passiva, que o rendimento do montante investido.

Renda passiva sem capital: nesse caso, a renda é obtida por outros meios, como direitos de imagem, direitos autorais ou pensões.

Renda passiva x Renda extra

Agora que você conhece bem o que é renda passiva, saberia dizer se renda passiva e renda extra são a mesma coisa? Bom, a resposta é não. Como o próprio nome diz, renda extra é aquela que está além do seu orçamento. Para conseguir uma renda extra, é necessário realizar uma atividade, como venda de produtos, freelance, dar aulas particulares e muitas outras.

Além disso, a renda extra nem sempre acontece ou pode variar de um período para outro. No caso da renda passiva não é necessário dedicar tempo ou trabalho para obtê-la, como é o caso de uma pensão ou aluguel.

Renda ativa x Renda passiva

Renda ativa é aquela obtida por meio de alguma atividade, como seu trabalho, benefícios, comissões. Ou seja, ela sempre está ligada a uma ação ou trabalho realizado e é, portanto, o contrário de renda passiva.

Como a renda ativa está diretamente ligada à realização de uma atividade, se você deixa de fazer, por exemplo se sai do emprego, também deixa de receber a renda ativa relativa a ao seu trabalho.

Consulte grátis o seu Serasa Score!

VEJA AGORA SUA PONTUAÇÃO.

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora