Quando faz um empréstimo, ou financiamento, você se sente como se estivesse amarrado ao banco? Saiba que não é bem assim, existe a portabilidade de crédito que permite transferir seu crédito já solicitado para outra instituição financeira.

Quer matar a curiosidade para saber como funciona essa operação de crédito, continue lendo.

O que é portabilidade de crédito?

Essa opção serve para ajudar quem quer trocar uma dívida cara por uma mais barata. Um exemplo é quando as taxas de juros do seu banco estão maiores do que a concorrência. Com a portabilidade de crédito, é possível transferir a dívida para outro banco. E dessa forma, você consegue diminuir os juros.

Poucas pessoas sabem que podem solicitar a portabilidade a qualquer momento. Entre os motivos para a mudança estão: qualidade no atendimento ou taxas de juros mais atrativas. Essa operação foi criada para gerar mais competitividade entre as instituições financeiras e melhorar as propostas para os consumidores.

Como funciona a portabilidade de crédito?

Para ficar mais fácil de entender, vamos pensar por partes. Quando for decidir se vai transferir o crédito, é preciso ter atenção a alguns passos. Dessa forma, você conseguirá tomar a melhor decisão.

1. Comparar taxas de juros

Você precisa simular em diversas empresas o mesmo valor de empréstimo e comparar as taxas de juros e CET (Custo Efetivo Total);

2. Escolha o melhor banco

Depois de comparar, você terá a melhor opção para você. Aí é só começar os processos para transferir sua dívida;

4. Entre em contato com seu banco

Você precisa solicitar algumas informações sobre sua dívida para quitá-la.

  • Número do contrato;
  • Saldo devedor atualizado;
  • Demonstrativo da evolução do saldo devedor;
  • Sistema de pagamento;
  • Modalidade de crédito;
  • Taxa de juros anual (nominal e efetiva);
  • Valor de cada prestação, especificando o valor do principal e dos encargos;
  • Prazo total e remanescente;
  • Data do último vencimento da operação.

A empresa tem obrigação de fornecer essas informações. É um direito seu!

4. Converse com a nova empresa

Seu banco tem obrigação de permitir que você faça a portabilidade. No entanto, a nova credora não tem compromisso de aceitar a sua transferência. Para o banco é interessante ter um novo cliente, mas ele tem opção de escolher se é vantajoso.

Tudo decidido e aprovado pelo novo banco, é iniciado a portabilidade.

Tem custo a portabilidade de crédito?

Não dá para prever se a nova instituição irá cobrar alguma taxa. Pode variar de empresa para empresa. Portanto, antes de assumir qualquer responsabilidade se certifique disso.

Qualquer outra dúvida, entre em contato com o seu banco e a instituição que deseja transferir sua dívida. Agora você já sabe que é possível pedir a portabilidade de crédito. Lembre-se sempre de avaliar a sua capacidade de pagamento antes de entrar em uma dívida. O ideal é não comprometer mais do que 30% do seu salário com pagamento de parcelas.

As melhores ofertas de crédito pessoal!

COMPARE GRÁTIS

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora