Pedir um empréstimo pode ser uma mão na roda quando você tem uma emergência e precisa de um dinheiro rápido. Mas você sabe se a parcela do empréstimo cabe no seu orçamento? Como é possível ter certeza de que o dinheiro não vai virar um problema e pesar no seu bolso depois?

Antes de sair correndo para pedir um empréstimo ou financiamento, respire fundo e responda para você mesmo: por que precisa desse dinheiro?

É importante não confundir uma real necessidade com um desejo ou uma vontade. Pense bem se vale a pena entrar em uma dívida por causa desse motivo que você pensou?

Pensou bem? Então tá… para saber se as parcelas cabem no seu orçamento fique atento a essas dicas:

Dica 1: Faça lista de todos os seus gastos.

Não vale pegar só as contas de água, luz, gás e telefone. Inclua tudo. Até a passagem de ônibus, o café na padaria e o presente de aniversário para a amiga. Tudo mesmo!

Se os seus gastos estão iguais ou até maiores do que o tanto que você ganha por mês, a parcela não vai caber no seu orçamento. Você tem que cortar gastos antes de pedir o empréstimo.

Se estiver sobrando, e você realmente precisa do crédito, a dica é:

Dica 2: Evite comprometer mais de 1/3 da sua renda com as parcelas do empréstimo.

Ou seja, mesmo que seus gastos sejam menores do que o que você ganha. Quando for pedir um empréstimo, fique atento para que a parcela não seja maior do que ⅓ do que você ganha por mês. Ou seja, se você ganha 900 reais líquido, a parcela não deve ser maior do que 300 reais.

Dica 3: pesquise atentamente as opções disponíveis no mercado.

Compare o Custo Efetivo Total (CET) de cada banco ou financeira. Leve em conta não só os juros, mas valores de tarifas, encargos e outras despesas.

Simule e compare empréstimos

Dicas extras para não errar na contratação do empréstimo:

  • Leia atentamente o contrato antes de assinar. Se tiver qualquer dúvida, pergunte para o banco ou financeira. E não assine se ainda não estiver entendendo como será o processo.
  • Nunca assine qualquer ficha ou papel em branco e nem aceite acordos verbais. Tenha tudo por escrito e de forma bem clara.

E depois que você tiver assinado o contrato e recebido o dinheiro, lembre-se de que se você pagar as parcelas de forma antecipada, você tem direito a um desconto proporcional da taxa juros que foi contratada.

Gostou das dicas? Você pode fazer uma simulação de crédito clicando AQUI.

As melhores ofertas de crédito pessoal!

COMPARE GRÁTIS

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora