Recuperadora de crédito: o que é e como funciona?

Entenda o que é uma recuperadora de crédito e confira as vantagens de negociar as díivdas com essas empresas.

Já teve alguma dívida cobrada por uma recuperadora de crédito, mas não sabe como funciona e nem de onde ela veio? Se a resposta for sim, esse artigo vai te ensinar o que precisa saber. Mas se você nunca ouviu falar em recuperadora de crédito, é importante ter no seu radar as oportunidades que essas empresas podem te oferecer.

Não é novidade para ninguém que milhões de brasileiros estão com as contas no vermelho. A crise econômica aliada com a falta de planejamento financeiro da população traz essa e outras consequências negativas.

Com esse cenário, as empresas temem cada vez mais terem um número crescente de clientes inadimplentes. As cobranças de dívidas antigas, atrasadas ou negativadas, geram custos. Em certo ponto elas desistem de recuperar esse dinheiro da forma tradicional. Algumas decidem então se desfazer desses custos e colocam as dívidas para vender. E existe um mercado inteiro dedicado só para isso: é o mundo das recuperadoras de crédito.

As recuperadoras compram essas dívidas antigas e passam a ser responsáveis por elas oficialmente. A partir daí, sua dívida muda de empresa. Como a recuperadora é a nova dona desses débitos, ela decide sobre as condições de pagamento e realiza a cobrança. É por isso que muitas pessoas não reconhecem o nome da empresa credora de dívidas antigas. É muito provável que a dívida tenha trocado de dono.

Leia também | Securitização: tudo o que você precisa saber

O que é uma recuperadora de crédito?

São empresas especializadas em recuperar a credibilidade e acesso ao crédito dos consumidores. Para fazer isso, as recuperadoras de crédito facilitam o caminho para quitação de dívidas que foram contraídas em outras empresas. Após comprar as dívidas, as recuperadoras são responsáveis por elas. Então elas passam a fazer a cobrança, mas com condições especiais de pagamento que facilitem a renegociação das mesma.

Recuperadora de crédito: o que é e como funciona?

Por que é importante saber sobre recuperação de crédito?

No processo de recuperação de crédito, é necessário pagar uma ou mais dívidas que podem atrapalhar sua credibilidade como bom pagador. Quando uma dívida atrelada ao seu nome é comprada por uma recuperadora, é uma oportunidade para pagar sua pendência em condições especiais. Logo após negociar o pagamento, seu nome fica limpo, e você pode voltar ao mercado de crédito.

A Serasa trabalha com as melhores recuperadoras de crédito do país no Serasa Limpa Nome. Além de ofertarem condições especiais durante todo o ano, esses parceiros também estão presentes nos grandes feirões de negociação de dívidas. Isso aumenta ainda mais a possibilidade de conseguir quitar seus débitos com um super desconto. É o caso da Itapeva, presente na edição de novembro do Feirão Limpa Nome.

Leia também | Entenda o reescalonamento de dívidas

Recuperadora de crédito: Dívidas prescritas e dívidas negativadas

Na carteira de dívidas das recuperadoras, podem existir tanto as dívidas negativadas como também aquelas famosas dívidas “caducas” com mais de 5 anos. Essas últimas são as dívidas prescritas. Apesar de não serem passíveis de negativação, elas continuam existindo e podem ser cobradas. Com a Itapeva, é possível negociar os dois tipos de dívidas com condições especiais.

Como funciona a recuperação de crédito com a Itapeva

A Itapeva é uma das principais empresas de gestão e recuperação de crédito do Brasil. Há mais de 10 anos no mercado, a empresa preza pela transparência na relação com o cliente. O objetivo é negociar com facilidade e credibilidade, sem qualquer tipo de taxa ou juros ocultos.

Em parceria com o Feirão Serasa Limpa Nome, a Itapeva traz acordos com até 95% de descontos para ajudar a recuperar a vida financeira de milhares de brasileiros.

No evento são ofertados acordos de contratos que passaram por uma cessão de créditos, com origens em várias instituições financeiras de grande importância no país. Entre elas: Bradesco, Caixa Econômica Federal, Santander, Pernambucanas, Marisa, Losango, Sorocred, BV Financeira, Banco Semear, Ibmec, Banco Mercantil do Brasil, Banco Panamericano, Mercedez-Benz, Nextel, Luiza Cred, Pão de Açucar e Ponto Frio.

Como saber se minha dívida está com uma recuperadora de crédito?

É comum que as pessoas fiquem confusas com dívidas de recuperadoras de crédito. Isso acontece porque quando você possui dívida com uma empresa, imagina que essa mesma empresa irá realizar a cobrança. Como as recuperadoras assumem dívidas de outras empresas, é normal estranhar quando alguma delas surge cobrando dívidas vindas de outra empresa.

Para conferir se possui alguma dívida com recuperadoras de crédito, basta acessar o site do Serasa Limpa Nome e consultar seu CPF.

Vantagens de negociar com a Itapeva

Como as recuperadoras são especialistas em facilitar condições de pagamento, negociar com elas é uma excelente oportunidade. Para garantir o pagamento, a Itapeva oferece condições exclusivas. Confira:


  • Escolha o melhor dia de pagamento
  • Ganhe desconto de até 95% para quitar as dívidas
  • Negociação 100 % online, sem fila e burocracia
  • As chances de fechar acordo são muito maiores que em negociações normais
  • É o primeiro passo para recuperar sua saúde financeira
  • Você fica mais perto de voltar a ter crédito


Como negociar minhas dívidas Itapeva?

É possível negociar suas dívidas com qualquer parceiro do Serasa Limpa Nome de forma rápida e sem complicações. A Itapeva é uma das maiores recuperadoras de crédito do país e faz parte desse hall de parceiros. Seguindo as dicas seguintes, você estará com seu boleto em mãos para deixar seu débito para trás em poucos passos. Confira:

  • Acesse o Serasa Limpa Nome para verificar se você tem dívidas Itapeva. Você também pode conferir o passo a passo da negociação na página exclusiva da Itapeva
  • Confira as melhores opções de pagamento para o seu bolso
  • Escolha a quantidade de parcelas e o melhor dia de pagamento
  • Confira as informações do acordo
  • Imprima o boleto
  • Pague onde for mais fácil para você (agência, lotérica, caixa eletrônico, internet banking ou aplicativo do seu banco

Após esses passos é só aguardar mais cinco dias úteis e pronto! A Itapeva vai dar a famosa baixa na sua dívida. Se esse for seu único débito, seu nome volta a ficar limpo.

Agora que você aprendeu como funciona uma recuperadora de crédito e como negociar com a Itapeva, compartilhe o conteúdo com os amigos. Assim mais pessoas terão oportunidade de negociar as dívidas com um baita desconto!