Navegação do blog
  1. Limpa Nome Online
  2. Blog
  3. 11 Dicas Para Gastar Menos E Poupar Mais

11 dicas para gastar menos e poupar mais

Descubra como gastar menos com dicas práticas e simples para ficar com as finanças em dia.

Atualizado em: 14 de março de 2024

Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Guardando dinheiro no porquinho e vendo as melhores dicas para começar a gastar menos

Aprender a gastar menos parece desafiador, pois a história se repete a cada mês: contas a pagar, cartão vencendo, boletos chegando. Muitas vezes saber que sobrará pouco ou nada para passar o mês traz angústia, mas é possível reorganizar a poupança para conseguir poupar no longo prazo.

Confira 11 dicas neste artigo.

Assista | Canais oficiais da Serasa para negociação de dívidas

11 dicas para gastar menos dinheiro

Quem não tem o hábito de fazer contas ou guardar os gastos mensais na cabeça ter maior chance de "estourar" o orçamento.

Por isso, é importante em primeiro lugar desenvolver a consciência de necessidade de cuidar bem do orçamento, controlando gastos e, se possível, aumentando as receitas.

As dicas aqui são simples, mas, se aplicadas de forma constante, podem fazer grande diferença em sua vida financeira.

  1. Defina prioridades

    Quando pensamos em sonhos, normalmente há uma lista enorme em nossa mente. Um erro frequente, porém, é tentar conquistar tudo de uma vez. Então, como se planejar para tudo isso e gastar menos dinheiro no dia a dia?

    A resposta é: tendo prioridades claras. Isso evita a frustração de não conseguir conquistar todas as metas e traz uma sensação de melhora financeira gradual, porém sustentável.

    Vamos supor que na lista estejam os sonhos de viajar, comprar um celular, comprar uma casa e ter uma aposentadoria tranquila.

    O primeiro passo é transformar o sonho em metas! Para cada um dos itens responda:

    • Como, especificamente, quero que isso aconteça? Em vez de apenas “viajar”, por exemplo, uma meta seria: quero viajar para Roma e conhecer 5 pontos turísticos da cidade com a família.

    • Quanto isso vai me custar?

    • Até quando isso deve acontecer?

    • Por que isso é importante para mim?

    Quanto mais específica a meta, mais fácil incluí-la no planejamento.

    Um dos pontos principais é escolher sonhos atingíveis nesse momento da vida.

    • Para quando quer cada sonho?

    • É possível adiá-lo sem comprometer a qualidade de vida?

    • Quais dos sonhos é prioridade?

    • Como posso fazer para isso ficar mais barato?


  2. Salve o dinheiro automaticamente

    Uma das melhores formas de economizar (e fortalecer a reserva de emergência) é por meio da função que guarda certa quantia automaticamente.

    Essa opção ajuda a evitar gastos desnecessários e ainda facilita na hora de poupar para futuras metas ou até investimentos.


  3. De preferência ao pagamento à vista

    Pagar tudo à vista ajuda muito a evitar dívidas. Essa forma de pagamento é a mais indicada para quem deseja ter mais controle sobre as compras.

    Afinal, quando se vê o saldo chegando ao fim, fica mais fácil organizar os gastos do mês, criando uma "trava" para novas despesas.


  4. Monitore o orçamento mensal

    Ter uma planilha ou mesmo anotações de entradas (receitas) e saídas (despesas) ajuda a analisar exatamente para onde o dinheiro está indo, seja em gastos fundamentais ou não.

    Essa também é uma forma de analisar se o padrão de vida é compatível com a renda mensal.


  5. Dê adeus a gastos desnecessários

    Streaming, assinaturas, aplicativo de comida são exemplos de gastos que isoladamente parecem pequenos, mas dependendo dos hábitos de consumo podem representar grande parte das despesas mensais.

    Aquele café consumido todo dia pode virar uma despesa de três dígitos no fim do mês.

    É importante também evitar desperdício, como itens de supermercado que costumam sobrar ou roupas esquecidas no armário e que poderiam ser vendidas para aumentar as receitas.


  6. Renegocie dívidas existentes

    Realizar ações para economizar dinheiro sem antes ter a intenção clara de quitar as dívidas pode atrapalhar a reorganização financeira. É possível contar com ajuda do Serasa Limpa Nome para resolver a situação de forma simples e rápida.


  7. Tenha metas claras

    Após estabelecer as prioridades, é importante representar as metas de forma objetiva e clara. Ter as metas sempre próximas ajuda a frear os gastos para ancançá-las mais rapidamente.


  8. Pague os boletos antecipadamente

    Quando for possível, adiantar o pagamento de algumas contas pode trazer ótimos descontos. Essa economia pode representar um dinheiro a mais no final do ano.

    Caso venha uma renda inesperada, usar parte dela para adiantar pagamentos vai trazer tranquilidade para guardar dinheiro mais à frente.


  9. Fuja das compras por impulso

    Fazer compras quando se está muito triste ou feliz pode ser prejudicial às finanças. As emoções podem influenciar o comportamento de consumo e levar a gastos desnecessários ou que ultrapassem o orçamento.


  10. Cuidado com parcelamentos

    Parcela em duas, três, dez, doze vezes… o seu parcelamento pode parecer uma grande vantagem na hora de pagar por um produto ou serviço. Mas, a longo prazo, pode virar uma grande bola de neve de dívidas.


  11. Mantenha um estilo de vida adequado à renda mensal

    Gastar menos do que se ganha é essencial para que as finanças fiquem sempre em ordem. A vida financeira das pessoas deve ser resultado de escolhas pensadas e organização do orçamento.

    Seguindo essas dicas, é possível economizar grandes valores no fim do mês para fazer investimentos ou juntar o montante necessário para realizar sonhos e metas de vida.

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados