Entrar

Aprenda como vender pela internet e garantir uma renda extra

Não sabe como vender pela internet? Neste artigo, você entenderá exatamente por onde começar, o que vender e para quem.

colunista Veridiana Lopes
Publicado em: 31 de março de 2022.

Como vender pela internet? É o que muita gente se pergunta, com a ascensão do digital e a facilidade para criar o próprio negócio.

Essa pode ser uma opção lucrativa de renda extra, se você souber como colocar em prática da maneira certa. Vender pela internet nada mais é do que utilizar o digital como uma vitrine! Com ela, você consegue encontrar clientes para os seus produtos ou serviços.

Como vender pela internet? Por onde começar?

Para começar a entender como vender pela internet, o primeiro passo é sempre escolher o tipo de produto que deseja vender. Depois disso, defina o nicho — ou seja, para quem vai vender.

Assim, é muito mais fácil garantir que você comece do modo certo. O mercado de produtos online é totalmente variado, permitindo que você ofereça diversos tipos de produtos.

Para ajudar, separei 5 passos para começar a vender pela internet:

1. Escolha seu público

É fundamental definir quem será o público-alvo das suas vendas no digital. Isso porque, sem saber para quem se quer vender, é impossível oferecer bons produtos e serviços.

Ao escolher o público certo, você será capaz de criar estratégias muito mais efetivas para garantir que o que você vende atende às necessidades dos seus potenciais consumidores.

Por isso, não deixe de pesquisar e entender o perfil do seu público-alvo. Lembra que eu disse que o público define tudo? Isso está relacionado a canais de vendas, produtos, abordagem, estratégias de anúncios e muito mais.

2. Analise a concorrência

Ótimo! Agora que temos o público, faça a seguinte pesquisa: quais são os meus concorrentes? Quem já vende para eles? Como isso é feito?

Com essa análise, você garante duas coisas: a certeza de que há demanda para o que você quer vender e inspiração para começar a sua própria oferta.

Hoje em dia, é raro não encontrar informações sobre isso. Caso isso aconteça, você tem a oportunidade de ser o primeiro!

3. Escolha o produto

Lembra do que eu disse sobre escolher bons produtos para vender? Então, nada de sair por aí escolhendo às cegas ou copiando o concorrente. Procure sempre preencher uma necessidade do mercado com seus produtos. Assim, fica muito mais fácil garantir as vendas mensais.

Por isso, não deixe de apostar em produtos que entreguem uma transformação real na vida do seu potencial cliente.

Um cliente satisfeito com o que recebeu é o seu melhor marketing para atrair cada vez mais pessoas e fazer novas vendas. É importante ser estratégico e levar as necessidades do seu público em consideração ao escolher o que vai vender.

Você quer criar um curso próprio? Quer vender o curso de outra pessoa? Quer criar uma loja de produtos? Ou ser parceiro de uma grande loja – como Amazon ou Magazine Luiza?

4. Defina os seus pontos de venda

Se no mundo “offline” nós temos lojas, no mundo “online” temos canais de venda já que o caminho é 100% alinhado com o tráfego de dados na internet.

Assim, o próximo passo é definir quais serão os canais de vendas para se comunicar com sua audiência.

Se está começando agora, escolha apenas um e foque nele para crescer mais rápido! Monte uma boa estratégia para garantir que você consiga fazer vendas de forma recorrente, seja por redes sociais, sites, lojas virtuais ou marketplaces.

5. Coloque sua oferta no ar

Agora que você já deu os primeiros passos, chegou a hora do momento mais esperado: colocar o seu produto no ar e começar a vender de verdade!

Lembrando que colocar no ar não garante uma venda. Por isso falei tanto nos passos anteriores sobre ter uma estratégia definida. Como será essa venda? Como atrair pessoas para comprar de você?

Vantagens de saber como vender na internet

Veja a seguir as vantagens de realizar suas vendas online:

Trabalhar de casa

Como trabalhar pela internet não requer deslocamento, não será mais necessário enfrentar a rotina intensa de trânsito ou transporte público. Você vai ganhar dinheiro trabalhando em casa e já pode riscar esse estresse da sua lista.

Faturar alto

A maior vantagem de vender pela internet é a possibilidade de escala!

Caso não saiba o que significa “escala”, vou explicar com um exemplo simples:

Vamos supor que você queira criar a sua própria loja de roupas. No mundo offline, você teria que investir em uma loja física ou ir até a casa dos seus potenciais clientes para fazer as vendas. Como é algo feito no “um a um”, demora mais para ganhar dinheiro, concorda?

Se a sua loja for online, centenas de pessoas podem acessar o site ao mesmo tempo e comprar de você. O trabalho de formiguinha, como chamamos, diminui e você consegue faturar muito mais rápido. Em outras palavras, escalar seus ganhos.

Não esqueça de fazer sua reserva de emergência!

Usar somente o celular

Sim, trabalhar usando apenas o celular é algo totalmente possível vendendo no digital. Não há necessidade de investir na construção de uma loja ou aluguel de escritório. O custo inicial é muito menor.

Começar um negócio com baixo investimento

O investimento inicial é relativamente baixo, já que não será necessário alugar ou comprar um novo espaço de trabalho. Basta reservar um espaço em casa para chamar de home office e pronto.

Fazer seus próprios horários

Você pode criar uma rotina mais flexível e que se adeque aos horários que deseja. É mais fácil manter um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal.

Afinal, com o online você tem o privilégio de organizar a sua agenda de acordo com as suas necessidades pessoais, familiares, profissionais e até acadêmicas.

Vender pela internet pode ser uma ótima alternativa para quem quer começar a empreender ou busca uma fonte de renda extra.

Entendendo por onde e como começar, os resultados virão mais rápido e o mais importante: de maneira sustentável.

Se você gostou desse artigo e quer mais dicas para encontrar novas fontes de renda, não deixe de acompanhar o Blog Serasa.