Quais lojas que aceitam Pix parcelado?
Quais lojas que aceitam Pix parcelado?Data de publicação 30 de setembro de 20255 minutos de leitura
Publicado em: 30 de setembro de 2025
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 6 minutosTexto de: Time Serasa
Se você já se perguntou quais bancos fazem Pix parcelado, saiba que essa modalidade financeira está se tornando cada vez mais popular no Brasil em 2025.
A combinação da agilidade do Pix com a possibilidade de pagar em parcelas abriu novas portas tanto para consumidores quanto para empreendedores. Com ela, é possível enviar dinheiro de forma instantânea para qualquer pessoa ou empresa, mas pagar ao longo de meses, semelhante ao cartão de crédito.
Neste guia, você vai entender como funciona o Pix parcelado, conhecer os principais bancos tradicionais e fintechs que oferecem o recurso e aprender os cuidados que deve ter antes de contratar esse tipo de serviço.
O Pix tradicional já é conhecido por sua rapidez: basta alguns segundos para o dinheiro sair da sua conta e cair na conta do recebedor. Mas, com o Pix parcelado, surge um diferencial: o recebedor continua recebendo à vista, mas quem envia pode pagar em parcelas.
O funcionamento pode variar de acordo com o banco ou a fintech, mas geralmente ocorre de duas formas:
Lembrete importante: sempre verifique com as instituições financeiras quais as taxas e juros cobrados no Pix parcelado.
Leia também | Será que utilizar o Pix aumenta o score?
Muita gente se pergunta se o Pix parcelado já existia. A resposta é: sim, mas de forma limitada. Até 2025, bancos e carteiras digitais como Nubank, Mercado Pago e PicPay já ofereciam opções para parcelar Pix. Porém, tratava-se de soluções próprias de cada instituição, e não de uma funcionalidade oficial do sistema Pix.
A grande mudança acontece a partir de setembro de 2025, quando o Banco Central oficializará o Pix parcelado como parte integrante do sistema.
A expectativa é que as regras sejam divulgadas pelo Banco Central ainda em setembro de 2025.
Leia também | Pix por aproximação: O que é e como funciona
Agora que você já entende como funciona, vamos à parte prática: quais bancos fazem Pix parcelado em 2025?
Confira a lista atualizada, que pode sofrer alterações a qualquer instante.
1. Santander
O Pix parcelado Santander, conhecido como Divide o Pix, foi um dos primeiros a ser lançado entre os bancos tradicionais.
É bastante utilizado por clientes pessoa física que precisam de flexibilidade para pagamentos de valores maiores. Características:
2. Itaú
O Pix parcelado Itaú funciona como uma espécie de crédito pessoal instantâneo. O cliente escolhe o valor, define as parcelas (até 12x) e confirma o envio. O valor das parcelas é debitado na fatura do cartão de crédito.
3. Banco do Brasil
O Pix parcelado Banco do Brasil aparece como “Parcelamento de Pix” no app. As parcelas são debitadas diretamente da conta corrente do cliente.
4. Banco Inter
O Banco Inter também oferece a opção de Pix parcelado para seus clientes. Nesse caso, as parcelas são debitadas na fatura do cartão de crédito.
Para usar a modalidade, basta:
Além dos bancos tradicionais, fintechs vêm se destacando com soluções ágeis e totalmente digitais para quem busca parcelamento no Pix.
1. Nubank
O Pix parcelado Nubank é bastante popular entre os clientes. Ele aparece como “Pix no crédito” no aplicativo. Características:
2. Pagaleve
A Pagaleve é uma fintech especializada em soluções de “Pix parcelado” que tem parceria com milhares de lojas online. Nesse caso, os clientes podem comprar dessas lojas e optarem pelo Pix parcelado da Pagaleve.
Enquanto o consumidor paga em parcelas, enquanto o lojista parceiro recebe o valor integral à vista.
Esse método permite parcelar compras em até 4x sem juros, cujos pagamentos devem ser feitos quinzenalmente. Acima de 5 parcelas (com o limite de 12 vezes) são cobrados juros.
O cliente não precisa ter cartão de crédito e nem conta corrente para fazer as compras no Pix parcelado de lojas parceiras. O pagamento é cobrado a cada 15 dias por e-mail e outros canais de comunicação com o cliente.
3. Will Bank
O Pix parcelado Will Bank funciona de maneira parecida com o cartão de crédito: o cliente seleciona o valor e parcela diretamente no app, com análise rápida.
O parcelamento pode ser feito em até 12 vezes. O diferencial é que o valor não compromete o limite de crédito do cartão, pois as parcelas são debitadas do saldo da conta corrente. A taxa de juros é a partir de 4,99% ao mês.
4. InfinitePay
O Pix parcelado InfinitePay é voltado principalmente para comerciantes e autônomos que querem oferecer mais flexibilidade aos seus clientes por meio da conhecida maquininha de cartão.
Os clientes que também tenham a conta digital InfinitePay podem pagar por meio do Pix parcelado sem usar cartão de crédito. Basta ter saldo na conta para as parcelas serem debitadas.
Além de ter 30 dias para começar a pagar as parcelas, caso o cliente decida antecipá-las, a fintech oferece descontos.
5. Mercado Pago
O Pix parcelado Mercado Pago aparece como “Pix no crédito” no aplicativo. Para fazer o parcelamento, o cliente precisa ter uma linha de crédito disponível no Mercado Pago, pois é dessa linha que os valores serão debitados.
Para parcelar o Pix no Mercado Pago:
6. PicPay
Clientes PicPay podem parcelar o Pix em até 18 vezes utilizando o PicPay Card — ou em até 12 vezes utilizando outros cartões de crédito, desde que ele esteja cadastrado e verificado na plataforma.
Eis o passo a passo:
Importante: a lista de quais bancos fazem Pix parcelado, bem como as características de cada um deles pode sofrer alterações a qualquer momento. Portanto, fique atento e sempre consulte as condições de pagamento antes de contratar o parcelamento.
Leia também | O que é o vírus BRats e como ele pode afetar o Pix
Sim, em alguns casos é possível pagar Pix parcelado sem usar cartão de crédito. Essa opção é comum em bancos que oferecem o recurso como linha de crédito pessoal ou que disponibilizam o pagamento mediante saldo na conta corrente.
Leia também | CPF negativado não impede uso do Pix: veja as novas regras do Banco Central
Depois de conhecer quais bancos fazem Pix parcelado, é hora do alerta: essa opção pode ser uma boa solução, mas deve ser usada com responsabilidade.
Veja alguns cuidados essenciais:
O Pix parcelado chega para facilitar a vida financeira, mas deve ser usado com cautela. Ele é útil em emergências e situações planejadas, mas pode gerar dívidas caras se utilizado sem controle.
E se você já possui contas em atraso e quer recuperar seu crédito, o Serasa Limpa Nome pode ser o caminho. Na plataforma, é possível negociar débitos com condições especiais e descontos que ajudam a reorganizar o orçamento. Assim, você evita que novas dívidas se somem às antigas e conquista mais tranquilidade para usar recursos como o Pix parcelado de forma consciente.
O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas no país, com descontos de até 90% nos débitos e opções de parcelamento. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas Agências dos Correios espalhadas pelo país.
Para negociar online:
Data de publicação 30 de setembro de 20255 minutos de leitura
Data de publicação 17 de setembro de 20256 minutos de leitura
Data de publicação 10 de setembro de 20255 minutos de leitura