Será que utilizar o Pix aumenta o Score? Descubra!

Quer saber se fazer pagamentos instantâneos via Pix aumenta o Score? Descubra! E entenda também o que fazer para melhorar sua pontuação de crédito.

Mulher acessando uma área sobre o pix e vendo como fazer pagamento pelo pix pelo passo a passo escrito no artigo da serasa

Jornalista Elaine Ortiz

Publicado em: 24 de agosto de 2022.

Você já ouviu dizerem por aí que utilizar o Pix aumenta o Score e quer saber se é verdade ou não? O assunto é sério, e não vamos fazer suspense! Não, utilizar o Pix como forma de pagamento não faz a pontuação de crédito subir.

Porém, indiretamente e no longo prazo o bom hábito de pagar à vista, tanto em dinheiro, cartão de débito como via Pix, pode ajudar sim você a não se endividar, não fazer compras por impulso, não acumular muitas compras parceladas e, consequentemente, a não ficar inadimplente. Esse conjunto de ações, sim, reflete no Serasa Score e ajuda você a chegar cada vez mais perto da faixa verdinha da pontuação.

Quer entender melhor como funciona essa dinâmica? Então, é só continuar a leitura!

Por que as pessoas acham que Pix aumenta o Score?

Vamos aos fatos: o Pix chegou para ficar! Desde seu lançamento, em outubro de 2020, tornou-se paixão nacional, deixando as antigas transferências (DOC e TED) no passado. Afinal, é prático, intuitivo, instantâneo, seguro e gratuito. Então, por que não utilizá-lo?

Para se ter ideia do tamanho da adesão do Pix entre os brasileiros, segundo o Banco Central o número de chaves Pix registradas em julho de 2022 chegou a 478,3 milhões, o dobro da população do país (214,9 milhões). E mais: somente em maio de 2022, as transações com Pix somaram R$ 889 bilhões e tiveram valor médio de R$ 461.

A praticidade do Pix é um dos seus principais chamarizes, somada à forte adesão aos meios de pagamento digitais que está ocorrendo no mundo todo e foi, pelo menos no Brasil, acelerada por conta da pandemia de covid-19.

Segundo dados da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2022, da Federação Brasileira de Bancos, sete em cada dez transações bancárias são realizadas por meio de canais digitais, sendo 56% feitas por meio de celular. Estamos mais digitais que nunca, e o Pix tem tudo a ver com isso!

Muitas pessoas acreditam que utilizar o Pix para fazer pagamentos reflete positivamente no Score, ajudando-o a subir. Isso porque pensam que o fato de pagar à vista é tão positivo que, por si só, é capaz de modificar a pontuação de crédito. Mas não é assim que o cálculo funciona.

O Serasa Score nada mais é que um verdadeiro espelho dos seus hábitos de consumo e de pagamento. Assim, pagar as contas em dia, como fatura do cartão de crédito, boleto de luz, água e telefone, não ter muitos empréstimos que comprometam quase toda a renda, não estar com a conta corrente negativa são atitudes que influenciam muito mais o Serasa Score que qualquer outra coisa.

O Pix, por ser uma transação instantânea, não fornece nenhum bônus, nenhum “selo de bom consumidor”, mas, como citamos no início deste texto, não deixa de ser um bom hábito que pode sim contribuir para que as pessoas consumam somente o necessário, ficando longe do endividamento que gastos descontrolados (no cartão de crédito, principalmente) podem ocasionar.

Leia também | Como aumentar o score do CPF? É possível fazer isso em 30 dias?

Se o Pix não aumenta o Score, o que aumenta?

“Faço tudo certinho, mas meu Score não aumenta de jeito nenhum”. Bem, se isso acontece com você, será mesmo que está fazendo “tudo certinho”?

Por exemplo, se você usar cartão de crédito para aumentar o Score, comprar tudo só por meio desta forma de pagamento, mas não pagar a fatura em dia, é grande a probabilidade de a pontuação cair.

Agora, se você utilizar o cartão de crédito de forma estratégica (até acumulando milhas, por exemplo), fazer todas as compras por meio dele e pagar a fatura integralmente e na data correta de vencimento, seu Serasa Score tende a subir.

Perceba que não é o meio de pagamento que influencia o aumento ou diminuição do Score, mas os hábitos financeiros em geral.

Por que o Score é importante?

O Serasa Score é usado pelo mercado como uma das ferramentas para conceder crédito com mais segurança. A ideia, na prática, é que seja uma ferramenta que ajuda as empresas financeiras na decisão de conceder ou não crédito. O Score indica ao mercado as chances de os consumidores pagarem as contas em dia nos próximos seis meses.

Leia também | Como o Score positivo pode facilitar sua vida financeira.

Mas, afinal, como aumentar meu score?

Se você fez a consulta gratuita na Serasa e descobriu que sua pontuação não está em uma faixa muito boa, deve estar querendo saber como aumentá-la. A primeira informação que você deve ter é que não existe receita de bolo, nem fórmula mágica. A pontuação de crédito é dinâmica, em constante construção a partir dos seus bons hábitos financeiros e do bom relacionamento com as instituições financeiras.

Assim, todos os dias, conforme você for regularizando sua situação, limpando seu nome caso esteja inadimplente, pagando as contas em dia, o Score vai entendendo que você está melhorando sua reputação no mercado de crédito.

Confira quatro hábitos que podem contribuir para aumentar seu Serasa Score.

1. Mantenha seu nome limpo

Colocar as contas em dia, renegociar as dívidas e limpar o nome é fundamental para quem quer aumentar o Score. Quem estiver com dívidas pode contar com o Serasa Limpa Nome, a maior plataforma de negociação de dívidas do país.

Com ela, é possível conseguir até 90% de desconto e regularizar a situação financeira com os parceiros da Serasa em poucos minutos. Caso haja dívidas com empresas que não são parceiras do Serasa Limpa Nome, a orientação é negociar diretamente com elas para limpar o nome.

2. Pague as contas em dia

Não adianta fazer um acordo com credores, quitar as dívidas e fazer outras logo depois, certo? Para não haver desequilíbrios, passe um pente fino no orçamento, tente economizar, utilize planilhas de organização financeira, coloque a saúde financeira como prioridade.

3. Confira se seu Cadastro Positivo está ativo

Quando você mantém seu Cadastro Positivo ativo, o mercado tem mais informações sobre você, o que propicia uma análise mais assertiva e justa do seu perfil de crédito. Ao consultar o seu Serasa Score, você verá uma seção chamada “Cadastro Positivo” na tela. Se ele aparecer como “ativo”, você não precisa fazer mais nada: é só deixar suas informações positivas trabalharem por você.

Se o seu Cadastro Positivo estiver inativo, é possível reativá-lo ou saber mais informações entrando em contato com a Central de Atendimento da Serasa pelo número 0800 776 6606.

4. Consulte seu Serasa Score com frequência

Quando você consulta o seu Serasa Score, também aparecem na tela os motivos que estão fazendo a sua pontuação aumentar ou diminuir. Assim, você saberá o que fazer para ter uma pontuação alta. É sempre bom lembrar: a consulta é gratuita, não afeta o Score e você pode fazer a qualquer momento, quantas vezes quiser, pelo aplicativo ou site da Serasa.

E agora que você já sabe que pagar com Pix não aumenta o Serasa Score, aproveite para conferir tudo sobre a pontuação de crédito. Continue acompanhando os conteúdos exclusivos do blog da Serasa. Até a próxima!