Entrar

Como funciona o débito automático? É seguro? Entenda

O débito automático pode ser um aliado das finanças, mas requer cuidados. Veja como funciona, se é seguro e as vantagens e desvantagens

Foto elaine ortiz
Publicado em: 13 de janeiro de 2022.

Ouvimos falar sobre débito automático o tempo todo. Mas você sabe exatamente como funciona o sistema de pagamento de contas? Quais são as vantagens e desvantagens de utilizá-lo no dia a dia? Continue a leitura e saiba como utilizar o débito automático a seu favor.

Débito automático: como funciona?

O que significa débito automático? Como funciona este sistema? Se você já fez essas perguntas saiba que, assim como você, muitas pessoas têm as mesmas dúvidas e por isso deixam de utilizar um serviço que pode ser útil por falta de informação ou receio.

O débito automático nada mais é do que um sistema de pagamento no qual a cobrança fica programada para ser debitada da conta bancária do cliente todos os meses na data escolhida, que pode ser a data exata do vencimento ou anterior. É uma estratégia muito utilizada para o pagamento de contas recorrentes, como água, luz, telefone, cartão de crédito.

Não são todas as instituições financeiras que oferecem o débito automático. É necessário consultar se sua conta possui essa opção. Para o débito automático funcionar é muito simples. Basta que o titular da conta bancária autorize essa operação junto à instituição financeira.

Se não se adaptar e preferir cancelar, o procedimento também é fácil. O usuário pode cancelar essa forma de pagamento a qualquer momento, na maioria das vezes pelo próprio aplicativo ou internet banking. E claro, se fechar a conta o débito automático também é cancelado na hora.

Nenhuma multa ou tarifa é cobrada quando o débito automático é cancelado, mas o cliente deve ficar atento e não esquecer que a partir daquele momento ele deverá pagar as contas manualmente. Se esquecer, pode ficar inadimplente.

É por isso que não é todo mundo que gosta de pagar suas contas no débito automático. Para alguns, a ferramenta ajuda a organizar as finanças, pois elimina-se o risco do não pagamento. Para outros, acaba atrapalhando a organização financeira, já que se a pessoa não for atenta, pode se confundir em relação a quais contas estão com o pagamento agendado e quais não estão.

O fato é que utilizando o débito automático ou não, a orientação para quem quer ter uma vida financeira saudável é a mesma: planejamento e organização devem fazer parte do cotidiano. Não podemos deixar nossas contas sem controle.

Quais as vantagens e desvantagens do débito automático?

As principais vantagens de utilizar o débito automático são:
  • O serviço é gratuito;

  • Ajuda a não atrasar e a não esquecer de pagar as contas;

  • Pode ser aliado na organização da vida financeira, caso você solicite pagamento em débito automático em todas suas contas fixas.

Entre as principais desvantagens, destacam-se:
  • Risco de cobranças indevidas, como o valor errado debitado da conta;

  • Perda do controle financeiro, já que você pode acabar esquecendo de pagar os boletos que não estão em débito automático;

  • Não ter o dinheiro em conta e ter que pagar juros – ou da fatura ou do uso do cheque especial.

Débito automático: 4 principais dúvidas

1. O que acontece com o débito automático se não tiver dinheiro na conta?

“Débito automático não realizado” é o que acontece se você não tiver dinheiro em conta na data do vencimento do boleto. Ou seja, sua fatura não será paga e a partir deste momento você estará inadimplente. Se não tiver o hábito de conferir seu extrato, pode ser que
leve muito tempo para constatar o não pagamento e aí pode já ser tarde.

Outra possibilidade caso você não tenha dinheiro em conta na data em que o débito deveria ter ocorrido é o banco acessar seu cheque especial, o famoso limite bancário, para cobrir a fatura. Isso também não é bacana porque os juros do cheque especial são muito altos.

2. Posso pagar fatura antes do débito automático? O que acontece?

Você pode, sim, adiantar o pagamento de uma conta antes da data que programou o débito automático. Mas, nesse caso, é necessário informar o banco que fez isso e cancelar o débito, para que o valor não seja debitado duas vezes.

3. Débito automático cai que horas?

Não existe um horário específico para que o débito automático aconteça. Ele pode ocorrer nas 24 horas do dia escolhido. E fique atento porque quando a data para pagamento escolhida cair em finais de semana, o débito automático costuma ser antecipado para o último dia útil anterior.

4. Colocar contas no débito automático pode contribuir para aumentar meu score?

Não diretamente. Não é porque você cadastrou o pagamento de suas contas no débito automático que sua pontuação de crédito irá subir automaticamente.

O que acontece, na verdade, é que o débito automático ajuda você a pagar suas contas em dia. E isso é ótimo para o Score. No entanto, só vai dar certo se você sempre tiver saldo disponível na data do vencimento. Caso contrário, como falamos anteriormente, você pode até não atrasar o pagamento da conta, mas se utilizar o cheque especial para isso seu score irá reagir negativamente ao longo do tempo.

Pagar conta com antecedência também não faz você ganhar ainda mais pontos. Para ter uma boa pontuação, basta que você mantenha a pontualidade em suas contas. Pague suas despesas até a data do vencimento, procure nunca atrasar.

Se quiser saber como aumentar seu score, é só baixar o Manual do Score, o guia oficial, único e definitivo da Serasa com todas as informações que você precisa saber sobre sua pontuação de crédito.

Mas, afinal, vale a pena colocar as contas no débito automático?

Tomar essa decisão é algo muito pessoal. Se você for uma pessoa organizada, vale a pena sim tentar. E se não se adaptar, é só cancelar sem nenhum problema.

Uma sugestão é começar programando as contas de água e luz, que não variam muito de um mês para o outro. Cartão de crédito pode ser interessante deixar para você pagar manualmente, para não perder o hábito de conferir sua fatura mensalmente e seguir controlando os gastos.

Gostou de entender melhor como funciona o débito automático? Ainda ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário e continue acompanhando os conteúdos de educação financeira do blog da Serasa.