Como funciona o débito automático

O débito automático pode ser um aliado das finanças, mas requer cuidados. Confira como funciona, se é seguro, vantagens e desvantagens.

Homem fazendo um pagamento em débito automático na sua conta de forma segura

Atualizado em: 11 de agosto de 2023.

Autora: Elaine Ortiz


Muitas pessoas têm dificuldade de lembrar de todas as contas do mês. Essa situação é bastante comum e pode resultar em atrasos no pagamento de boletos. O débito automático é uma ferramenta que pode solucionar parcialmente o problema. Confira neste artigo o que é débito automático, como funciona e quais as vantagens e desvantagens desse recurso. 

O que é débito automático

O débito automático permite o pagamento instantâneo de contas recorrentes. Ao habilitar a opção na conta bancária, o sistema realiza o pagamento do boleto mensalmente de forma automática. A opção é especialmente útil para gastos como contas de luz, água, aluguel e plano de celular. 

Porém, é importante ressaltar que o débito automático requer autorização prévia por parte do usuário. O consumidor deve cadastrar as contas desejadas e garantir que haja saldo suficiente na conta bancária para realizar os pagamentos. Dessa forma, o procedimento facilita o gerenciamento das despesas fixas, simplificando o dia a dia financeiro.

Como funciona o débito automático

Nem todas as instituições financeiras oferecem a opção de débito automático. É necessário consultar o banco para saber se há esse recurso. O usuário pode cancelar a cobrança automática a qualquer momento, na maioria das vezes pelo próprio aplicativo ou internet banking. 

Claro, se encerrar a conta, o débito automático também é cancelado na hora. Nenhuma multa ou tarifa é cobrada quando ele é cancelado, mas o cliente deve se lembrar de que a partir daquele momento terá de pagar as contas manualmente. Se esquecer, pode cair na inadimplência.

É por isso que não é todo mundo que gosta de pagar as contas no débito automático. Para alguns, a ferramenta ajuda a organizar as finanças, pois elimina o risco do não pagamento. Para outros, atrapalha a organização financeira, já que a pessoa pode se confundir em relação às contas pendentes e as pagas. 

Utilizando ou não o débito automático, a orientação para quem quer ter uma vida financeira saudável é a mesma: planejamento e organização devem fazer parte do cotidiano.

Leia também | Empréstimo débito em conta: o que é e como funciona?

Vantagens e desvantagens do débito automático

Confira as vantagens do débito automático: 

Serviço gratuito

Ao habilitar o débito automático, o consumidor não precisa se preocupar com taxas extras ou custos adicionais para realizar os pagamentos automáticos das contas. Isso representa economia de tempo e dinheiro, já que não é necessário arcar com tarifas de boletos ou serviços de pagamento.

Ajuda a não atrasar as contas

Com a rotina cada vez mais agitada, é comum que as datas de vencimento passem despercebidas. No entanto, com o débito automático as contas são pagas pontualmente, mesmo que o cliente se esqueça delas. 

Organiza a vida financeira

Ao automatizar os pagamentos das contas, o consumidor ganha tempo, reduz o estresse relacionado ao controle de datas de vencimento e tem mais segurança nas transações financeiras. Com isso, é possível focar em outras tarefas importantes e ter mais controle sobre o orçamento, garantindo uma gestão financeira mais eficiente e organizada.

Desvantagens do débito automático


Risco de cobranças indevidas

Uma desvantagem do débito automático é o risco de cobranças indevidas, como o valor errado debitado na conta. Embora seja uma ocorrência rara, erros podem acontecer no sistema de pagamento automático. Se ocorrer uma cobrança incorreta, pode ser necessário entrar em contato com o provedor de serviço ou instituição financeira para resolver a situação e reverter o pagamento indevido.

Perda do controle financeiro direto

Outra desvantagem é a perda do controle financeiro direto. Ao optar pelo débito automático, é fácil deixar de monitorar de perto as datas de vencimento e os valores das contas. Isso pode resultar em falta de consciência sobre os gastos mensais e dificultar o planejamento financeiro.

Pagamento de juros

Ao optar pelo débito automático é possível perder a oportunidade de avaliar cada fatura antes do pagamento, incluindo possíveis descontos ou negociações de dívidas. Em alguns casos, ao pagar automaticamente, o consumidor pode acertar o valor total da fatura, sem considerar a possibilidade de negociar ou questionar cobranças adicionais.

Assista | Quais as vantagens das contas digitais?


Débito automático: 5 principais dúvidas

  1. O que acontece com o débito automático se não tiver dinheiro na conta?

    “Débito automático não realizado” é o que acontece se o consumidor não tiver dinheiro em conta na data do vencimento do boleto. Ou seja, a fatura não será paga e a partir desse momento a conta estará atrasada. Se não tiver o hábito de conferir o extrato bancário, pode ser que leve muito tempo para constatar o não pagamento e aí pode já ser tarde.

    Outra possibilidade caso não tenha dinheiro em conta na data do débito é o banco acessar o limite do cheque especial para cobrir a fatura. Isso pode ser prejudicial, pois os juros do cheque especial são geralmente muito altos, quase sempre maiores que a multa por atraso da própria conta.


  2. Posso pagar fatura antes do débito automático? O que acontece?

    Pode adiantar o pagamento de uma conta antes da data que programou o débito automático, mas para isso é necessário informar o banco e cancelar o débito automático, para que o valor não seja debitado duas vezes.


  3. O débito automático cai que horas?

    Não existe um horário específico para que o débito automático aconteça. Ele pode ocorrer nas 24 horas do dia escolhido. Quando a data para pagamento escolhida cair em finais de semana, o débito automático costuma ser antecipado para o dia útil anterior.


  4. Colocar contas no débito automático pode contribuir para aumentar meu Serasa Score?

    Não diretamente. Não é porque o consumidor cadastrou o pagamento das contas no débito automático que a pontuação de crédito vai subir.

    Porém, pagar as contas em dia é um dos fatores positivos para a pontuação de crédito, e o débito automático pode ajudar nisso, como falamos.

    Para saber mais sobre a pontuação de crédito da Serasa, é só baixar o Manual do Serasa Score, o guia oficial, único e definitivo da Serasa com todas as informações sobre a pontuação de crédito.

     

  5. É seguro usar a função de débito automático?

    Sim. A preocupação que o consumidor deve ter é com o pagamento das contas, pois ele será automático. Porém, para garantir que seja feito, o indicado é checar o extrato. 

Vale a pena colocar as contas no débito automático?

Tomar essa decisão é algo muito pessoal. Se o consumidor é uma pessoa organizada, vale a pena colocar as contas no débito automático. Se não se adaptar, é só cancelar.

Como cancelar o débito automático?

Confira o passo a passo para cancelar o débito automático: 

  1. Entre em contato com o banco ou instituição financeira.

  2. Solicite a pausa do serviço de débito automático. Isso pode ser feito pelo site ou app da instituição, geralmente. 

  3. Verifique a confirmação do cancelamento do serviço.

  4. Monitore a conta. Acompanhe a conta bancária ou fatura para que não tenha cobranças indevidas. 

Assim que cancelar o débito automático, lembre-se de pagar a próxima fatura, já que não será feito de forma automática. 

Uma sugestão é programar as contas de água e luz, que não variam muito de um mês para o outro no débito automático. O cartão de crédito pode ser pago manualmente, para não perder o hábito de conferir a fatura mensalmente e controlar os gastos.

Como consultar o Serasa Score

O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa que vai de 0 a 1000 e indica as chances de o consumidor pagar as contas em dia. Quanto mais alta a pontuação, maior a probabilidade de conseguir crédito. Para consultar o Serasa Score, siga o passo a passo:

  • ●      Baixe o app da Serasa (iOS e Android) ou acesse o site.
  • ●      Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●      Faça o login.
  • ●      Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.
serasa score