Entrar

Novo saque do FGTS: o que já se sabe sobre ele

O novo saque do FGTS já foi confirmado pelo governo federal e será pago entre 20 de abril e 15 de junho de 2022.

colunista Fabiana Ramos
Publicado em: 18 de março de 2022.

O conjunto de medidas tomadas para minimizar os impactos da COVID-19 (Coronavírus) foi bastante intenso. Já falamos sobre Auxílio Emergencial, Cadastro Único e muitas dicas foram dadas para gerar renda extra naquela fase mais severa da pandemia.

Em relação ao FGTS, tivemos o saque imediato em 2019 e o saque emergencial em 2020.

Novo saque emergencial FGTS

Dessa vez, foi liberado uma nova rodada de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), medida planejada e anunciada pelo governo federal como mais uma alternativa para ajudar a economia a retomar o crescimento.

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, já havia afirmado que o governo está em busca de uma maneira de flexibilizar o saque dos recursos do FGTS até o final do ano, uma vez que são fundos privados e que não faria nenhum sentido haver pessoas com seus recursos presos passando por dificuldades. Confira o calendário completo e saiba quando terá acesso ao seu dinheiro.

Já imagino que as principais dúvidas sejam “quem tem direito?” e “quando o dinheiro está na conta?”. Fique tranquilo, vamos falar tudo sobre o que se sabe até aqui. Inclusive, com dicas para quem está sentindo o peso da crise e precisa desse dinheiro.

Quem tem direito ao saque emergencial do FGTS?

Mais de 40 milhões de brasileiros serão beneficiados com o novo saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Se você tem dúvida sobre esse direito, explicamos em um conteúdo especial o que é FGTS e como conferir o seu.

Nos saques anteriores (tanto o imediato quanto o emergencial), todos os trabalhadores com recursos em conta do FGTS, inclusive em contas inativas, puderam sacar até R$1000.

Vale lembrar que o saque emergencial não tem nada a ver com os saques tradicionais do FGTS. Esse é um saque extraordinário e com calendário especial.

Como Saber quanto tenho disponível para sacar?

Veja como é simples fazer a consulta do saldo do seu FGTS pelo aplicativo.

1. Abra o app FGTS e clique em “entrar no aplicativo”

2. Você verá a frase: “FGTS deseja usar caixa.gov.br para iniciar a sessão”; cliquem em “continuar”

3. Informe seu CPF, clique em “não sou um robô” e depois em “próximo”

4. Informe sua senha e clique em “entrar”. Se não lembrar, clique em “recuperar senha”

5. O app pode pedir para você confirmar ou atualizar seu endereço

6. É muito fácil, na tela inicial você vai ver as informações sobre as empresas que você trabalhou, o saldo da empresa atual ou da última que trabalhou. Clique na seta ao lado do valor para ver as movimentações

7. Se quiser salvar o extrato você pode gerar um PDF e arquivá-lo no seu celular.

Como acessar o dinheiro do saque emergencial do FGTS?

O valor disponível será depositado na conta poupança digital criada de forma gratuita no o Caixa Tem. O aplicativo está disponível para download gratuito em Android e iOS.

Não é preciso se cadastrar e muito menos ceder nenhuma informação pessoal fora dos canais da Caixa. Cuidado com os golpes!

ATENÇÃO: é possível acessar utilizar esse dinheiro sem sacar. Com o aplicativo Caixa Tem, você pode usar o saldo da sua conta digital para:

  • Pagar boletos

  • Fazer compras online

  • Compras em lojas físicas

O que fazer com o novo saque do FGTS?

Sabemos que a situação está complicada para muitas famílias. Qualquer dinheiro extra deve ser usado para suas primeiras necessidades. Essa grana pode ser usada para quitar dívidas atrasadas, limpar seu nome e iniciar uma melhor organização nas finanças.

Agora que você já que vai haver um novo saque do FGTS, que tal compartilhar esse conteúdo com alguém que está precisando dessa grana? Para saber mais dicas sobre educação financeira, se inscreva no nosso canal no YouTube Serasa Ensina e ouça nosso podcast semanal.