Entrar

O que é CRA e por que ele é recomendado para você

Descubra o que é CRA e entenda como usá-lo para lucrar mais com os seus investimentos e melhorar a sua vida financeira.

colunista Veridiana Lopes
Publicado em: 31 de janeiro de 2022.

É muito comum ficar perdido com as centenas de siglas no mundo dos investimentos… CDI, CDB, SELIC, IPCA e por aí vai. Neste conteúdo, você aprenderá o que é CRA, um investimento de renda fixa que pode ser uma ótima opção para diversificar a sua carteira de investimentos. Vamos lá?

O que é CRA?

O Certificado de Recebíveis Agrícola é um tipo de investimento considerado mais conservador. Na renda fixa, você empresta o seu dinheiro para alguma instituição (bancos, financeiras, empresa e até o próprio governo) em troca de uma taxa de juros. No caso do CRA, esse empréstimo é feito para securitizadoras do agronegócio.

Leia também | Securitização: tudo o que você precisa saber

Afinal, por que investir em CRA?

Esse formato pode ser uma ótima alternativa a longo prazo, trazendo uma boa diversificação para a sua carteira de investimentos, com uma margem de risco baixa. Além disso, os CRA apresentam uma série de benefícios para o seu bolso:

· Alta rentabilidade

Os títulos de CRA possuem uma alta liquidez no mercado, permitindo a compra e venda com chances de lucro constantes. Você pode vender o título por um valor superior ao que pagou. Chamamos isso de marcação a mercado.

É preciso lembrar também que esse é um ativo que possui diferentes formas de remuneração. Pode ser pós-fixado (como o percentual do CDI ou a inflação dos índices de preço) ou pré-fixado (uma taxa definida no momento do investimento). Você pode escolher formatos de pagamento extremamente flexíveis e que combinam com o seu bolso.

· Diversos prazos

Assim como outros investimentos de renda fixa, há uma data de vencimento para o título. Ao investir, o seu dinheiro fica “preso” até o prazo encerrar.

Os prazos variam entre um ano e cinco anos. Por isso, é importante sempre ter em mente o seu objetivo com o investimento para evitar transtornos. Mas, atenção: caso necessite do dinheiro antes do prazo, não é possível resgatar.

· Isenção de imposto

Existe coisa melhor do que investir e não precisar deixar parte dos seus ganhos para o leão?

O CRA é um ativo em que não incide tributação de Imposto de Renda ou Imposto sobre Operação Financeira (IOF), o que por si só já é uma grande vantagem para o seu bolso.

Esse benefício foi feito especialmente para fomentar os investimentos nesse tipo de ativo. Porém, se você for uma pessoa jurídica, não tem como fugir da tributação. Apenas investindo como pessoa física.

Leia também | Como declarar ações no Imposto de Renda 2022?

· Opções de investimento acessíveis

Essa história de que “você precisa de muito dinheiro para investir” já ficou no passado. Existem milhares de formas acessíveis de garantir que você tenha um futuro seguro e com diversas fontes de renda.

Isso também acontece no Certificados de Recebíveis Agrícolas. Dependendo da corretora de valores em que você tiver conta, é possível investir a partir de R$ 100.

· Segurança

Diferente da maior parte dos investimentos de renda fixa, o CRA não possui a garantia de R$ 250 mil reais do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

Para garantir segurança do seu investimento, avalie o rating da empresa para a qual você está emprestando seus recursos. Assim, é possível consultar o risco de falência do negócio e, consequentemente, reduzir os riscos de perder dinheiro ao investir.

Vai investir? Saiba como aproveitar seus lucros

Quando se obtém lucros de investimentos, a melhor ação que você pode fazer é pensar em como destinar e distribuir essa verba na sua vida de forma inteligente, efetiva e consciente.

Não basta só ganhar e guardar. É preciso pensar em como multiplicar cada vez mais o seu patrimônio. Por isso, preparamos algumas dicas que podem te ajudar a organizar a sua vida

financeira e seu orçamento doméstico com o auxílio dos lucros gerados pelos Certificados de Recebíveis Agrícolas.

Confira a lista que preparei para você:

Reinvista

Quando você está em fase de acúmulo de patrimônio, não há nada melhor do que usar o os rendimentos para fazer mais dinheiro para sua conta. Independentemente do valor, reinvestir em outros ativos é uma das melhores opções para quem deseja construir um patrimônio forte e com alta diversificação de renda.

Eduque-se mais sobre finanças e investimentos

Investir em educação sempre gera os melhores frutos, ainda mais se ela for financeira. Aprender a administrar, distribuir e investir em ativos de alto e baixo risco pode ser a melhor forma de crescer seu patrimônio, diversificar sua carteira e potencializar seu patrimônio.

Quer uma dica? No blog da Serasa você sempre vai encontrar conteúdos informativos e exclusivos sobre o assunto. Fique de olho!

Dê uma força a sua reserva de emergência

Caso ainda não tenha, o ideal é aproveitar os lucros dos seus investimentos para formar a sua reserva de emergência. Afinal, nunca sabemos quando e quais imprevistos podem ocorrer.

Então, você pode destinar uma parte dos ganhos com os títulos de CRA para alimentar a sua reserva. Ter esse preparo é a melhor forma de não passar sufoco diante de situações inesperadas, não precisar agir com desespero ou contrair dívidas.

Leia também | Reserva de emergência: como fazer a sua e se preparar para imprevistos?

Quite as dívidas

Se tem uma coisa que nos faz dormir melhor à noite é saber que estamos longe de ter o nome sujo na praça.

Uma das formas de garantir essa tranquilidade na sua vida é quitar suas dívidas, que se feitas com o acordo certo, podem ser eliminadas da sua vida ainda mais rápido do que se imagina. Dessa forma, a sua saúde financeira fica cada vez melhor.

Lembre-se sempre: aprender sobre investimentos é muito importante, mas dificilmente o valor que você conseguirá com os rendimentos será maior do que os juros que uma dívida

atrasada tem. Portanto, o primeiro passo para colocar a vida financeira em dia é se livrar dessas pendências, certo?

No Serasa Limpa Nome, você pode conseguir quitar sua dívida com até 90% de desconto. Vale a pena acessar agora mesmo e conferir as ofertas disponíveis para você.

Por outro lado, investir é uma das melhores formas de não apenas de garantir no seu presente, mas também de conseguir muito mais tranquilidade no seu futuro.

Para isso, os Certificados de Recebíveis Agrícolas podem ser uma das melhores e mais lucrativas opções, já que apresentam uma série de benefícios que trazem ainda mais facilidade e simplicidade para o seu bolso.

Gostou do conteúdo? Não deixe de compartilhar com um amigo, vizinho, familiar ou qualquer outra pessoa que queira saber mais sobre investimentos!