Entrar

O que é e como funciona a recuperação de crédito

Você já deve ter ouvido falar sobre recuperação de crédito. Mas você sabe exatamente o que é e como funciona? Existem empresas especializadas em conseguir a quitação de débitos. Geralmente, essas empresas são contratadas por bancos e instituições financeiras que fazem as cobranças.

Quando uma empresa de recuperação de crédito compra dívidas de bancos ou financeiras, essas contas passam a ser cobradas por essas empresas e ao fazer a negociação do pagamento, você volta a ter crédito no mercado, pois seu nome fica limpo novamente.

Mas o que é a compra de dívidas?

Em alguns casos, quando uma dívida é muito antiga ou é uma dívida caduca, por exemplo, os bancos preferem vender a dívida para as empresas de recuperação de crédito. Assim, o banco deixa de fazer a cobrança e quem fica responsável por esse processo é a empresa que compra a dívida.

Quando o débito passa para a recuperadora, o que muda são as possibilidades de negociação, uma vez que o valor inicial da dívida continua o mesmo. Ou seja, além de te ajudar a pagar o que você deve, ao fazer a negociação, você limpa seu nome e volta a ter crédito.

Cobrança X Recuperação de crédito

Geralmente, as empresas de recuperação de crédito ou de cobrança entram em contato com o cliente por meio de mensagem, e-mail ou ligação. O que muda, de forma geral, é a abordagem e o tipo de dívida que será negociado.

No caso das empresas de cobrança, o objetivo é fazer com que você pague a dívida, que pode estar negativada ou não. Mesmo que ela faça ofertas, pode acontecer de nenhuma ser compatível com o valor que você pode pagar e a empresa acaba não conseguindo a quitação do débito.

Diferentemente da cobrança, as empresas de recuperação de crédito estão dispostas a ouvir o cliente e oferecer melhores oportunidades para o cliente ter condições de pagar o que deve. Mas lembre-se, as empresas de recuperação de crédito só trabalham com dívidas negativadas, ou seja, se a conta estiver em atraso, não é possível negociar.

Se você estiver com uma dívida em aberto e uma empresa de recuperação de crédito entrar em contato com você, não encerre a chamada antes de conversar, pois essa pode ser uma boa oportunidade para negociar seu débito.

O que fazer quando uma empresa de recuperação de crédito entrar em contato?

  1. Caso você não possa conversar no momento, informe o melhor horário para receber a ligação, preferencialmente, quando estiver em um local e horário tranquilos

  2. Ouça a proposta com atenção e estude se cabe no seu orçamento;

  3. Se a proposta não estiver boa, explique e exponha seus pontos;

  4. Só aceite a proposta se realmente puder cumprir. Por isso, inclua esse pagamento no seu orçamento;

  5. Se algo acontecer e você não puder continuar pagando a dívida, entre em contato com a empresa para informar o imprevisto.

Recuperação de crédito: bom para todo mundo

Para o cliente, estar inadimplente complica a vida de maneira geral. Você fica com o nome sujo, não consegue fazer financiamentos e empréstimos e perde poder de compra. Por outro lado, para as empresas, independentemente do porte e segmento, ter clientes devedores, prejudica a saúde da empresa e pode leva-la a falência.

Principalmente no caso de empresas menores, a recuperação é fundamental, pois, elas negativam clientes em poucos dias e como têm capital de giro menor, a necessidade de agilizar o processo é ainda maior.

É fundamental que as empresas e clientes estejam dispostos a ouvir e chegar a um acordo. Isso ajuda os dois lados, pois muitas vezes quem deve não é mau pagador, mas pode estar passando por um momento de dificuldade. A empresa precisa estar atenta a isso para tratar o cliente com empatia e fideliza-lo, para gerar compras no futuro.

De acordo com dados da Serasa Experian, em 2019, havia mais de 63 milhões de pessoas inadimplentes no Brasil, quando o número de desempregados era de 12 milhões. Para evitar que sua empresa sofra com débitos não pagos, é importante se preparar, identificando riscos e fazendo cobranças amigáveis, além de verificar o Score do cliente e estar atento a outras dívidas e protestos que ele pode ter.

O mais importante, é evitar chegar na etapa da cobrança. Mas se isso for inevitável, preparamos algumas dicas de práticas para ajudar sua empresa a recuperar o crédito e crescer:

  • Identifique e entenda porque clientes estão inadimplentes;

  • Pesquise formas de renegociação;

  • Faça boas negociações prevendo possíveis inadimplências;

  • Seja empático com seus clientes para fideliza-los;

  • Mantenha seu sistema atualizado para não esquecer dos clientes;

  • Terceirize seu processo de cobrança, para evitar desgastes nesse processo.

Conheça a melhor ferramenta para te ajudar a recuperar crédito na sua empresa

A Serasa Experian tem uma ferramenta completa para te ajudar nesse processo. Veja suas vantagens:
  • Aquisição de clientes;

  • Consulta de crédito: entenda o histórico de pagamentos do seu cliente;

  • Gestão de carteira: acompanhe a saúde financeira dos clientes;

  • Monitoramento da carteira: consulte CPF e CNPJ para saber se é seguro negociar com o cliente;

  • Solução de cobrança: estabeleça bons processos de cobrança, mesmo com cliente inadimplente.

Conheça a melhor ferramenta para te ajudar a recuperar crédito na sua empresa

A Solução de cobrança é uma ferramenta pós-paga da Serasa Experian que oferece soluções digitais de cobrança e negativação, com soluções para pendências financeiras em geral. Ela é ideal para quem não quer desgastar o relacionamento com clientes antigos, com histórico bom, mas que estão inadimplentes.

Com ela, você pode enviar, por exemplo, 15 comunicações de cobrança em 60 dias, por e-mail e SMS. Caso o pagamento seja recebido, você pode interromper o disparo e evitar incômodos.

Com o sistema é possível incluir ou retirar dívidas de forma simples. Ela permite ainda, fazer a cobrança ou negativação quando você achar necessário, podendo inclusive, fazer as duas ações ao mesmo tempo.

Recuperar o crédito para sua empresa pode ser eficiente e simples. Agora que você já conhece as funcionalidades da Solução de cobrança, entre em contato com a Serasa Experian hoje mesmo!