Entrar

Segunda via Sabesp: é muito simples conseguir a sua!

Sua conta de água está vencida ou foi extraviada? Não se preocupe. Saiba como emitir a segunda via Sabesp sem sair de casa

colunista Fabiana Ramos
Publicado em: 29 de abril de 2022.

Com a vida atribulada que temos hoje, é muito fácil que uma conta caia no esquecimento. Ou, no meio de tantos boletos, pode ser que justo a sua conta de água se extravie. Você sabe como conseguir uma segunda via Sabesp?

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é a companhia que oferece serviços de distribuição de água e tratamento de esgoto para o Estado de São Paulo. E, apesar de facilitar o serviço da emissão de uma segunda via da conta, muitas pessoas ainda têm dificuldade em solicitar a sua.

Continue a leitura para saber todo o passo a passo para conseguir a segunda via da sua conta bem como saber mais informações referentes aos serviços.

​Como solicitar a segunda via Sabesp pela internet?

Que bom que podemos contar com a tecnologia hoje em dia, não é mesmo? A segunda via Sabesp pode ser obtida sem que precisemos sair de casa, basta apenas acessar o site da agência virtual da própria companhia.

Uma vez estando na página inicial, clique em “Segunda via de conta”.

Caso você já possua senha cadastrada no site, efetue o login inserindo o seu CPF e a sua senha para ter acesso às faturas completas.

Se não possuir senha cadastrada, você poderá consultar as faturas e as parcelas emitidas nos últimos 90 dias e obter uma fatura resumida para pagamento. Para isso, será necessário informar o número do RGI do imóvel.

Para descobrir o RGI do seu imóvel, tenha em mãos alguma outra conta de água (antiga ou nova). No canto superior esquerdo do documento (ao lado do mês de cobrança e em cima do endereço), constará o número do RGI, em letras grandes, sendo esta a primeira informação do boleto.

Depois, clique em “Prosseguir”.

Confira se os dados estão corretos, e, novamente, clique em “Prosseguir”.

Posteriormente, escolha uma das 4 (quatro) opções oferecidas:

1. “Pagar no banco pela internet”;
2. “Exibir segunda via de conta simplificada para impressão”;
3. “Receber segunda via simplificada pelo correio” (atenção, pois será cobrada uma taxa de R$ 2,16);
4. “Exigir código de barras”.

Leia também: Pagar conta com antecedência ajuda no Score?

Como solicitar a segunda via Sabesp pelo aplicativo?

​Importante deixar claro que você também pode obter a segunda via da sua conta através do aplicativo Sabesp Mobile (IOS e Android). Nele, você pode verificar o histórico das 12 últimas contas de consumo, comunicar um vazamento de água ou esgoto, receber orientações sobre débito automático, entre outros serviços.

Para utilizá-lo, basta que o cliente se cadastre informando nome, e-mail, CPF, senha e telefone cadastrado.

Como solicitar a segunda via Sabesp pelo telefone?

A segunda via Sabesp também pode ser solicitada através do telefone (a ligação é gratuita). Para isso, basta seguir o seguinte passo a passo:

1.
Ligue para o número 0800 011 9911 e selecione a opção de “emissão de segunda via”;
2. Informe o número do seu CPF e tenha acesso ao código de barras da sua fatura;
3. Com o número em mãos, basta efetuar o pagamento.

Através da ligação telefônica, você também tem a opção de solicitar o envio da segunda via Sabesp impressa via correio, ou solicitar que ela seja enviada pelo email. Confira os canais de atendimento para os clientes Sabesp:

• Região Metropolitana: 0800 011 9911;
• Deficientes auditivos e de fala: 0800 777 3700;
• No interior e litoral deve-se discar: 0800 055 0195;
• Deficientes auditivos e de fala devem discar: 0800 016 0195.

É possível solicitar a segunda via Sabesp pessoalmente?

Há pessoas que preferem usar ainda os métodos mais tradicionais, e não tem problema nisso. É possível fazer um requerimento de sua segunda via de conta comparecendo em qualquer uma das agências físicas.

Para isso, basta levar os documentos pessoais (como RG e CPF) e uma conta de água antiga.

Uma vez estando lá, dirija-se a um dos guichês de atendimento e solicite a sua segunda via Sabesp.

Como pagar a fatura?

Para pagar a sua conta de água, não importando se é a primeira ou a segunda via, também é muito fácil.

Quem prefere pagar pessoalmente, pode comparecer às casas lotéricas, aos correspondentes e às agências bancárias.

Já quem é adepto das tecnologias, pode pagar a sua conta através dos aplicativos dos bancos onde possuem conta corrente ou poupança, ou mesmo através dos serviços de Internet Banking de sua instituição financeira.

Também tem a possibilidade de pagar através de carteiras virtuais, como a Carteira Digital Serasa, e outros sistemas especializados. Para fazer o pagamento, basta escanear o código de barras do boleto (no caso de faturas impressas) ou copiando e colando (ou mesmo digitando) o número do código de barras (se a fatura for digital).

Porém, se existem dívidas com a Sabesp que não foram pagas, pode ser que o seu nome tenha sido incluído em um cadastro de restrição ao crédito, sem o seu conhecimento.

Embora as empresas sejam obrigadas a notificar o consumidor, nem sempre elas conseguem. Pois, pode ter mudanças cadastrais como número de telefone, endereço ou qualquer outra alteração.

E para saber se você está ou não com o nome negativado, você pode fazer uma busca pelo seu CPF na Serasa. A consulta é gratuita e é muito rápida, bastando para isso o acesso ao site e a realização de um cadastro.

O problema de ter um CPF negativado (ou como se costuma falar, ter o “nome sujo”) é a dificuldade para conseguir algum crédito com uma instituição financeira, uma vez que a inserção do CPF nos cadastros restritivos faz baixar o score, que é a pontuação de crédito utilizada por muitas empresas na hora da concessão de um empréstimo ou financiamento.

Portanto, se, por um acaso, você possuir algum débito ou dívida não paga, saiba que é possível negociar essa dívida e obter descontos, além de poder parcelar o valor em até 12 vezes através do Serasa Limpa Nome.