Achei documentos perdidos: o que fazer

Saiba a importância de devolver os documentos de terceiros quando encontrar na rua e como fazer a entrega.

Carteira perdida

Publicado em: 14 de julho de 2023.

Autor: Marlise Brenol


Achei documentos perdidos, o que fazer? Essa é a pergunta de quem passa pela situação de encontrar documentos de outra pessoa e não saber como localizá-la. A orientação é simples: basta entregá-los em qualquer unidade dos Correios ou depositá-los nas caixas de coleta de correspondências. O documento, encaminhado para a central dos Correios, ficará disponível para retirada por até 60 dias, contados a partir da data de recebimento na agência. 

Do outro lado, quem perdeu os documentos e está passando pelo transtorno da situação pode verificar no site dos Correios se eles foram encontrados e em qual agência está disponível para retirada. É importante ressaltar que a retirada do documento perdido só é autorizada ao titular ou a seus representantes legais. Caso o dono não apareça em até 60 dias, o documento será devolvido ao órgão emissor. 

O serviço de achados e perdidos dos Correios tem mais de três décadas. A cada ano, a empresa pública recebe mais de 170 mil documentos perdidos em suas agências. A exceção foi em 2020, devido à pandemia e ao isolamento social, quando esse número caiu para cerca de 90 mil documentos. 

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Por que devolver o documento de terceiros

Fazer a devolução dos documentos encontrados é uma atitude solidária e cidadã. Além de ser um gesto de empatia, evitará transtornos e possíveis fraudes. O ato de devolver os documentos é uma maneira de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, ética e colaborativa. Nesse sentido, antes de recorrer aos Correios, é possível verificar se é possível fazer a devolução diretamente. Confira os passos:

  1. Verifique os documentos encontrados

    Ao encontrar documentos de terceiros, como RG, CPF, CNH, título de eleitor, entre outros, é indicado verificar todas as informações. Esses detalhes garantem a entrega para a pessoa correta.


  2. Identifique o proprietário dos documentos

    Procure informações que possam ajudar a identificar o titular dos documentos. Verifique se há algum contato de emergência, endereço ou telefone.

     

  3. Entre em contato com o titular

     No caso de ter contato, é possível falar com a pessoa dona dos documentos. Ligue e explique que encontrou os documentos. Caso não haja um número de telefone disponível, envie uma mensagem para o endereço de e-mail, se possível. Informe que os documentos foram encontrados e explique onde e como eles podem ser recuperados.

     

  4. Marque em um lugar público para fazer a devolução

    Se o titular for localizado, é importante não passar o endereço de casa ou do trabalho. Prefira marcar em um local público para entregar os documentos. 


  5. Utilize os serviços dos Correios

    No caso de não haver nenhuma pista para localização do cidadão, opte pelo serviço dos Correios. Em muitas cidades, a opção mais segura e conveniente para devolver documentos perdidos é entregá-los nos Correios. Na agência próxima, o cidadão será orientado sobre como proceder.

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Saiba o risco da perda de documentos

A perda de documentos representa um risco significativo devido às possíveis consequências negativas que podem afetar tanto o titular dos documentos como terceiros. Entenda algumas razões pelas quais a perda de documentos é considerada um risco:

  1. Identidade e roubo de informações pessoais

    Documentos perdidos, como RG, CPF, CNH e passaporte, contêm informações pessoais sensíveis que podem ser usadas por pessoas mal-intencionadas para cometer fraudes de identidade. Com esses dados em mãos, criminosos podem abrir contas bancárias falsas, solicitar empréstimos, fazer compras em nome da vítima e causar danos financeiros significativos.

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  2. Acesso a locais restritos

    Alguns documentos, como crachás de identificação, podem fornecer acesso a locais restritos, como prédios corporativos, instalações governamentais ou eventos especiais. Se caírem nas mãos erradas, pessoas não autorizadas podem utilizar esses documentos para entrar em áreas protegidas e realizar atividades ilegais.

     

  3. Uso indevido de serviços

    Documentos extraviados podem ser usados para obter serviços indevidamente, como solicitar crédito, alugar imóveis ou contratar serviços, causando prejuízos financeiros para a vítima. Os documentos fornecem prova de identidade e podem ser usados por indivíduos fraudulentos para se passarem pelo titular.

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  4. Dificuldades burocráticas

    A perda de documentos pode levar a complicações burocráticas, exigindo que a pessoa afetada obtenha segundas vias ou requeira documentos atualizados. Esse processo pode ser demorado, custoso e resultar em perda de tempo e energia para o indivíduo.


  5. Exposição a golpes e fraudes

    Ao perder documentos, as pessoas se tornam alvos em potencial para golpes e fraudes. Criminosos podem entrar em contato fingindo ser autoridades ou instituições financeiras e solicitar informações adicionais para "resolver" a situação, quando na verdade estão tentando obter mais dados pessoais para fins fraudulentos.

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Conheça a cartilha de documentos perdidos da Serasa

Para mostrar o que fazer ao perder documentos ou encontrar de terceiros, a Serasa preparou uma cartilha completa para ser baixada gratuitamente. Nela estão todas as principais informações para quem perdeu ou encontrou documentos.

Como fazer o monitoramento do CPF no ambiente digital

É crucial tomar medidas preventivas para proteger e manter em segurança os documentos pessoais. Ao perdê-los, é essencial notificar as autoridades competentes e adotar medidas para mitigar os riscos, como bloquear cartões, alterar senhas e manter-se vigilante contra possíveis atividades suspeitas em suas contas e registros pessoais. Uma forma de ser alertado caso os documentos sejam vazados para Dark Web, por exemplo, é assinar o Serasa Premium.

Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia seu CPF e CNPJ, trazendo informações sobre consultas, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, negativações e muito mais.  

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  • ●      seu CPF e CNPJ for consultado; 
  • ●      seu Serasa Score variar; 
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  • ●      seus dados vazarem na Dark Web. 
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*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.