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O que fazer em caso de fraude, se passei meu CPF?

Saiba o que fazer em caso de fraude, ou de dúvidas como “passei meu CPF por telefone o que fazer”.

Atualizado em: 3 de outubro de 2024

Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 8 minutos

Texto de: Time Serasa

Investigação de fraude corporativa: Auditor verificando fatura com lupa

As fraudes, principalmente que usam meios eletrônicos, estão aumentando. Segundo o dado mais recente do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o número de estelionatos cresceu 13% em 2023, frente à 2022. Saiba o que fazer em caso de fraude, ou em caso de dúvidas como “passei meu CPF por telefone o que fazer”.

Assista | Golpe da mão fantasma - Serasa Ensina

Riscos de fornecer o CPF por telefone

Muitos golpes simulam um atendimento bancário, ou de outra empresa, para conseguir que as vítimas informem seus números pessoais, como o CPF.

Se uma vítima cai em um golpe e passa seu CPF por telefone, em geral, os bandidos usam os dados pessoais para obter crédito. No fim, além da fraude, o consumidor ainda fica com o nome negativado.

Outra fraude que utiliza a ligação é o golpe da mão fantasma, também conhecido como "Golpe do Acesso Remoto". Aqui, o criminoso se passa por um falso funcionário do banco e entra em contato com a vítima, que é correntista da instituição.

O golpista passa a fazer perguntas sobre saques que estariam sendo feitos na conta e, com a vítima amedrontada, ele sugere a instalação de um ‘malware’, software que dá acesso ao celular. A instalação indevida permite que os fraudadores consigam vasculhar o aparelho para encontrar senhas das vítimas e utilizar os aplicativos de bancos e outros para cometer fraudes, por exemplo.

O setor de telefonia é bastante afetado por um tipo de golpe no qual os criminosos conseguem abrir contas de celular e comprar aparelhos, por exemplo.

  • Porém, com essa primeira fraude, os bandidos conseguem ter a conta de telefone como um comprovante de residência para aplicar golpes ainda maiores. Entre eles estão:

  • ●     Abertura de contas em bancos para pegar talões de cheques e cartões de crédito.
  • ●     Fazer empréstimos no nome da vítima.
  • ●     Golpes em site de relacionamento: os scammers, golpistas em tradução livre, também podem utilizar fotos e documentos para fazer perfis que aparentam ser verificados e, assim, atrair novas vítimas caiam nos golpes, a partir da manipulação emocional delas.

Como identificar possíveis fraudes

  • Para se prevenir, é preciso saber identificar as fraudes. Para isso, esteja atento a:

  • ●     Contatos desconhecidos: ligações de números de outros estados, ou mesmo mensagens por aplicativos enviadas por pessoas que o cidadão não reconhece, tem grandes chances de serem uma tentativa de golpe.
  • ●     Pedidos com urgência: em caso de atender esse contato e perceber que, independentemente do contexto, a outra pessoa pede dados, informações ou até dinheiro de forma urgente, tire um tempo para refletir ao invés de agir por impulso.
  • ●     Promessas boas demais para serem verdade: desconfie sempre de promoções exageradamente boas, ou sorteios que pedem muitos dados em troca de prêmios que parecem ser bons demais.
  • ●     Links suspeitos: muitas vezes os golpistas oferecem empregos com salários excelentes ou outras oportunidades imperdíveis, mas antes pedem que a pessoa clique em um link. Nunca acesse um site sem saber se ele é confiável primeiro, pois apenas este clique pode tornar seu aparelho vulnerável aos golpes.

O que fazer se for vítima da fraude

Se a pessoa identificar que foi vítima de fraude, a primeira atitude assim que souber que tem uma dívida que não reconhece, é procurar a instituição financeira. Pode ser o banco, a companhia de telefone ou loja onde a dívida tiver sido feita.

Também é preciso identificar se há outros locais utilizando seus dados. Checar todas as compras que aparecem na fatura do cartão de crédito e se preciso cancelar o cartão e pedir um novo.

Se for o caso de fraude digital, ou seja, tiver acontecido via meios eletrônicos, é importante ainda trocar as senhas de e-mails e outros sites.

Já no caso de estar negativado, a dica é pedir que a empresa retire o registro das listas de inadimplente. Se mesmo após esse contato a empresa não retirar, o consumidor deve entrar na Justiça com uma ação de declaração de inexistência do débito. O melhor caminho costuma ser o acordo extrajudicial, mas o consumidor também pode pedir danos morais, se for o caso.

O que fazer se os documentos foram roubados ou furtados

Em caso de perda, roubo ou furto, o consumidor precisa se precaver desses golpes. Já que, conforme estudos da Serasa, basta perder um documento pessoal para dobrar as chances de ser vítima de fraude. Para se prevenir, é preciso fazer um Boletim de Ocorrência (BO) especificando se o documento foi perdido, roubado ou furtado.

Outra dica é cadastrar um alerta gratuito na Serasa. Com esse alerta, as empresas que consultarem a Serasa serão avisadas sobre perda ou roubo dos documentos. Assim, elas vão poder solicitar mais dados ou outros documentos que comprove a identidade de quem está portando o documento.

O que mais você pode fazer para proteger seus dados?

  • A orientação principal é ter cuidado extra com os dados pessoais, em especial o CPF.

  • ●     Mantenha os documentos em locais seguros.
  • ●     Informe os números dos documentos em sorteios e promoções apenas de empresas que você conhece e confia.
  • ●     Evite fazer cadastro em sites que não sejam de confiança.
  • ●     Desconfie de sites que anunciam produtos com preços muito abaixo do mercado.
  • ●     Não compartilhe dados pessoais em redes sociais.
  • ●     Atenção ao descartar cartões, documentos e contas.

Como saber se estão usando o meu CPF?

Para ficar ainda mais protegido, também é possível monitorar o seu CPF em tempo real. Com o Serasa Antifraude, você recebe alertas sempre que seu nome for consultado e na possibilidade de ser negativado.

O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ do assinante. Traz informações em tempo real e alertas sobre consultas ao CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web e muito mais. 

  • O serviço avisa sempre que: 

  • ●      seu CPF e CNPJ for consultado; 
  • ●      seu Serasa Score variar; 
  • ●      uma negativação* estiver prestes a acontecer (antes do comunicado oficial, que é gratuito e para todos os consumidores); 
  • ●      seus dados vazarem na Dark Web.  


A assinatura Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas. 

serasa score

*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.

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