Navegação do blog
  1. Premium
  2. Blog
  3. Black Friday Como Comparar Precos

Black Friday: como comparar preços

Sete comparadores de preços para conferir se o desconto divulgado pelas lojas na Black Friday é verdadeiro.

Atualizado em: 9 de novembro de 2023

Categoria Consultar CPFTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

mulher com o celular na mão conferindo site de compras

A Black Friday 2023 já tem data marcada: 24 de novembro. Durante essa época do ano, comparar preços é uma prática ainda mais necessária para os consumidores que desejam fazer compras.

No Brasil, o evento é conhecido por proporcionar grandes descontos, mas também é marcado por muitos golpes, e o principal deles é o do “desconto maquiado”. Na prática, os lojistas aumentam os preços às vésperas da Black Friday para, na data, anunciar ofertas mais atrativas. É a famosa Black Fraude.

De acordo com levantamento feito pelo Procon-SP, 8% das queixas feitas ao órgão na Black Friday de 2022 diziam respeito à maquiagem de desconto – quando a oferta divulgada não correspondia à realidade. Na lista de reclamações, também apareceu o cancelamento do pedido após a finalização da compra.

Assista | Ao fazer compras online, use o cartão de crédito virtual

Sete sites para comparar preços antes e durante a Black Friday

A melhor forma de garantir bons descontos é investir tempo em pesquisa. É importante começar as buscas nos dias que antecedem a promoção e também comparar os preços no dia da compra.

Confira sete sites de comparação de preços que previnem cair em golpes como o do desconto maquiado na Black Friday:

  1. Compare TechTudo

    Compare TechTudo é um comparador de preços voltado a produtos de tecnologia. Nele o consumidor pode encontrar as melhores promoções de itens como celulares, TVs, jogos, notebooks, câmeras, fones de ouvido e caixas de som.

    O site permite fazer uma busca pelo produto desejado e ver as ofertas de lojas confiáveis. Além disso, é possível filtrar a pesquisa por preço, o que facilita a tarefa de identificar qual loja está vendendo aquilo que você deseja pelo menor valor.


  2. Zoom 

    Zoom é uma plataforma de comparação de preços que reúne informações de milhares de lojistas. A proposta é recomendar aos usuários lojas confiáveis a partir de uma análise prévia na Receita Federal e órgãos de proteção ao consumidor, além de comparar preços de produtos em diferentes lojas virtuais e recomendar a melhor oferta.

    Outro ponto de destaque é que o site oferece informações e análise sobre os produtos e avaliações de outros consumidores. O usuário pode fazer a pesquisa com ou sem cadastro. A vantagem de se cadastrar é salvar produtos em uma lista de desejos e receber alertas se o preço baixar.


  3. Bondfaro

    O Bondfaro é um dos comparadores mais antigos do país. As pesquisas abrangem inúmeros produtos, desde eletrônicos a roupas, brinquedos e até alimentos. É possível pesquisar preços e ofertas por categoria ou por item específico.

    É interessante aproveitar as facilidades extras que o site oferece: cashback, histórico de preços de até um ano atrás e alerta de ofertas para o produto desejado.


  4. Promobit

    O comparador de preços Promobit é uma boa opção para quem gosta de consultar recomendações de especialistas ou conferir avaliações de outros consumidores antes de fechar negócio.

    A plataforma se apresenta como “a maior comunidade de ofertas da internet”. Isso porque a curadoria é feita por especialistas dispostos a responder às dúvidas dos usuários e, assim, tornar a experiência de compra mais segura.

    A comunidade Promobit possui uma página específica para promoções de Black Friday.


  5. Buscapé

    Buscapé é um dos sites mais conhecidos para comparação. Um dos principais serviços disponíveis na plataforma é o histórico de preços: um gráfico que mostra a variação do valor de um produto nos últimos 40 dias ou seis meses. Esse recurso ajuda o consumidor a identificar se houve um aumento repentino de preço nas vésperas da Black Friday.

    O Buscapé também permite que o consumidor crie um alerta e seja notificado quando o preço do produto que ele procura baixar. De tempos em tempos, o site firma parcerias com e-commerces para trazer ofertas com condições especiais aos consumidores.

    Atualmente a plataforma oferece a opção de cashback para as compras feitas em alguns sites parceiros, quando são redirecionadas a partir da pesquisa no Buscapé.


  6. Reduza

    O site Reduza traz uma proposta que vai além de comparar preços. A ideia é ajudar o consumidor a encontrar o maior desconto e pagar o menor preço possível pelos produtos que deseja.

    Funciona assim: o usuário acessa a página e “cola” a URL da oferta de um produto que encontrou, de qualquer outro site. Em seguida, é só clicar em “Verificar preço” e a plataforma buscará as melhores ofertas.

    Uma das grandes vantagens do Reduza é que, durante o período de Black Friday, o site também oferece o serviço de verificação de confiança do site de e-commerce, o que ajuda o consumidor a evitar fraudes.


  7. Google Shopping

    O comparador do Google Shopping está integrado ao buscador. Algumas sugestões de compra aparecem ao fazer uma pesquisa sobre um produto no Google, por exemplo.

    Ele funciona de forma semelhante aos demais comparadores: facilita a pesquisa de preços, traz informações sobre os produtos e encaminha aos sites das lojas. Ao clicar na aba “Shopping” do buscador, o usuário encontra acesso a filtros de marca e preços para a pesquisa.

    Leia também | Guia Black Friday: como fazer compras sem se endividar

Serasa Premium: proteção extra para os seus dados

O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ, trazendo informações e alertas sobre consultas ao seu CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, negativações e muito mais.  

Fique no controle da sua vida financeira e tenha mais tranquilidade sobre os seus dados. A conta Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas. O serviço avisa sempre que:

  • ●      seu CPF e CNPJ for consultado; 
  • ●      seu Serasa Score variar; 
  • ●      uma negativação* estiver prestes a acontecer (antes do comunicado oficial, que é gratuito e para todos os consumidores); 
  • ●      seus dados vazarem na Dark Web. 
serasa score

*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados