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Black Friday: monitorador de preços e fraudes

É importante conferir as ofertas em um monitorador de preços e checar a avaliação das lojas virtuais.

Atualizado em: 13 de outubro de 2023

Categoria Consultar CPFTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Pensativa e focada desenvolvedora web programador feminina trabalhando na empresa de desenvolvimento de produtos modernos Mulher hispânica sentada e pensando usando laptop para escrever código

Monitorar preços antes de comprar é um hábito importante em qualquer época do ano, mas a Black Friday exige atenção especial do consumidor. O evento é uma oportunidade de fechar bons negócios, mas também de cair em falsas ofertas. Por isso, acessar um site monitorador de preços é uma etapa de segurança antes de completar uma compra online.

Além dos cuidados básicos com a segurança digital, é importante também se atentar para a chamada “Black Fraude”, em que lojistas aumentam preços na véspera para anunciar descontos maiores no evento. Sites que compartilham a avaliação de lojas virtuais feita pelos próprios clientes também são uma boa fonte de pesquisa para saber se a compra é segura.

Assista | Paguei e não recebi. O que fazer quando a compra não chega?

Oito sites para monitorar preço de produto e pesquisar empresas

Utilizar sites para monitorar preços de produtos, com comparativos da variação ao longo do tempo, funciona como um comportamento preventivo. Assim, fica mais fácil reconhecer uma oferta realmente vantajosa.

Da mesma forma, antes de finalizar uma compra é importante conferir a reputação do lojista na opinião dos demais consumidores. Confira oito sites para acessar antes de ir para o carrinho de compras virtual:

  1. Reclame Aqui

    O Reclame Aqui é uma plataforma em que o consumidor pode pesquisar a reputação das lojas de e-commerce e cadastrar reclamações de operações que desrespeitaram os direitos do consumidor. A proposta é ser um ambiente de mediação entre lojistas e clientes.

    Durante o período de Black Friday, é feito um monitoramento de propagandas enganosas e também de atrasos e equívocos nas compras. Na edição 2022, o site recebeu 192.961 reclamações relativas à campanha. De acordo com o Reclame Aqui, 78% dos casos publicados foram solucionados pelas empresas.

     

  2. Consumidor.gov.br

    A plataforma Consumidor.gov.br é uma prestação de serviço público e gratuito para a intermediação entre consumidores e empresas. Os lojistas cadastram as empresas na plataforma e o cliente pode utilizar o site para reclamar diretamente e buscar a solução de conflitos de consumo pela internet.

    As reclamações e as soluções encontradas compõem uma base de dados pública e aberta para consulta. Na ferramenta de busca, é possível conferir o percentual de casos resolvidos, índice de satisfação dos consumidores e o tempo médio de resposta das empresas.

     

  3. Procon-SP

    O Procon-SP, assim como os demais órgãos de defesa do consumidor, também recebe reclamações de infração aos direitos de consumo. O órgão atua na orientação de consumidores para ações coletivas e individuais nos casos em que as reclamações diretas não foram resolvidas.

    Na Black Friday de 2022, 31,8% das queixas registradas pelo órgão paulista eram relativas a atrasos ou não entrega de produtos e 11,6% eram sobre maquiagem de desconto (ofertas que não representam o desconto real).

    Quem é do estado de São Paulo pode registrar denúncias no site do Procon-SP. Outra possibilidade é verificar a lista de empresas não recomendadas pelo órgão.

     

  4. Zoom

    O Zoom é uma plataforma de comparação de preços e agregadora de lojistas. A proposta do serviço é indicar lojas confiáveis a partir de uma análise prévia na Serasa, Receita Federal e Procon. A página compara preços de produtos em diferentes sites de e-commerce e sugere a melhor oferta.

    O serviço oferece informações e análise sobre os produtos e avaliações de outros consumidores. Há também a mediação de casos de atraso ou outras reclamações de consumidores que fizeram a compra por meio da plataforma. A pesquisa no Zoom pode ser feita sem cadastro, mas quem é cadastrado tem a possibilidade de salvar produtos em lista de desejos e ser alertado se o preço baixar.

     

  5. Buscapé

    A proposta do site Buscapé é ser um indexador de ofertas para o consumidor comparar os preços dos produtos. Um dos serviços é o monitoramento do histórico de preços de determinado item nos últimos 40 dias.

    Também é possível configurar um alerta de produto para receber uma notificação quando o preço baixar. O site ainda oferece o serviço de lista de desejos para salvar ofertas de consumidores cadastrados.

     

  6. Pelando

    O Pelando funciona como uma rede social gratuita, alimentada pelos próprios consumidores que compartilham ofertas e cupons de desconto. O site também tem buscador para comparar os preços de um mesmo produto nas principais lojas virtuais do Brasil.

    A experiência é mais completa para os usuários que se cadastram.

     

  7. Reduza

    No Reduza a proposta é encontrar o maior desconto e pagar o menor preço pelos produtos. A plataforma convida o consumidor a “colar” a URL da oferta de produto e clicar em “reduzir o preço”. O site então busca melhores oportunidades de preço e frete para o mesmo item.

    A página também oferece o serviço de verificação de confiança do site em que o cliente pretende fazer a compra.

     

  8. Promobit

    A Promobit se intitula a maior comunidade de ofertas da internet. A curadoria é feita por especialistas dispostos a responder dúvidas e ajudar os demais consumidores.

    O site segue a lógica de inteligência coletiva, ou seja, curadoria de ofertas mediada por pessoas. Em 2020, a comunidade atingiu um milhão de membros e hoje tem uma página específica para promoções de Black Friday.

    Leia também | Black Friday: cinco dicas para não cair em golpes

Como monitorar preço de produto

A melhor forma de monitorar o preço dos produtos é cadastrar-se nos sites de comparação de ofertas e ativar a opção de ser avisado quando o valor reduzir – quase todos têm essa ferramenta. É importante também definir com antecedência a marca e o modelo exato do produto desejado, assim o monitoramento é ainda mais efetivo.

A Black Friday é uma boa oportunidade para conseguir desconto em compras, mas evite a tentação de fazer compras impulsivas apenas para aproveitar o desconto.

Leia também | Como fazer compras online com segurança?

Conheça o Serasa Premium

Por falar em monitoramento, o Serasa Premium é um serviço de assinatura que monitora o seu CPF ou CNPJ 24 horas por dia, colocando você no controle de sua vida financeira.

Com ele, você será alertado por e-mail e SMS quando houver movimentações ou vazamento de dados. O serviço avisa sempre que:

  • ●      seu CPF e CNPJ for consultado; 
  • ●      seu Serasa Score variar; 
  • ●      uma negativação* estiver prestes a acontecer (antes do comunicado oficial, que é gratuito e para todos os consumidores); 
  • ●      seus dados vazarem na Dark Web. 
serasa score

*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.

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