O que fazer no caso de ter um cheque perdido

O cheque deixou de ser a preferência nacional, mas ainda é usado e, em caso de perda, precisa de atenção.

mulher madura chocada ao perceber que perdeu o seu cheque

Publicado em: 31 de julho de 2023.

Autora: Marlise Brenol


O cheque já não é mais utilizado com a frequência de antes diante da competição com os meios de pagamento digitais. Em 2022, houve uma redução no número de cheques compensados, totalizando 202,8 milhões de documentos, queda de 7,3% em comparação ao ano anterior. Mesmo assim é muito dinheiro circulando nesse meio. Em caso de cheque perdido, portanto, é preciso atenção para agir rápido. 

A diminuição do uso de cheques no país pode ser atribuída principalmente ao avanço dos meios de pagamento digitais, como internet banking, mobile banking e, especialmente, a criação do Pix em 2020. Essas opções mais ágeis, seguras e convenientes têm ganhado cada vez mais aceitação entre os brasileiros, contribuindo para a queda significativa no uso de cheques nas últimas três décadas.

A queda é ainda mais expressiva quando comparada aos números de 1995, quando foram compensados 3,3 bilhões de cheques, resultando em uma diminuição de 94% ao longo desse período. Essas estatísticas são baseadas nos dados fornecidos pelo Serviço de Compensação de Cheques, conhecido como Compe.

Usos para o cheque no Brasil

Os 202,8 milhões de cheques compensados em 2022 correspondem a um número alto se comparado com a população economicamente ativa. Portanto, apesar da queda no uso desse meio de pagamento, ainda existem situações em que os cheques podem ser considerados uma solução melhor que os meios digitais.

Mesmo com o risco de o cheque em papel ser perdido, em algumas regiões ou setores pode haver fornecedores ou prestadores de serviços que não aceitam pagamentos digitais ou não têm a infraestrutura necessária para isso. Nesses casos, um cheque pode ser uma opção mais viável. 

Em transações que envolvem valores mais altos, algumas pessoas ainda preferem usar cheques por questões de segurança. Ao emitir um cheque, é possível ter um registro físico do pagamento e obter um endosso nominal.

Há ainda os casos em que o destinatário não tem acesso a contas bancárias ou aos meios digitais. Em situações em que é necessário efetuar um pagamento a alguém desbancarizado, ou seja, sem cadastro em conta bancária, o uso de cheques pode ser uma alternativa mais conveniente.

Outra prática é o cheque como garantia. Em transações entre pessoas ou empresas sem histórico de relacionamento comercial, o cheque pode ser usado como uma forma de garantia de fundos. O beneficiário pode esperar o cheque ser compensado antes de fornecer produtos ou serviços.

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Cheque perdido: o que fazer

Se o cheque emitido foi perdido ou extraviado, o titular deve agir com brevidade. É essencial avisar ao banco que emitiu o talão e pedir o bloqueio dele, para evitar que alguém o utilize para fazer compras. 

Além disso, para reduzir os transtornos de quem teve o documento perdido, extraviado ou furtado, a Serasa oferece a funcionalidade Documentos Extraviados e amplia os benefícios para todos os brasileiros de forma rápida, fácil e gratuita.

Após o registro online, a Serasa emite um alerta para todas as empresas parceiras. O objetivo é informar sobre a perda do documento para evitar possíveis fraudes, golpes ou usos indevidos. A empresa bem-informada estará ciente em relação à condição do consumidor e a possibilidades de fraude.

Na ferramenta, o consumidor pode registrar cheque perdido, mas também outros documentos

extraviados como CPF, RG, CNH, CTPS, RNE, passaporte, título de eleitor, documentos funcionais (OAB, CREA, CRM e outras carteiras profissionais) e outros documentos de identificação aceitos no território nacional.

Leia também I Como registrar um cheque perdido

Leia também I Como preencher cheque: confira 5 dicas para não errar

Como registrar o aviso no Documentos Extraviados

O registro do cheque perdido no site da Serasa é rápido e fácil e permite o rastreio e aviso para empresas e bancos para evitar transtornos. Saiba como fazer o registro passo a passo e correr menos riscos.

  1. Acesse o site da Serasa. 

    Ao entrar na plataforma, digite o CPF e senha ou realize um breve cadastro.

    Depois, acesse a aba “Meu CPF” e clique na funcionalidade “Documentos

    Extraviados”.


  2. Faça o cadastro inicial.

    Preencha os dados solicitados, informando o motivo do registro (perda ou roubo

    de documento), o número do boletim de ocorrência (se houver), data da

    ocorrência e eventuais fraudes se já identificadas.

     

  3. Escolha o documento.

    Informe qual foi o documento extraviado e digite todos os números e caracteres

    para identificação. É possível selecionar entre CPF, RG, CNH, CTPS, RNE,

    passaporte, título de eleitor, cheques, documentos funcionais (OAB, CREA, CRM

    e outras carteiras profissionais) e outros documentos de identificação aceitos em

    todo o território nacional.

     

  4. Confirme os dados pessoais.

    Preencha os campos com as informações: e-mail, número do celular e CEP. O registro

    terá validade de três dias úteis para cheques e cinco anos para os demais

    documentos.

     

    Leia também I Cheque devolvido: o que é e quais as consequências para o score

Cheque perdido: como dar a baixa

Uma situação complicada pode acontecer quando o nome do consumidor titular do documento for registrado no Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos do Banco Central (CCF). Nesse caso, é preciso regularizar o problema com uma carta quitação do cheque devolvido perdido. Se o cheque tiver sido extraviado, o consumidor deve exigir a carta de anuência, que é uma declaração discriminando os dados do título e informando que o débito foi quitado, ou seja, dar a baixa.

Como monitorar os dados pessoais

Para ficar no controle da sua vida financeira, é importante acompanhar tudo o que acontece com seus dados. O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia seu CPF e CNPJ, trazendo informações sobre consultas, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, negativações e muito mais.  

Só com a conta Premium você tem atendimento exclusivo na Serasa e controla se seu Serasa Score pode ou não ser consultado pelo mercado. O Premium avisa sempre que:

●      seu CPF e CNPJ for consultado; 

  • ●      seu Serasa Score variar; 
  • ●      uma negativação* estiver prestes a acontecer (antes do comunicado oficial, que é gratuito e para todos os consumidores); 
  • ●      seus dados vazarem na Dark Web. 
serasa score

*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.