Cheque devolvido: o que é e quais as consequências para o Score?

O cheque devolvido pode causar vários prejuízos para o consumidor como prejudicar a pontuação Score. Leia o post e entenda mais sobre o assunto. 

cheque


Autor: Serrana Filetti

Publicado em 25 de outubro de 2022

Embora essa forma de pagamento seja cada vez mais rara no Brasil, ter cheque devolvido pode causar problemas ao consumidor. Entre eles, o nome do titular pode parar no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF). Para tirar todas as dúvidas sobre cheque sem fundo, preparamos este post.  

Nele, vamos falar:  

• o que é cheque devolvido;  

• por que isso acontece;  

• quais as consequências do cheque sem fundo para o Score?  

Acompanhe!  

O que é cheque devolvido 

Quando há divergência na assinatura ou a conta é encerrada, o cheque é devolvido. O mesmo acontece quando faltam fundos na conta no valor do pagamento. Em alguns casos, o nome do consumidor vai parar no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF). Além disso, segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em 2021 foram 18,6 milhões de cheques devolvidos. 

Entre os motivos principais estão falta de fundos, conta encerrada, prática espúria e cheque sustado ou revogado. O número de cheques devolvidos representou 8,5% do total de cheques compensados no país, queda de 23,7% na comparação com 2020, quando foram devolvidos 23,4 milhões de documentos.  

Por que o cheque é devolvido 

Como já adiantamos, há vários motivos para o cheque ser devolvido. No entanto, é preciso saber que o banco deve dar uma justificativa ao devolver o documento. O Banco Central criou códigos para cada um dos motivos.  

Se a conta bancária está sem fundos, os motivos do Banco Central são sinalizados pelos números 11, 12, 13 e 14.  

Se há algum problema que impede o pagamento do cheque, os números são 20 a 28, 30 e 70. Outro motivo é irregularidade do cheque, representada pelos números 31, 33, 34 e 35.  

Também há problemas com a apresentação indevida, definidos pelos números 37 a 45, 48 e 49. A emissão indevida é simbolizada pelos números 59, 60, 61 e 64.  

Principais motivos para o cheque devolvido 

Motivo 22: erro na assinatura  

Essa é uma das principais razões para o cheque devolvido. Para resolver o problema, basta assinar o cheque corretamente. Uma dica é sempre conferir a folha de cheques depois de assinada. Também é importante prestar atenção na assinatura, na data e no valor.  

Motivo 48: cheque com valor superior a R$100 sem a identificação do beneficiário 

Se o consumidor fez qualquer compra acima de R$100 e não identificou o beneficiário que vai receber o cheque, o documento será devolvido. Portanto, para evitar o problema é importante colocar o nome de quem vai receber o pagamento. 

Consequências de ter o cheque devolvido para o Score 

Além de o nome do consumidor parar no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF), ele não poderá receber novos talões de cheque no banco. A conta também poderá ser encerrada.  

Outra consequência é uma possível queda no Serasa Score. 

Veja o vídeo e saiba o que é

Serasa Score 2.0

Como consequência, o consumidor terá mais dificuldade de:  

• ter crédito aprovado; 

• conseguir empréstimos; 

• contar com crediários; 

• obter novos cartões de crédito. 

Saiba mais:  

Por que meu Score caiu?  

Por que meu Score baixou do nada?  

Como evitar o cheque devolvido? 

Veja as dicas que preparamos para não ter problemas com cheques devolvidos.  

Preste atenção ao saldo da conta  

Em primeiro lugar, é necessário prestar atenção ao saldo da conta. Por isso, nunca dê um cheque sem saber se terá dinheiro na instituição financeira. Uma dica é datar o documento para o melhor dia em que receber o pagamento.  

Por exemplo, se o salário do consumidor for depositado no quinto dia útil do mês, o ideal é datar o cheque a partir desse dia. 

Tome cuidado com cheque em branco 

Nunca deixe cheques assinados. Por mais que se confie em um membro da família ou em um amigo, nunca sabemos qual é a quantia que a pessoa preencherá no cheque.  

Assine corretamente  

Outra dica é assinar corretamente o cheque. Preste atenção na assinatura e tome cuidado para não ultrapassar a linha determinada. Assine o cheque da mesma forma que foi registrado no banco. A assinatura preenchida da forma errada pode causar a devolução do cheque.  

Verifique a conta bancária 

O cheque pode ser devolvido se a conta bancária estiver encerrada. Portanto, caso o consumidor queira acabar com a conta na instituição bancária, o ideal é verificar antes se não há cheques para entrar.  

Entenda um pouco mais sobre o Serasa Score

Como você viu neste post, ter o cheque devolvido pode prejudicar o Serasa Score. Quer saber se é possível fazer empréstimo mesmo com o Score baixo? Acesse o link para descobrir! 

O Serasa Score é uma pontuação de crédito que vai de 0 a 1000 e indica as chances de o consumidor pagar suas contas em dia. Quanto mais alta for a pontuação, maior a chance de conseguir crédito em bancos e financeiras.   

• Para consultar o seu Serasa Score, siga o passo a passo: 

• Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site. 

• Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis. 

• Faça o login. 

• Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.