Entrar

Meu score caiu do nada

Veja o que mudou com o Score 2.0

Meu score caiu do nada: o que houve? Pode acontecer de você também ter se deparado com essa pergunta recentemente. Mas não se preocupe! A Serasa Score está passando por uma atualização e se tornou Serasa Score 2.0.

A medida ocorre para acompanhar as mudanças tecnológicas, econômicas e sociais do país para entregar um serviço ainda melhor. A pontuação de crédito agora é calculada de outra forma e leva em consideração esse novo cenário.

Vamos entender como tudo funciona agora!

Atualização Score 2.0: maio/2021

A nova atualização do Score 2.0 usa como avaliação critérios divididos em sete categorias. O comportamento de consultas equivale a 1,5% da análise. Já as consultas para serviço e crédito somam 17,8%.

O crédito contratado vale 7,9%, enquanto o peso do histórico de dívidas é de 13,7%. Também são considerados o pagamento de crédito (43,6%), o pagamento de dívidas (5,5%) e o tempo de uso do crédito (10,1%).

Além da nova maneira de calcular o score, também foram alteradas as pontuações das quatro faixas. Agora, a classificação fica da seguinte forma.

● Muito bom: 701 a 1.000.
● Bom: 501 a 700.
● Regular: 301 a 500.
● Baixo: 0 a 300.

Pago minhas contas em dia e meu score baixou

Esta pode ser uma dúvida recorrente: “pago minhas contas em dia e meu score baixou”. Realmente pode acontecer, pois os critérios de pontuação levam em consideração outros fatores também. Porém, se você paga seus débitos em dia, não se preocupe, pois a tendência é ter um bom score.

Por que meu score fica oscilando?

A pontuação de crédito funciona de forma dinâmica, pois leva em consideração as movimentações financeiras dos consumidores. Caso haja oscilação de até 50 pontos, não se preocupe, pois as empresas não mudam o que entendem sobre o seu perfil por conta disso.

Score 2.0: como aumentar e quanto tempo demora?

Não é possível definir com exatidão quanto tempo demora para aumentar o score. O sistema é dinâmico e acompanha as movimentações financeiras do consumidor. Se você está interessado em ter mais pontos, veja as principais dicas de como aumentar o score.

1. Limpe o seu nome.
2. Pague suas dívidas em dia.
3. Utilize o Cadastro Positivo.
4. Score Turbo: aplicativo para aumentar score.

Meu score caiu do nada: o que fazer?

Perguntas como “meu score baixou indevidamente”, “meu score caiu 300 pontos”, “simular financiamento abaixa o score” e “por que meu score caiu do nada” são comuns. Porém são dúvidas muito fáceis de serem resolvidas.

O Score 2.0 funciona de forma bem parecida com o antigo: quem paga suas contas em dia e não tem o nome negativado vai ter boas notas. Existem outros critérios, mas todos passam por essa abordagem.

“Mas meu score caiu do nada!”. Se isso aconteceu com você, é possível verificar os motivos para que isso tenha acontecido no site da Serasa. Quando for consultar score, clique em “Entender seu Serasa Score”.

Cadastro Positivo tem mais peso no Score 2.0

No Cadastro Positivo, o consumidor registra também as suas contas pagas, e não somente as dívidas. Quanto mais dados sobre pagamentos feitos em dia no seu CPF, melhor fica a Serasa Score 2.0. O seu cancelamento também pode impactar na pontuação. Se o consumidor não tiver contratos de crédito ativos ou não usar cartão de crédito, por exemplo, também pode fazer cair a pontuação.

Score Turbo melhora o Score 2.0?

O Score Turbo continua com as mesmas regras. Ele pode ajudar quem ainda não sabe como aumentar o score. Porém é importante não ter novas dívidas na Serasa Limpa Nome e não deixar de pagar o parcelamento do acordo, caso tenha feito algum.

Se interessa por este tipo de conteúdo? Acompanhe também nosso canal no YouTube e nosso podcast Serasa Ensina.