Navegação do blog
  1. Score
  2. Blog
  3. Sera Que Fazer Emprestimo Baixa O Score

Fazer simulação de financiamento abaixa o Score?

Entenda se simular um financiamento pode reduzir a pontuação de crédito – mesmo sem contratar o serviço.

Atualizado em: 20 de maio de 2024

Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

mulher pensando

Contratar crédito é uma das ações que levam à redução do Serasa Score por um período. Entretanto, muitas simulações de contratações também podem ter impacto negativo sobre a pontuação de crédito.

Entenda se fazer simulação de financiamento abaixa o Score e saiba quais hábitos podem afetar a pontuação.

Assista | Como é feita a análise de crédito

Como funciona o Serasa Score

O Serasa Score é uma pontuação de crédito dinâmica, baseada principalmente no momento e no comportamento financeiro das pessoas. Funciona assim: quando o Score está alto, a probabilidade de aprovação de crédito (cartão, empréstimo, financiamento, crediário) é maior. Por outro lado, quando a pontuação está baixa, as chances de ter acesso a qualquer tipo de crédito são menores naquele momento.  

A pontuação vai mudando ao longo das semanas conforme as escolhas financeiras do consumidor. Quanto mais conscientes são os hábitos, maior é a pontuação e maior também é chance de uma pessoa conseguir boas oportunidades de crédito, como um financiamento.

Fazer simulação de financiamento abaixa o Score?

Já sabemos que algumas atitudes financeiras podem reduzir as chances de crédito no mercado. E fazer simulação de financiamento: abaixa o Score também? Muitas simulações ao mesmo tempo podem, sim, impactar negativamente o Score.  

Isso acontece porque o Score leva em conta as consultas de empresas ao CPF do consumidor para calcular a pontuação. Cada vez que uma empresa checa o CPF de um cliente que solicitou uma proposta de crédito, essa consulta fica registrada. Muitos pedidos ao mesmo tempo (seja de financiamento, empréstimo ou cartão de crédito) são interpretados pelo mercado como necessidade urgente de dinheiro. Isso vale também para simulações de crédito que não chegam a ser contratadas.

Porém, o peso das consultas no cálculo do Score é de no máximo 6% (ou 60 pontos).

Leia também | Existe uma tabela de Score para financiamento?

O que pode prejudicar o Score?

  • ●     Pagar as contas com atraso.
  • ●     Estar negativado na Serasa.
  • ●     Fazer muitas simulações de crédito.
  • ●     Pedir um empréstimo.
  • ●     Ter pouco histórico financeiro no mercado.

Como fazer simulações sem prejudicar o Serasa Score?

Não é preciso deixar de simular cenários de crédito para preservar a pontuação. Pesquisar essas oportunidades também faz parte de uma gestão financeira saudável e as simulações de financiamento são úteis para entender o custo real do crédito. Entretanto, é importante fazer essas projeções de forma consciente.

Confira duas dicas de como não ser prejudicado pelas simulações de crédito:

  1. Peça crédito com cautela

    É o excesso de simulações que pode prejudicar o Score. Por isso, busque crédito e faça simulações com cautela. Uma dica para minimizar o impacto negativo das consultas é aguardar pelo menos três meses entre um pedido e outro.

  2. Simule com o Serasa Crédito

    O Serasa Crédito é a plataforma da Serasa que permite aos consumidores compararem oportunidades de crédito disponíveis para o seu CPF. As simulações feitas dentro do espaço virtual da Serasa não impactam negativamente o Score Serasa, por isso é possível aproveitar e ter acesso a várias ofertas.

    O Serasa Crédito tem dezenas de parceiros para empréstimo, cartão de crédito e conta digital.

Como o Serasa Score é calculado

As pontuações do Serasa Score vão de 0 a 1.000 a partir de informações relativas aos hábitos financeiros dos consumidores. Assim, o Score é a representação numérica do histórico recente de crédito de cada pessoa. Isso significa que quem paga todas as contas em dia normalmente tem pontuação maior do que quem está com dívidas, por exemplo.  

Confira o peso de cada fator usado no cálculo:

  • ●     Compromisso com crédito (55%) 

Aqui são consideradas as informações do Cadastro Positivo, como pagamentos de crédito e contas de consumo. Isso ajuda a formar o histórico de crédito do consumidor e permite uma análise mais justa. Sem essas informações, apenas os dados negativos (atrasos e dívidas) seriam considerados.   

  • ●     Registro de dívidas e pendências (33%)

Também são consideradas as dívidas negativadas do consumidor, assim como cheques sem fundo, ações judiciais e falências de empresas associadas ao seu CPF. Esses registros, quando existem, prejudicam o Score. Ao pagar as dívidas, ainda que o Score não aumente imediatamente, a pontuação tende a subir com o tempo.

  • ●     Consultas ao CPF (6%)

Esse é o fator que faz com que a simulação de financiamento possa influenciar o Score negativamente. Quando uma empresa é solicitada a conceder crédito, a consulta ao CPF do cliente faz parte da análise. O excesso de consultas em pouco tempo pode ser um indício de aumento de risco de endividamento, por isso pode levar a uma leve queda na pontuação.    

  • ●     Evolução financeira (6%)

O tempo de relacionamento com o mercado de crédito também influencia a pontuação, ainda que de maneira bem menor do que os outros fatores. Manter seus dados no cadastro da Serasa sempre atualizados é um comportamento positivo para esse fator.

Como consultar seu Serasa Score


O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa que varia de 0 a 1.000 e reflete o histórico do comportamento financeiro e a probabilidade de o consumidor pagar suas contas em dia nos próximos meses. Quanto mais alta a pontuação, maior a facilidade de conseguir crédito. 

Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo: 

  • ●     Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis. 
  • ●     Faça o login com CPF e senha.  
  • ●     Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela. 
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 3 de 5

Artigos relacionados