Por que meu score baixou do nada?

Entenda tudo sobre o Score 2.0

homem preocupado pois o score baixou do nada

Atualizado em 15 de fevereiro de 2023

Com as mudanças recentes na economia e na situação financeira dos brasileiros, é natural que o mercado de crédito também se altere. Pensando nisso, a Serasa lança uma atualização: a Serasa Score 2.0. Se você está se perguntando “por que meu score baixou do nada?”, tenha calma. Vamos entender melhor tudo isso!

A pontuação de crédito é calculada com base no comportamento financeiro dos consumidores. O score vai de 0 a 1.000 e funciona como um indicativo de bons ou maus pagadores no mercado. Ou seja, quanto maior a pontuação, mais saudável é a vida financeira da pessoa.

A forma com que o score é calculado sofreu algumas alterações. Veja a seguir!


Atualização Score 2.0: maio/2021

Muita gente se questiona: “por que meu score caiu do nada?”, “pago minhas contas em dia e meu score baixou?” e “meu score baixou indevidamente?”.

Saiba que é normal o Score sofrer variações, mas quem tem uma vida financeira saudável não precisa se preocupar.

O cálculo do Serasa Score leva em consideração os seguintes itens:

● Pagamento de crédito: 43,6%.

● Consultas para serviço de crédito: 17,8%.

● Histórico de dívidas: 13,7%.

● Tempo de uso do crédito: 10,1%.

● Crédito contratado: 7,9%.

● Pagamento de dívidas: 5,5%.

● Comportamento de consultas: 1,5%.

É possível verificar os motivos ao consultar o Score no aplicativo ou site da Serasa.

Como aumentar a Serasa Score

Manter o nome limpo e pagar as contas em dia é essencial. Quem segue essas regras já identificou como aumentar o Score. Outro fator muito importante é Cadastro Positivo, que tem um peso de mais da metade da pontuação. Cada vez mais as empresas levam em consideração o Cadastro Positivo, e o Serasa Score tem acompanhado essa tendência.

Meu Score caiu 100 pontos: o que houve?

Além da pontuação exata, é importante lembrar das faixas de classificação do Score. Veja como era o Score 1.0 e como ficou o Score 2.0.

Serasa Score 1.0

● 800 a 1.000: Muito bom.

● 600 a 799: Bom.

● 401 a 599: Regular.

● 0 a 400: Baixo.

Serasa Score 2.0

● 701 a 1.000: Muito bom.

● 501 a 700: Bom.

● 301 a 500: Regular.

● 0 a 300: Baixo.

Por que meu Score fica oscilando?

Oscilações de até 50 pontos são comuns e não alteram a compreensão do mercado sobre o seu perfil. Como a pontuação é dinâmica, ela pode se alterar constantemente – não tem como definir com precisão quanto tempo demora para aumentar o Score. O importante é se manter nas faixas de boa pontuação, pois cair pode ter impacto na busca por crédito.

Mitos e verdades do Serasa Score

Consultar o próprio Score diminui a pontuação? CPF na nota aumenta Score? Pagar para aumentar Score? Você provavelmente já se perguntou uma dessas questões para conseguir sua pontuação nas alturas. No vídeo de hoje a gente explica direitinho cada mito citado. Consultar o próprio Score diminui a pontuação? CPF na nota aumenta Score? Pagar para aumentar Score? Você provavelmente já se perguntou uma dessas questões para conseguir sua pontuação nas alturas. Confira no vídeo os mitos e verdades mais comuns!

Quer saber mais sobre o Serasa Score?

Quer entender mais sobre a pontuação de crédito da Serasa? Preparamos o Manual do Score Serasa: o único guia oficial disponível sobre o assunto no mercado.

No manual você vai encontrar alguns dos hábitos financeiros que podem ajudar a melhorar sua pontuação, aprender a identificar e evitar possíveis fraudes, se atualizar sobre as novidades recentes do Serasa Score, entre outros assuntos. Tudo de forma simplificada e gratuita!

Score para conseguir crédito