Entrar

Por que meu score baixou do nada?

Entenda tudo sobre o Score 2.0

Com as mudanças recentes na economia e na situação financeira dos brasileiros, é natural que o mercado de crédito também se altere. Pensando nisso, a Serasa lança uma atualização: a Serasa Score 2.0. Se você está se perguntando “por que meu score baixou do nada?”, tenha calma. Vamos entender melhor tudo isso!

A pontuação de crédito é calculada com base no comportamento financeiro dos consumidores. O score vai de 0 a 1.000 e funciona como um indicativo de bons ou maus pagadores no mercado. Ou seja, quanto maior a pontuação, mais saudável é a vida financeira da pessoa.

A forma com que o score é calculado sofreu algumas alterações. Veja a seguir!

Atualização Score 2.0: maio/2021

Muita gente se questiona “por que meu score caiu do nada?”, “pago minhas contas em dia e meu score baixou?”, “por que meu score baixa do nada?” e “meu score baixou indevidamente?”. A nova atualização do Score 2.0 é mais dinâmica. É normal o score sofrer variações, mas quem tem uma vida financeira saudável não precisa se preocupar.

A Serasa aprimorou os cálculos da pontuação de crédito, e a Serasa Score agora é a Serasa Score 2.0. O cálculo leva em consideração os seguintes itens.

● Pagamento de crédito: 43,6%.
● Consultas para serviço de crédito: 17,8%.
● Histórico de dívidas: 13,7%.
● Tempo de uso do crédito: 10,1%.
● Crédito contratado: 7,9%.
● Pagamento de dívidas: 5,5%.
● Comportamento de consultas: 1,5%.

Se o seu score aumentou ou diminuiu do nada nas últimas semanas, pode ser por conta da atualização da Serasa Score 2.0. É possível verificar os motivos ao consultar score no aplicativo ou site da Serasa.

Como aumentar a Serasa Score 2.0

Embora os cálculos da pontuação de crédito tenham mudado um pouco, a lógica continua a mesma: ter o nome limpo e pagar as contas em dia é essencial. Quem segue essas regras já identificou como aumentar o score e conseguir boas notas de score. No entanto, o uso do Cadastro Positivo agora tem um peso maior na avaliação e pode ser um caminho para aumentar o Score 2.0. Isso porque, cada vez mais, as empresas o estão levando em consideração.

Meu score caiu 100 pontos: o que houve?

Com o novo Score 2.0, as faixas de pontuação também mudaram. A média das alterações é de 100 pontos. É importante também lembrar de todos os critérios utilizados para formar o score. Veja como era antes e como ficou agora.

Antigo Serasa Score

● 800 a 1.000: Muito bom.
● 600 a 799: Bom.
● 401 a 599: Regular.
● 0 a 400: Baixo.

Serasa Score 2.0

● 701 a 1.000: Muito bom.
● 501 a 700: Bom.
● 301 a 500: Regular.
● 0 a 300: Baixo.

Por que meu score fica oscilando?

Oscilações de até 50 pontos são comuns e não alteram a compreensão do mercado sobre o seu perfil. Como a pontuação é dinâmica, ela pode se alterar constantemente – não tem como definir com precisão quanto tempo demora para aumentar o score. O importante é se manter na faixa atual, pois cair pode ter impacto para conseguir crédito.

O Score Turbo pode aumentar meu score?

Pode, sim. O Score Turbo vai possibilitar o aumento da pontuação, por meio do pagamento de ofertas turbinadas na Serasa Limpa Nome. Existe a possibilidade de subir até 25 pontos com a turbinação. Mas esse não é o único critério que o Score 2.0 usa para definir a pontuação. Embora o aplicativo para aumentar score ajude a aumentar ou diminuir a pontuação, é preciso pensar no todo.

Gostou do conteúdo? Veja mais em nosso canal no YouTube e no podcast Serasa Ensina.