Entrar

Antifraude CPF: existe? é possível fazer monitoramento de CPF?

Descubra como manter seus dados protegidos

Colunista marlise brenol
Publicado em: 03 de março de 2022.

Se tem uma coisa que todo brasileiro se preocupa muito é com o CPF. E, claro, com você não deve ser diferente. Também, não é para menos, já que fraudes no CPF é uma dor de cabeça que ninguém quer passar.

Para se ter uma ideia, de acordo o Indicador de Tentativas de Fraude, levantamento feito pela Serasa, no primeiro semestre de 2021, houve uma movimentação possivelmente fraudulenta a cada 8 segundos.

Ao todo, foram 1,9 milhão de ataques somente nos seis primeiros meses deste ano, o que representa um aumento de 15,6% com relação ao mesmo período de 2020. Este foi o maior volume já registrado no semestre desde o início do índice, em 2011.

Neste estudo, o indicador traz a visão inédita sobre a idade das pessoas que sofreram os ataques, identificando que esta alta foi puxada principalmente pelas ações contra pessoas de até 25 anos, cujo crescimento foi de 19,3%.

E diante de uma indústria que está intensamente criando novos golpes com uma rapidez impressionante, você precisar ficar atento. E mesmo que não faça nada comprometedor, em alguns casos, ainda é possível ser vítima de um golpe.

Por isso, a Serasa desenvolveu um produto superimportante para ajudar você a proteger seus dados: o Serasa Premium. Veja como ele funciona!

Existe antifraude de CPF?

A melhor alternativa para proteger seus dados é o Serasa Premium, um serviço exclusivo Serasa que oferece monitoramento de dados do CPF e CNPJ. 

O Serasa Premium não evita fraudes, ele alerta assim que elas acontecem, permitindo que você tome uma atitude imediatamente e evite problemas maiores. Com ele, você passa a monitorar seu CPF e CNPJ e a receber alertas por e-mail e SMS nas seguintes situações:

Negativações

Trata-se de informações sobre a situação do seu CPF no cadastro de inadimplentes da Serasa. Ou seja, você consegue acompanhar bem de perto qualquer irregularidade que possa ocorrer com seu CPF, seja por fraude ou não.

Dívidas

Está devendo alguma coisa? O Serasa Premium vai avisar antes mesmo de você ser negativado. É uma forma de você se antecipar e já iniciar uma negociação com o credor.

Protestos

Ter um protesto em cartório é uma tremenda dor de cabeça, não é mesmo? Pois então, com o Serasa Premium, você fica sabendo se uma dívida atrelada ao seu CPF ou CNPJ foi protestada em cartório.

Ações Judiciais

Fique sabendo se o pagamento de uma dívida está sendo cobrado na justiça. Dessa forma, você já consegue iniciar as negociações e se proteger.

Cheques sem fundo

Estar no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF) do Banco Central pode ser muito negativo para o seu CPF. Dessa forma, você saberá se foi inserido ou não neste cadastro.

Falências

Se você é sócio de alguma empresa, é possível ficar sabendo também se ela decretar falência.

Assista | Como evitar golpes no CPF com Gabriela Prioli

Por que ter um serviço antifraude CPF?

Para se ter uma clareza maior da importância desse serviço oferecido pela Serasa e como o antifraude CPF funciona, imagine a seguinte situação: uma pessoa fraudou seu documento e assinou um serviço de telefonia em seu nome ou contratou um cartão de crédito.

Muito provavelmente, você iria descobrir isso quando seu nome já estivesse prestes a ser negativado por inadimplência. E pior: se a pessoa pagasse em dia, você se quer descobriria.

Os avisos sobre compras ou empréstimos que tenham sido realizados no CPF do consumidor virão acompanhados de um telefone da Serasa. Caso você não reconheça a transação sobre a qual foi avisado, poderá ligar na Serasa.

Por exemplo, caso alguém tente comprar uma linha de telefone fixo ou móvel no seu CPF, assim que a empresa fizer a consulta, você receberá uma notificação informando mais detalhes em tempo real.

Por essas e outras que o serviço antifraude CPF da assinatura Serasa Premium é tão importante, já que você, dessa forma, passa a proteger o seu nome de forma mais fácil e simplificada.

E vale lembrar ainda que, além do serviço de monitoramento de CPF, você ainda tem acesso a outras funcionalidades da assinatura, como:

Lock&Unlock: um serviço para bloquear as consultas de terceiros ao seu Serasa Score. Isso também pode ajudar a evitar que golpistas solicitem crédito em seu nome.

• Saiba quem consultou seu CPF e CNPJ.

• Receba alertas de variações do Serasa Score para acompanhar seu histórico e ter mais controle das suas finanças.

• Receba alertas sobre vazamentos de dados na Dark Web.

• Conte com um consultor VIP para atendimento exclusivo.

Como assinar o Serasa Premium?

Além do monitoramento do CPF, o Serasa Premium oferece informações importantes para você fazer a gestão da sua vida financeira com tranquilidade, evitar surpresas desagradáveis e manter uma boa reputação no mercado de crédito.

O serviço é uma solução poderosa que deixa você informado 24h por dia com alertas de dívidas, ações judiciais, negativações, protestos e muito mais.

O procedimento para obter o monitoramento de CPF é simples, basta acessar a página do Serasa Premium e fazer seu cadastramento. O monitoramento do CPF é imediatamente ativado. O serviço é contratado por assinatura, com vigência de até um ano, com descontos proporcionais pelo prazo escolhido.

Após algumas horas, você já recebe o primeiro relatório onde constará algumas informações, como:

• A existência ou não de outras pendências financeiras registradas na Serasa.
• Se há empresas abertas por aquele CPF.
• Quais números de telefones fixos foram cadastrados no documento.
• Empresas que consultam seu nome.

Proteja seus dados

E então, entendeu a importância do monitoramento de CPF, Score, CNPJ e Darkweb? Com o Serasa Premium você fica mais tranquilo e com a sensação de estar sempre protegido contra essas fraudes que tanto atrapalham nossas vidas. Faça sua assinatura agora mesmo.