Compra coletiva: como escolher um site confiável
As compras coletivas podem ser um ótimo negócio, mas também é preciso adotar uma atitude preventiva para conseguir boas negociações e não cair em cilada. Entenda como funciona.
Publicado em: 17 de abril de 2023
Autora: Marlise Brenol
Compra coletiva é uma estratégia de venda na qual um grupo de pessoas se une para comprar um produto ou serviço em conjunto para conseguir descontos. Essa prática é realizada por meio de sites especializados em compras coletivas, que negociam com empresas para obter preços mais baixos.
Os sites de compras coletivas oferecem ofertas por tempo limitado, em que os clientes interessados compram cupons com desconto para adquirir o produto ou serviço em questão. Para a oferta ser ativada, é necessário um número mínimo de pessoas interessadas.
Esse modelo é benéfico tanto para consumidores, que podem adquirir produtos ou serviços com preços mais baixos, quanto para as empresas, que conseguem aumentar a visibilidade e atrair novos clientes.
Leia também I O que é saúde financeira e como melhorar a sua
Entenda as compras coletivas na prática
As compras coletivas são normalmente mediadas por um site ou aplicativo no qual os interessados criam um perfil e consultam as ofertas com regularidade. O objetivo é unir o máximo de pessoas interessadas num mesmo produto ou serviço para baratear os custos. O fornecedor ganha na quantidade negociada, por isso consegue baixar o preço. Se o mínimo de clientes interessado não for atingido, porém, a oferta poderá ser cancelada.
Um exemplo é quando um site de compras coletivas negocia com uma rede de restaurantes desconto em jantar completo para duas pessoas. O desconto é de 50% e o cupom custa R$50. O número mínimo de compradores para que a oferta seja ativada é de 100 pessoas. Se 100 pessoas comprarem o cupom, todas elas poderão adquirir o jantar com desconto. Se menos de 100 pessoas comprarem o cupom, a oferta pode ser cancelada e todos os compradores recebem o dinheiro de volta.
A mesma situação pode acontecer em uma oferta de prestação de serviço em uma clínica de estética, por exemplo. O desconto para tratamento de beleza é de 30% e o cupom custa R$100. O número mínimo de compradores para que a oferta seja ativada é de 50 pessoas. Se 50 pessoas comprarem o cupom, a oferta fica ativa. Se menos de 50 pessoas adquirirem, a oferta é cancelada.
Leia também I 10 passos para sair das dívidas
Se a compra é cancelada, o site de compra coletiva tem de indenizar?
Muitas vezes acontece de alguns sites não fazerem o reembolso ou cobrarem taxa de cancelamento. Em geral, os sites de compra coletiva são responsáveis por garantir a qualidade e a entrega dos produtos e serviços oferecidos em suas plataformas. Caso o cliente tenha algum problema com a compra, ele tem o direito de exigir uma solução por parte do site.
Se o problema não for resolvido de forma satisfatória pelo site de compra coletiva, o cliente pode entrar com ação judicial para solicitar indenização. Em casos de falhas na entrega, produtos ou serviços com defeitos, propaganda enganosa, entre outras situações, o site de compra coletiva pode ser considerado responsável e ter de arcar com o prejuízo do cliente.
Por isso, é importante que os sites de compra coletiva tenham políticas claras de resolução de problemas e de garantia, além de estabelecer parcerias com fornecedores confiáveis e comprometidos com a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.
Leia também I Segurança digital: o que é e como criar uma senha
Como cuidar do score de crédito ajuda em compras coletivas
Manter um score de crédito alto aumenta a chance de obter ofertas acessíveis de crédito. Assim, ter uma boa pontuação ajuda na obtenção de empréstimos e financiamentos com juros mais baixos, o que pode ser útil para quem deseja aproveitar uma oferta de compra coletiva que exija pagamento antecipado.
Um score de crédito alto ajuda também a contratar um cartão de crédito, que é muito útil em compras online (inclusive coletivas). Ter um cartão também pode dar acesso a programas de fidelidade que permitem acumular pontos para resgatar em compras coletivas.
Leia também I Compras coletivas: entenda a força desta forma de consumo
Dicas para compras coletivas seguras
Apesar de as compras coletivas serem sedutoras pelos preços atrativos e promoções e descontos abaixo dos oferecidos em lojas, é preciso ter precaução para não cair em fraudes e golpes. Há atitudes preventivas a serem adotadas antes de fechar um negócio em site de compras coletivas:
- • Verifique a reputação do site: antes de fazer uma compra coletiva, verifique a reputação do site ou app. Procure avaliações de outros usuários e pesquise sobre a empresa.
- • Verifique os termos e condições: leia cuidadosamente os termos e condições da oferta e do site em que você está comprando. Certifique-se de entender todas as informações, como o prazo para utilização do cupom, as condições de reembolso, entre outros.
- • Mantenha suas informações pessoais seguras: nunca compartilhe informações pessoais, como número do CPF, senha ou dados bancários, em sites ou por e-mail.
- • Cuidado com ofertas muito boas para serem verdade: desconfie de ofertas com preços muito abaixo do mercado ou que pareçam ser boas demais para ser verdade. Essas ofertas podem ser falsas ou podem ter alguma condição oculta que prejudique o consumidor.
Leia também I Não acesse este site: como fazer compras seguras
Assista I Compra coletiva: como fazer com segurança
Como proteger dados de CPF e CNPJ
A verificação dos sites de compras coletivas antes de realizar um negócio é um comportamento preventivo importante, mas não deixa o consumidor imune a riscos. O monitoramento regular das contas e dados pessoais torna-se fundamental para identificar atividades suspeitas, como logins não solicitados ou alterações não autorizadas nas informações da conta.
Se suspeitar de uma violação de segurança, é importante agir rapidamente e tomar medidas para proteger suas informações. Outra questão importante é verificar se há vazamento de dados como logins e senhas na Dark Web.
O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia seu CPF e CNPJ, trazendo informações sobre consultas, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, negativações e muito mais.
Só com a conta Premium você tem atendimento exclusivo na Serasa e controla se seu Serasa Score pode ou não ser consultado pelo mercado. O Premium avisa sempre que:
- • seu CPF e CNPJ for consultado;
- • seu Serasa Score variar;
- • seus dados vazarem na Dark Web.
*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.