Navegação do blog
  1. Limpa Nome Online
  2. Blog
  3. 10 Passos Para Sair Das Dividas

10 dicas para sair das dívidas até o final do ano

Quando o ano se inicia, novos boletos aparecem e muitos brasileiros já começam o ano com dívidas. Confira 10 dicas para evitar essa situação e começar o ano novo no azul.

Atualizado em: 31 de outubro de 2023

Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

pessoa surpresa com as 10 dicas para sair das dividas

1 – Anote todos os gastos

Para ter o controle das contas, lembre-se de anotar todos os gastos. Isso ajudará a saber exatamente para onde o dinheiro está indo e organizar todos os pagamentos que precisam ser feitos.

2 – Crie metas financeiras

Um dos seus objetivos para o ano novo pode ser sair das dívidas até o fim do ano. Com essa meta em mente, separe as dívidas prioritárias e crie estratégias como pagar as contas mais altas ainda no primeiro semestre. Além disso, também pode dividir as metas por mês, e dar um passo de cada vez.

3 – Organize o orçamento

Uma atitude fundamental para se livrar das dívidas é organizar o orçamento. Pode ser por meio de um aplicativo, uma planilha no computador ou mesmo um caderno. O importante é anotar todo o dinheiro que recebe no mês e todos os gastos.

As receitas (entradas) podem ser salário, bônus, aposentadoria, dinheiro de trabalhos extras etc. As despesas podem ser separadas em essenciais e supérfluas, para ajudar a cortar o que for desnecessário.

4 – Converse com a família

É muito importante envolver toda a família na organização do orçamento e no processo de acabar com as dívidas. Cada membro da casa pode ajudar com ideias para diminuir as contas ou conseguir mais dinheiro, com um trabalho extra ou venda de itens sem uso.

5 – Corte gastos desnecessários

Enquanto se estiver com dívidas, fica difícil realizar sonhos que nevolvem dinheiro. Então, por um período será necessário "apertar o cinto" e cortar gastos. Lembre-se das pequenas economias, como:

  • ●     apagar a luz do quarto quando sair;
  • ●     colocar o chuveiro na posição verão no período de calor;
  • ●     juntar as roupas para usar a máquina de lavar na capacidade máxima.


O estilo de vida e as necessidades de cada família vão indicar quais gastos podem ser cortados. Lembre-se de que para sair das dívidas será necessário fazer um esforço.

6 – Busque uma renda extra

Às vezes só cortar não basta, e mesmo com todos os cortes possíveis ainda pode faltar dinheiro para se livrar das dívidas. Se essa for sua situação, o caminho pode ser buscar renda extra.

É possível se desfazer de itens que não usa mais ou vender produtos como bolos, doces, artesanatos pela internet ou para conhecidos. Descubra alguma atividade que possa render um dinheiro extra no fim do mês.

7 – Negocie com os credores

Com o orçamento em ordem e as economias de corte de gastos ou renda extra, procure os credores. Com dinheiro disponível é mais fácil negociar e conseguir descontos.

8 – Priorize as dívidas com juros mais altos

Se está com mais de uma dívida, dê prioridade para as que têm juros mais altos. Isso porque são essas dívidas que vão prejudicar mais sua vida financeira. Depois disso, pagar as dívidas mais baratas será mais fácil.

9 – Pesquise antes de comprar

Essa é uma dica que serve para todos, mas para quem está com dívidas é fundamental! Pesquisar antes de comprar qualquer produto é ajuda a encontrar o melhor preço e, claro, economizar.

Mesmo se o que pretende adquirir é um empréstimo para quitar uma dívida, é preciso pesquisar.

Quem está buscando crédito para quitar dívidas mais caras e reorganizar a vida financeira pode contar com a ajuda do Serasa Crédito, serviço da Serasa que busca opções de empréstimo e cartão de crédito gratuitamente e 100% online.

10 – Faça uma autoavaliação

Para sair das dívidas até o fim do ano é importante fazer uma reflexão. Pare e pense no que aconteceu para chegar a essa situação e o que é possível melhorar. A inadimplência muitas vezes é uma situação inevitável, consequência de dificuldades econômicas pontuais e estruturais. Porém, tudo que puder ser feito para recomeçar é válido, então esse momento de autoavaliação é fundamental.

Dica extra: aproveite o Feirão Serasa Limpa Nome 2023

O Feirão Serasa Limpa Nome é uma iniciativa da Serasa para que mais brasileiros consigam negociar dívidas com descontos imperdíveis e condições especiais de pagamento.

Em 2023, o Feirão Serasa Limpa Nome vai ocorrer de 30 de outubro a 30 de novembro, de forma online e presencial. A Fase 2 do Feirão será entre 1º de dezembro e 22 de dezembro de 2023.

Durante o Feirão, os descontos podem chegar a até 99%.

Confira tudo na página oficial do Feirão.

Feirão Serasa Limpa Nome Online

Para consultar e negociar as dívidas no período do Feirão, basta entrar no site ou aplicativo da Serasa (disponível para iOS e Android) e fazer login ou criar uma conta, caso ainda não tenha. É fácil e rápido! Ao acessar, você irá encontrar as ofertas disponíveis para você.

Via WhatsApp

É possível também negociar no Feirão Serasa Limpa Nome via WhatsApp. Confira abaixo o passo a passo:

  • ● Adicione o número oficial e verificado da Serasa em seu celular: (11) 98870-7025 para começar a conversa.
  • ● Mande um “oi”.
  • ● Siga as instruções da atendente virtual Bel, verifique e negocie as ofertas disponíveis.


O número oficial é verificado pelo próprio WhatsApp e possui um selo verde de confiança e garantia.

Caso você não encontre esse selo em nosso contato no WhatsApp, não informe nenhum dado pessoal nem realize qualquer negociação/pagamento de acordo.

Correios

Outra possibilidade para participar do Feirão Serasa Limpa Nome é ir a uma agência dos Correios. Basta ter um documento oficial com foto e o número do CPF. No balcão, peça pelo servido do Serasa Limpa Nome.

Em poucos minutos você consulta suas dívidas, fecha o acordo e recebe seu boleto (mediante pagamento de uma pequena taxa).

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados