Saiba onde procurar documentos perdidos
Confira locais para procurar documentos perdidos e quais providências tomar.
Publicado em: 18 de julho de 2023.
Autor: Sara Moreira
É importante saber onde procurar documentos perdidos, pois essa situação pode acontecer com qualquer pessoa – e os números comprovam isso.
Segundo dados dos Correios divulgados no portal de notícias da Agência Brasil, em 2021 cerca de 90 mil documentos perdidos foram registrados no sistema. Desse total, apenas 3% costumam voltar às mãos dos verdadeiros donos.
Neste conteúdo, reunimos todas as informações importantes sobre o tema. Aproveite e divulgue o post para amigos e familiares.
O que fazer se perder os documentos
Antes de saber onde procurar documentos perdidos, é importante tomar algumas providências assim que notar a perda. Isso ajuda a evitar que os documentos sejam usados para golpes, roubos, fraudes e outros crimes.
Confira o passo a passo:
Registre um boletim de ocorrência: o registro pode ser feito na delegacia mais próxima ou, ainda, no site da delegacia da Polícia Civil do seu Estado.
Bloqueie todos os produtos financeiros contratados: caso os documentos tenham sido perdidos junto a cartões de crédito/débito, entre em contato com as instituições financeiras para informar o ocorrido e solicitar o bloqueio.
Comunique a ocorrência na Polícia Federal: caso o documento perdido seja um passaporte, além do boletim de ocorrência da Polícia Civil, será preciso registrar um comunicado de ocorrência. O comunicado pode ser baixado e preenchido para, então, ser entregue em um posto da Polícia Federal.
Existe um 4º passo que a Serasa disponibiliza gratuitamente: a ferramenta de registro de Documentos Extraviados. Logo mais explicaremos como funciona esse serviço.
Leia também | Como tirar 2ª via do CPF: passo a passo
Onde procurar documentos perdidos
Depois de cumprir as etapas acima, é importante saber onde procurar documentos perdidos.
Confira os procedimentos:
Revise os locais conhecidos
Comece procurando nos lugares onde normalmente guarda os documentos: gavetas, pastas, armários, bolsas, mochilas ou qualquer outro local de costume.
Faça uma busca online
Verifique se há grupos locais nas redes sociais ou páginas de achados e perdidos da região onde é possível informar a procura pelos documentos – e acompanhe as postagens de quem possa ter encontrado.
Comunique à imprensa local
Caso more em uma cidade que tenha veículos de comunicação local – como emissoras de rádio, site e jornal impresso –, entre em contato informando o ocorrido para que haja divulgação.
Procure no setor de Achados e Perdidos dos Correios
Muita gente não sabe, mas os Correios têm um departamento específico de Achados e Perdidos e recolhe milhares de documentos todos os anos.
No entanto, é importante saber que os documentos ficam armazenados por um período de 60 dias e é preciso pagar uma taxa para resgatá-los.
Conheça as opções para procurar documentos perdidos dos Correios:
- ● acessar o sistema de busca de documentos perdidos no site dos Correios;
- ● ir presencialmente a uma agência para fazer a busca;
- ● ligar para a Central de Atendimento dos Correios nos telefones: 3003 0100 (capitais e região metropolitanas), 0800 725 7282 (demais localidades) ou 0800 725 0898 (para pessoas com deficiência auditiva).
Procure no Achados e Perdidos do Detran
Para quem precisa saber onde procurar documentos perdidos relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteira de identidade e ao documento do veículo, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também tem um setor de Achados e Perdidos.
As carteiras de identidade ficam guardadas por 1 ano. O CRLV e a CNH ficam armazenados até o vencimento do documento.
Conheça as opções para procurar documentos perdidos no Detran:
- ● acessar o site do Detran do seu Estado para verificar se existe a busca online (como no site do Detran do Rio de Janeiro);
- ● ir presencialmente ao departamento para fazer a busca.
Depois de todos esses procedimentos lembre-se de solicitar a segunda via deles.
Assista | Documentos Perdidos: saiba o que fazer
Documentos Extraviados: acesse gratuitamente a ferramenta da Serasa e proteja seus dados
O aviso Documentos Extraviados é um serviço gratuito que ajuda quem teve um documento perdido ou roubado, como a CNH ou o passaporte.
Com esse recurso, disponível para todos os consumidores com cadastro na Serasa, é possível registrar o extravio dos documentos de forma rápida e fácil.
Após o registro, a Serasa emite um alerta para que as empresas saibam que o consumidor não está em posse dos seus documentos, evitando possíveis fraudes, caso haja solicitação de crédito ou outro produto financeiro com o número do documento. A empresa ficará alerta em relação à possibilidade de fraude.
Para fazer o registro do documento perdido, siga os passos:
Acesse o site da Serasa e faça login ou cadastro.
Vá para a seção "Meu CPF" e clique em "Documentos Extraviados".
Preencha os dados solicitados, incluindo motivo do registro, número do Boletim de Ocorrência (se aplicável), data e fraudes identificadas.
Escolha o tipo de documento extraviado e digite os números e caracteres de identificação.
Confirme seus dados pessoais, como e-mail, celular e CEP.
Pronto! Seu registro foi realizado. O alerta tem validade de 3 dias úteis para cheques e 5 anos para os demais documentos, podendo ser renovado quantas vezes desejar (exceto cheque).
*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.