Saiba onde procurar documentos perdidos

Confira locais para procurar documentos perdidos e quais providências tomar.

Carteira perdida

Publicado em: 18 de julho de 2023.

Autor: Sara Moreira


É importante saber onde procurar documentos perdidos, pois essa situação pode acontecer com qualquer pessoa – e os números comprovam isso.

Segundo dados dos Correios divulgados no portal de notícias da Agência Brasil, em 2021 cerca de 90 mil documentos perdidos foram registrados no sistema. Desse total, apenas 3% costumam voltar às mãos dos verdadeiros donos.

Neste conteúdo, reunimos todas as informações importantes sobre o tema. Aproveite e divulgue o post para amigos e familiares.

O que fazer se perder os documentos

Antes de saber onde procurar documentos perdidos, é importante tomar algumas providências assim que notar a perda. Isso ajuda a evitar que os documentos sejam usados para golpes, roubos, fraudes e outros crimes.

Confira o passo a passo:

  1. Registre um boletim de ocorrência: o registro pode ser feito na delegacia mais próxima ou, ainda, no site da delegacia da Polícia Civil do seu Estado.


  2. Bloqueie todos os produtos financeiros contratados: caso os documentos tenham sido perdidos junto a cartões de crédito/débito, entre em contato com as instituições financeiras para informar o ocorrido e solicitar o bloqueio.


  3. Comunique a ocorrência na Polícia Federal: caso o documento perdido seja um passaporte, além do boletim de ocorrência da Polícia Civil, será preciso registrar um comunicado de ocorrência. O comunicado pode ser baixado e preenchido para, então, ser entregue em um posto da Polícia Federal.

Existe um 4º passo que a Serasa disponibiliza gratuitamente: a ferramenta de registro de Documentos Extraviados. Logo mais explicaremos como funciona esse serviço. 

Leia também | Como tirar 2ª via do CPF: passo a passo

Onde procurar documentos perdidos

Depois de cumprir as etapas acima, é importante saber onde procurar documentos perdidos.

Confira os procedimentos:

Revise os locais conhecidos

Comece procurando nos lugares onde normalmente guarda os documentos: gavetas, pastas, armários, bolsas, mochilas ou qualquer outro local de costume.

Faça uma busca online

Verifique se há grupos locais nas redes sociais ou páginas de achados e perdidos da região onde é possível informar a procura pelos documentos – e acompanhe as postagens de quem possa ter encontrado.

Comunique à imprensa local

Caso more em uma cidade que tenha veículos de comunicação local – como emissoras de rádio, site e jornal impresso –, entre em contato informando o ocorrido para que haja divulgação.

Procure no setor de Achados e Perdidos dos Correios

Muita gente não sabe, mas os Correios têm um departamento específico de Achados e Perdidos e recolhe milhares de documentos todos os anos.

No entanto, é importante saber que os documentos ficam armazenados por um período de 60 dias e é preciso pagar uma taxa para resgatá-los. 

Conheça as opções para procurar documentos perdidos dos Correios:

  • ●     acessar o sistema de busca de documentos perdidos no site dos Correios;
  • ●     ir presencialmente a uma agência para fazer a busca;
  • ●     ligar para a Central de Atendimento dos Correios nos telefones: 3003 0100 (capitais e região metropolitanas), 0800 725 7282 (demais localidades) ou 0800 725 0898 (para pessoas com deficiência auditiva).

Procure no Achados e Perdidos do Detran

Para quem precisa saber onde procurar documentos perdidos relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteira de identidade e ao documento do veículo, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também tem um setor de Achados e Perdidos.

As carteiras de identidade ficam guardadas por 1 ano. O CRLV e a CNH ficam armazenados até o vencimento do documento.

Conheça as opções para procurar documentos perdidos no Detran:

  • ●     acessar o site do Detran do seu Estado para verificar se existe a busca online (como no site do Detran do Rio de Janeiro);
  • ●     ir presencialmente ao departamento para fazer a busca.

 

Depois de todos esses procedimentos lembre-se de solicitar a segunda via deles.

Assista | Documentos Perdidos: saiba o que fazer


Documentos Extraviados: acesse gratuitamente a ferramenta da Serasa e proteja seus dados

O aviso Documentos Extraviados é um serviço gratuito que ajuda quem teve um documento perdido ou roubado, como a CNH ou o passaporte. 

Com esse recurso, disponível para todos os consumidores com cadastro na Serasa, é possível registrar o extravio dos documentos de forma rápida e fácil

Após o registro, a Serasa emite um alerta para que as empresas saibam que o consumidor não está em posse dos seus documentos, evitando possíveis fraudes, caso haja solicitação de crédito ou outro produto financeiro com o número do documento. A empresa ficará alerta em relação à possibilidade de fraude.

Para fazer o registro do documento perdido, siga os passos:

  1. Acesse o site da Serasa e faça login ou cadastro.

  2. Vá para a seção "Meu CPF" e clique em "Documentos Extraviados".

  3. Preencha os dados solicitados, incluindo motivo do registro, número do Boletim de Ocorrência (se aplicável), data e fraudes identificadas.

  4. Escolha o tipo de documento extraviado e digite os números e caracteres de identificação.

  5. Confirme seus dados pessoais, como e-mail, celular e CEP.

  6. Pronto! Seu registro foi realizado. O alerta tem validade de 3 dias úteis para cheques e 5 anos para os demais documentos, podendo ser renovado quantas vezes desejar (exceto cheque).

*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.