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Golpe contra idosos: conheça os 10 principais

Fique alerta às formas mais comuns de golpes financeiros contra idosos e saiba como identificar as abordagens.

Atualizado em: 18 de setembro de 2024

Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 8 minutos

Texto de: Time Serasa

senho de idade com medo e chateado ter sofrido golpe.

As práticas de golpe contra idosos são consideradas violência patrimonial e, infelizmente, esta abordagem criminosa cresce no país. Entre janeiro e setembro de 2024, o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania registrou 72,4 mil casos de violação patrimonial denunciadas no Disque 100 – e quase metade deles foram de pessoas idosas.

Estas denúncias se referem às práticas de golpe digital e presencial. A exploração financeira ou material ocorre quando recursos financeiros e patrimoniais da pessoa são usados de maneira imprópria, ilegal ou sem o consentimento dela.

A melhor prevenção é entender como ocorrem estas fraudes e estar alerta a abordagens suspeitas. Conheça a seguir os principais tipos de golpes aplicados a pessoas idosas no país e saiba como evitá-los.

Assista | Golpe em aposentados do INSS

Golpe contra idosos: os 10 tipos mais comuns

Os golpes exploram a vulnerabilidade dos idosos e costumam aplicar a engenharia social: uma técnica de manipulação para conseguir a confiança das pessoas e ter acesso a informações privadas. Os golpes na internet também exploram a falta de familiaridade com certas tecnologias.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou uma lista das 10 ações criminosas mais frequentes contra pessoas idosas. Confira a seguir quais são estes principais golpes e como identificá-los.

  1. Falsa central telefônica

    Um criminoso faz contato por telefone identificando-se como um funcionário do banco, alegando irregularidades na conta. Ele pode solicitar dados da vítima e pedir uma transferência para regularizar problemas na conta ou no cartão.

    ●      Fique alerta: os bancos nunca solicitam por telefone dados pessoais, senhas ou chaves de segurança, nem pedem transferências ou pagamentos. Ao receber uma ligação suspeita, a orientação é desligar e entrar em contato com o banco pelos canais oficiais.

     

  2. Falso empréstimo consignado

    O fraudador oferece por telefone um empréstimo consignado ou uma portabilidade com boas condições, passando-se por um funcionário de instituição financeira. Para fechar a falsa proposta, solicita dados pessoais e pede um depósito bancário para cobrir as taxas de cadastro ou como adiantamento de parcela.

    ●      Fique alerta: de acordo com a Febraban, não existe nenhum empréstimo que exija pagamento antecipado, seja de taxas ou de parcela. Nunca deposite dinheiro para alguém com a finalidade de garantir um negócio.

     

  3. Ajuda no caixa eletrônico

    Ocorre quando o cliente está usando um terminal de autoatendimento e o criminoso oferece ajuda para fazer a transação. Um dos golpes é conferir a senha e trocar o cartão da vítima por um falso. 

    ●      Fique alerta: ao usar o caixa eletrônico, aceite ajuda apenas de funcionários do banco, devidamente identificados.

     

  4. Falso presente de aniversário

    O criminoso, que já teve acesso aos dados e à data de aniversário da vítima, entra em contato avisando que tem um presente ou um brinde para entregar pessoalmente. Ao chegar com flores ou chocolate, pede um pagamento de taxa de entrega, feito no cartão. Com o visor da maquininha danificado ou encoberto, a vítima acaba digitando a senha no campo do valor da compra, revelando o código secreto ao criminoso.

    ●      Fique alerta: tenha cuidado ao preencher seus dados pessoais em cadastros na internet e nunca aceite presentes sem saber quem enviou. Outra dica é nunca fazer pagamentos em maquininhas com o visor danificado, que impeça a visualização do valor.

     

  5. Vendas falsas

    Envio de links com promoções por e-mails, SMS ou mensagens de celular. O endereço leva a uma página falsa que simula uma loja virtual, e os criminosos ficam com o valor da compra.

    ●      Fique alerta: desconfie da oferta de produtos muito mais baratos que os vendidos pela concorrência. Além disso, não faça compras online em endereços virtuais recebidos por mensagem – mesmo que ele se parece a um site conhecido.

     

  6. Golpe do WhatsApp

    O golpista tenta cadastrar o WhatsApp da vítima no seu aparelho. Este tipo de operação exige um código de segurança, que é enviado pelo app por SMS. Ao enviar uma mensagem de WhatsApp para a vítima fingindo ser de um serviço de atendimento ao consumidor, o criminoso solicita o código recebido por SMS, alegando ser necessário para atualizar o cadastro na falsa empresa. Com esta informação, é possível clonar o WhatsApp da vítima.

    ●      Fique alerta: para evitar a possível clonagem do WhatsApp, habilite no aplicativo a opção “Verificação em duas etapas” para cadastrar uma senha que será solicitada periodicamente. Nunca compartilhe essa senha com outras pessoas.

     

  7. Phishing (pescaria digital)

    O phishing é uma maneira de conseguir dados pessoais da vítima. Normalmente ocorre pelo envio de mensagens e e-mails com um link suspeito. Esse endereço virtual pode solicitar o compartilhamento de dados ou simplesmente instalar um vírus capaz de roubar informações. 

    ●      Fique alerta: nunca abra links que chegam por mensagens e tenha sempre antivírus instalado no computador e no celular.


  8. Falso motoboy

    A vítima recebe a ligação de um criminoso se passando por funcionário do banco, informando que o cartão de crédito foi clonado. Ele solicita que uma nova senha seja digitada no telefone, que o cartão seja cortado ao meio e avisa que, por segurança, um motoboy irá buscar o cartão para perícia. Como o chip continua funcionando quando o cartão é cortado ao meio, os criminosos conseguem realizar operações financeiras.

    ●      Fique alerta: nenhum banco pede de volta o cartão ou vai retirá-lo na casa dos clientes.

     

  9. Troca de cartão

    Ao se passar por vendedores, golpistas observam a senha quando a vítima faz um pagamento na maquininha, e depois devolvem um cartão trocado. Dessa forma, ficam com o cartão e a senha da vítima.

    ●      Fique alerta: sempre confira o seu cartão ao guardar de volta na carteira e, de preferência, não entregue a outra pessoa ao fazer uma compra.

     

  10. Falso sequestro

    A vítima recebe uma ligação e do outro lado uma pessoa simula uma voz de choro, chamando pela mãe ou pelo pai, dizendo que foi sequestrada. Outro criminoso entra na linha e exige um dinheiro para o resgate do falso sequestro.

    ●      Fique alerta: sempre desconfie desse tipo de ligação e nunca fale o nome de uma pessoa que poderia ter sido sequestrada. Se for possível, ligue imediatamente para este familiar, de outro telefone.

Caí em um golpe, o que fazer?

Para proteger os idosos desses golpes, é essencial que eles sejam informados sobre os diferentes tipos de fraudes e estejam cientes das medidas preventivas. Família, amigos e cuidadores devem estar atentos a mudanças no comportamento financeiro, recebimento de ligações suspeitas ou compartilhamento de informações pessoais com desconhecidos.

Se a pessoa idosa ou a família constatar que houve um golpe financeiro, é importante seguir estas orientações:

Entre em contato com o banco

Avise imediatamente o banco para que sejam tomadas medidas de segurança, como bloqueio do aplicativo e da senha de acesso.

Faça um boletim de ocorrência

O crime deve ser denunciado em uma delegacia online por meio de um boletim de ocorrência.

Denuncie ao governo

O Disque 100 é um canal disponível para essas denúncias no Ministério da Cidadania e Direitos Humanos. O serviço de atendimento é gratuito, sigiloso e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Após o registro, as denúncias são encaminhadas às autoridades competentes para investigação.

Denuncie o site

Se o golpe tiver ocorrido por meio de um endereço eletrônico malicioso, é importante saber como denunciar site falso. O governo mantém um canal para estas denúncias no Portal do Consumidor. Para fraudes envolvendo o nome da Serasa, é possível denunciar o site ou a rede social suspeita usando uma ferramenta própria da Serasa.

Serasa Premium é camada extra de proteção

Para ficar no controle da sua vida financeira, é importante acompanhar tudo que acontece com seus dados.

O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ do assinante. Traz informações em tempo real e alertas sobre consultas ao CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web e muito mais. 

  • O serviço avisa sempre que: 

  • ●      seu CPF e CNPJ for consultado; 
  • ●      seu Serasa Score variar; 
  • ●      uma negativação* estiver prestes a acontecer (antes do comunicado oficial, que é gratuito e para todos os consumidores); 
  • ●      seus dados vazarem na Dark Web.  


A assinatura Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas. 

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*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.

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