Entrar

Limpar consultas no meu CPF é possível? Vale a pena? Descubra

Como limpar consultas no meu CPF? Saiba se é possível excluir o histórico de buscas, se esta prática melhora seu score e aprenda a apagar o seu.

Foto elaine ortiz
Publicado em: 23 de março de 2022.

Será que limpar consultas no meu CPF é possível? E será que se eu apagar todo meu histórico nos birôs de crédito meu score irá subir automaticamente? Como limpar as consultas no meu CPF? Se você já fez algumas dessas perguntas, este texto é para você. Continue a leitura!

O que são as consultas ao CPF?

Sempre que você solicita um cartão de crédito, um empréstimo, quer abrir uma conta em banco ou até mesmo fazer uma compra parcelada em alguma loja, seu CPF é consultado em birôs de crédito como a Serasa. E qual o motivo? Descobrir como se dá seu relacionamento com o mercado, se você costuma pagar suas contas em dia, se possui um bom score, se está endividado e negativado ou não.

Ter acesso a essas informações é fundamental para a empresa decidir se irá concluir o negócio com você. É por meio destas consultas ao CPF que é possível saber mais sobre seu perfil financeiro e descobrir se você tem um relacionamento regular com o mercado.

Atualmente, os consumidores podem saber quem anda consultando seu CPF. Isso ajuda a evitar fraudes no uso do documento, a detectar clonagem e até mesmo a utilização ilegal de documentos perdidos, furtados ou roubados para obtenção de crédito.

E é muito fácil e prático descobrir essa informação. É só acessar o site da Serasa, fazer seu cadastro e consultar seu CPF. Uma série de informações importantes sobre seu documento aparecerão na tela.

E então, para descobrir quem consultou seu CPF nos últimos 24 meses, é só clicar na aba “Meu CPF” e acessar a opção “Consultas ao seu CPF” ou “Consultas aos seus CNPJs”. Depois, clique em “solicitar meu relatório”. E está finalizado! Em até 24 horas e de forma gratuita, você receberá em seu e-mail cadastrado um relatório com todas as empresas que consultaram seu CPF.

Leia também | 8 passos para fazer uma consulta de CPF

Limpar consultas no meu CPF faz meu score melhorar?

Esta é uma dúvida muito recorrente! Muita gente acredita que sim, que ao excluir as consultas feitas pelas empresas ao CPF do consumidor, seu score aumenta automaticamente. Mas não é assim que funciona!

De fato, as consultas ao CPF influenciam no cálculo do score, mas, mesmo quando o score tem alguma oscilação negativa após uma consulta, geralmente esta queda permanece na pontuação por um curto período. E, com o tempo, a quantidade de consulta deixa de influenciar negativamente na sua pontuação.

Portanto, apagar as consultas que o mercado faz no seu CPF não te ajuda em muita coisa e ainda, no longo prazo, essa medida tende a impactar negativamente sua pontuação de crédito, além de afetar sua credibilidade no mercado. Isso porque que sem informação atualizada sobre você, não tem como as empresas tomarem qualquer tipo de decisão. Você vira um “fantasma”, inexistente no mercado. E isso, definitivamente, não é nada bom e pode trazer muitos problemas.

Leia também | Pontuação de crédito: o que é e como consultar

Vale a pena limpar consultas no meu CPF?

Sem histórico, todas as vezes que você precisar do mercado, por exemplo, solicitando um cartão de crédito, você terá muito mais trabalho para mostrar quem é você. Vai precisar apresentar muito mais documentos para mostrar sua capacidade financeira, ou terá seu cartão negado automaticamente. Ou ainda, se receber o cartão, será um muito básico, com limite baixo e taxa de juros alta.

Entenda: na dúvida de quem é você o mercado vai sempre escolher correr este risco – o risco da inadimplência – aos poucos, para que o impacto seja menor caso você não pague a conta. Lembra quando você começou sua vida financeira em bancos? Limite, cartão de crédito, tudo era o mais simples possível. Seria praticamente essa mesma situação. Começar do zero.

Sua trajetória conta sua história, mostra quem é você! Não precisa ter receio e apagar toda sua vida. Mesmo se você ficou negativado diversas vezes, por exemplo, o mais importante é como você quitou suas dívidas e se reconstruiu após isso.

Não se esqueça, o que sempre vai fazer seu score aumentar, aos poucos, é manter uma vida financeira organizada e equilibrada, quitando dívidas, pagando suas contas em dia, mantendo seu Cadastro Positivo atualizado, buscando crédito de forma cuidadosa.

Leia também | Como se proteger de uma fraude de CPF?

Por que saber como limpar consultas no meu CPF é preocupação de algumas pessoas? É recomendável fazer isso?

Basicamente, quando o seu CPF é consultado muitas vezes, isso pode ser prejudicial em novas solicitações de crédito. Isso ocorre porque o excesso de consultas pode gerar desconfiança nas administradoras de cartão de crédito e instituições financeiras. É por isso que descobrir como limpar meu histórico de consulta no CPF é preocupação de muita gente.

No entanto, apesar disso, a Serasa não recomenda a exclusão de consultas. Pois, ao excluir as consultas, as empresas ficam sem saber que você se relaciona com o mercado, ficam no escuro, não entendem seu perfil de consumidor e podem ficar receosas em conceder crédito a você. Afinal, sem informações sobre sua vida financeira fica difícil confiar no cliente.

É uma decisão pessoal apagar ou não o histórico das consultas que fazem no seu CPF. Mas pense bem se isso realmente é necessário e se vai ajudar ou atrapalhar sua vida. No geral, a leitura que o mercado vai ser de desconfiança.

Leia também | O que é birô de crédito e como esse tipo de empresa funciona

Como limpar as consultas do meu CPF no Serasa

Bom, mas se você já se decidiu e tem certeza absoluta de que quer limpar as consultas feitas no seu CPF na Serasa, é só seguir o passo a passo que detalhamos abaixo:

1. Imprima e preencha o termo de responsabilidade inserindo as consultas que não reconhece. ( Termo de Responsabilidade – Exclusão de Registro de Consulta.pdf)

2. Encaminhe o termo original impresso e assinado por correio junto com uma cópia legível do seu CPF e documento de identificação (RG ou outro documento de identidade, como CNH, passaporte, carteira de trabalho etc.).

3. Lembre-se que não é aceita assinatura eletrônica, a menos que seja autenticada em cartório com firma reconhecida. E que a assinatura do termo deve ser exatamente igual à do documento de identidade enviado em cópia.

4. Envie o documento para:

A/C Gestão de Requerimentos Administrativos
Av. Dr. Heitor José Reali, 360
CEP 13571-385 – São Carlos-SP

Pronto! Sua solicitação será analisada e se os documentos estiverem corretos, em alguns dias o histórico de consultas a seu CPF será deletado.

Ainda tem alguma dúvida sobre como limpar consultas no meu CPF? Acha que vale a pena ou está pensando melhor? Deixe um comentário e continue acompanhando os conteúdos do blog da Serasa para ter acesso a mais informações sobre educação financeira.

E assista nosso vídeo exclusivo sobre excluir histórico de consulta Serasa: o que ninguém conta.