Navegação do blog
  1. Premium
  2. Blog
  3. Nada Consta Cpf Como Consultar Seu Cpf

Nada Consta no CPF? Como fazer a consulta na Serasa

"Nada Consta" é o nome popular do documento que confirma a inexistência de dívidas no nome de alguém. Saiba como consultar.

Atualizado em: 13 de junho de 2024

Categoria Consultar CPFTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

O documento garante autenticidade e integridade na comunicação eletrônica entre pessoas no Brasil. Cadastro de Pessoa Física

Nada Consta no CPF. Esse é o nome popular de um documento chamado Certidão Judicial de Distribuição ou Certidão Negativa de Débito (CND). 

Ele serve para confirmar a inexistência de dívidas, ações civis, criminais ou federais, falência e recuperação judicial contra pessoa física ou jurídica. É, portanto, uma espécie de certidão negativa. 

Quando o foco é o CPF (Cadastro de Pessoa Física), o objetivo da certidão costuma ser comprovar que não existem dívidas no nome daquela pessoa, ou seja, de que o CPF está sem negativações.  

Saiba como consultar seu CPF na Serasa de forma gratuita e online. 

Assista | Como consultar CPF grátis?

Nada Consta: motivos para consultar o documento

Uma das principais razões para verificar o CPF é saber se há alguma dívida ou negativação no nome

Eis alguns motivos importantes para realizar essa consulta:

Solicitação de crédito

Ao pedir um empréstimo, financiamento ou cartão de crédito, as instituições financeiras costumam verificar se o CPF do solicitante possui restrições ou pendências.

Compras a prazo

Lojas e empresas que vendem produtos a prazo ou parcelados também realizam consultas ao CPF para avaliar o risco de inadimplência.

Aluguel de imóveis

Imobiliárias e proprietários de imóveis podem consultar o documento para verificar a situação financeira do inquilino em potencial.

Contratação de serviços

Empresas que prestam serviços contínuos (como telefonia, internet, TV por assinatura) podem consultar o CPF para garantir que o cliente não possui pendências financeiras que possam indicar um risco de inadimplência.

Empregos e concursos públicos

Alguns empregadores e concursos públicos exigem que os candidatos estejam com o CPF regularizado e sem restrições.

Renegociação de dívidas

Saber a situação do CPF ajuda na renegociação de dívidas, permitindo que o titular tenha um panorama completo das suas pendências e possa buscar soluções junto aos credores.

Viagens internacionais

Para obtenção de vistos ou viagens a certos países, pode ser necessário demonstrar que não há pendências fiscais ou judiciais associadas ao CPF.

Segurança e planejamento financeiro

Consultar a situação do CPF é uma maneira de garantir que não há pendências desconhecidas em seu nome, ajudando a prevenir fraudes e manter uma boa saúde financeira.

Compra de veículos

Concessionárias e financeiras podem realizar a consulta do CPF antes de aprovar financiamentos para a compra de veículos.

Participação em licitações

Empresas que participam de licitações públicas precisam estar com os CPFs dos sócios regularizados, sem pendências fiscais.

É possível obter o Nada Consta na Receita Federal

Não. No site da Receita Federal é possível apenas verificar a situação cadastral do CPF, isto é, saber se o documento está regular ou irregular, sem fornecer informações sobre a situação econômica, financeira ou fiscal do titular do CPF. 

Para essas informações, a dica é consultar gratuitamente o Extrato Serasa. 

Extrato Serasa: relatório que serve como Nada Consta

Em 2022, a Serasa lançou mais uma funcionalidade para facilitar a vida dos brasileiros: o Extrato Serasa.

O Extrato Serasa é um relatório que pode ser utilizado para verificar a situação financeira e creditícia de uma pessoa, funcionando como um "Nada Consta" em relação a dívidas e restrições financeiras. 

Ele pode ser útil para diversas finalidades, como solicitação de crédito, aluguel de imóveis, contratação de serviços, entre outros.

Para ter acesso ao Extrato Serasa, siga estas etapas:

  1. Acesse o site da Serasa ou baixe o aplicativo da Serasa (Google Play ou App Store).

  2. Ao entrar na plataforma, digite o CPF e senha ou realize um breve cadastro. Depois, acesse a aba Meu CPF e clique na funcionalidade Extrato Serasa.  

  3. Solicite seu extrato gratuito. 

  4. Para ter acesso ao documento, clique no botão Solicitar Extrato. O arquivo estará disponível para download em até 24 horas. 

  5. Além dessa função, o consumidor também poderá validar a autenticidade do extrato de terceiros e recomendar o serviço para outras pessoas. 

  6. Baixe e compartilhe. 

  7. Assim que estiver pronto, a opção Baixar Extrato aparecerá no site e o consumidor também será notificado por e-mail. Para solicitar um novo registro, basta clicar em Solicitar Novo Extrato, seguindo com a solicitação. 

Caso seja assinante Serasa Premium, o documento ficará disponível para baixar de forma instantânea.  

Monitore o CPF e controle melhor sua vida financeira


O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ, trazendo informações e alertas sobre consultas ao CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, negativações e muito mais. 

Fique no controle de sua vida financeira e tenha mais tranquilidade em relação a seus dados. A assinatura Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas. O serviço avisa sempre que: 

  • ●      seu CPF e CNPJ for consultado; 
  • ●      seu Serasa Score variar; 
  • ●      uma negativação* estiver prestes a acontecer (antes do comunicado oficial, que é gratuito e para todos os consumidores); 
  • ●      seus dados vazarem na Dark Web. 
serasa score

*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 1 de 5

Artigos relacionados