Entrar

Nada consta CPF? Como consultar seu CPF na Serasa online e grátis

Nada consta do CPF é um documento que confirma a inexistência de dívidas no seu nome. Entenda mais e descubra como consultar seu CPF na Serasa.

Foto elaine ortiz
Publicado em: 04 de março de 2022.

Nada consta CPF. Você já ouviu falar sobre isso? O Nada Consta nada mais é do que o nome popular de um documento chamado Certidão Judicial de Distribuição. Ele serve para confirmar a inexistência de dívidas, ações civis, criminais ou federais, falência, recuperação judicial, contra pessoa física ou jurídica. É, portanto, uma espécie de certidão negativa.

Quando o foco é o CPF (Cadastro de Pessoa Física), o objetivo da certidão costuma ser comprovar que não existem débitos no nome daquela pessoa. Ou seja, o CPF está regular e limpo.

Quer saber mais sobre “Nada Consta do CPF” e descobrir como consultar seu CPF na Serasa de forma gratuita e online? Continue a leitura!

Leia também | Como consultar o CPF pelo nome?

Nada consta do CPF: motivos para consultar o documento

Todo mundo tem (ou deveria ter) um CPF. E cada um a seu tempo e por seus motivos pode querer saber como anda o próprio nome no mercado. O caminho mais simples para isso é verificar em algum serviço de proteção ao crédito e ter acesso ao status do CPF ou nada consta do CPF.

Uma das principais razões para verificar o CPF é saber se há alguma dívida ou negativação no nome, assim como ocorre com os cerca de 63 milhões de brasileiros que estão inadimplentes, segundo dados do Mapa da Inadimplência no Brasil, estudo mais recente sobre endividamento realizado pela Serasa.

Para sair dessa situação e limpar o nome, o primeiro passo é saber o tamanho da dívida e renegociar. Se essa é sua situação, você pode checar essas informações no Serasa Limpa Nome.

Com a Serasa, você pode consultar o CPF grátis pelo celular, tanto pelo site como pelo aplicativo. Os dois caminhos são muito fáceis e rápidos. Após um cadastro simples, você recebe na mesma hora a informação sobre o seu nome na Serasa. Se tiver alguma dívida em seu nome, o sistema indicará as empresas ou instituições relacionadas.

Leia também | Como consultar o Score na Serasa

Nada consta CPF gratuito: como consultar CPF na Serasa online

No site da Receita Federal você consegue apenas verificar a “Situação Cadastral no CPF”. Isto é, saber se seu documento está regular ou irregular, sem fornecer informações sobre a situação econômica, financeira ou fiscal do titular do CPF.

É por isso que buscar um “nada consta CPF gratuito” em birôs de crédito como o Serasa é a melhor opção para quem quer saber mais detalhes sobre a situação do seu CPF. Veja como é fácil e rápido consultar seu SPF na Serasa online:

  1. Acesse o site serasa.com.br

  2. Digite o número do CPF na tela inicial e clique em “Consultar Agora

  3. Preencha o cadastro, caso seja o seu primeiro acesso

  4. São solicitadas informações como CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e uma senha. Ela deve ter no mínimo oito caracteres com números e letras em minúsculo e maiúsculo. Faça a verificação

  5. Você terá duas opções para verificação e para receber um código: e-mail ou SMS no celular. Escolha uma e confirme. Etapa final! Você receberá a confirmação por e-mail ou SMS.

  6. Digite o código recebido e clique em “Confirmar código”.

Pronto! Você terá na tela as informações referentes à consulta do seu CPF. Se estiver com alguma pendência, você pode usar as informações para regularizar sua situação o quanto antes.

Leia também | O que é a Consulta feita na Serasa?

Nada consta CPF Serasa: como consultar o CPF grátis pelo celular

Outra opção, além do site, é o aplicativo do Serasa Consumidor. Ele é gratuito e está disponível nas lojas Google Play e App Store.

  1. Na loja do seu smartphone, procure por Serasa Consumidor

  2. Após o download, também será preciso fazer o cadastro (caso você ainda não tenha)

  3. Se já acessou o Serasa Consumidor anteriormente, é só usar o CPF e a mesma senha

Com o aplicativo do Serasa Consumidor, você pode consultar seu CPF gratuitamente. Além disso, dá para ficar de olho no seu Serasa Score a qualquer momento. E ainda receber um relatório completo de suas dívidas e pendências.

Muita gente fica negativado por conta de dívidas antigas. Infelizmente, por não acompanhar de perto a situação do seu CPF com frequência. Com essas dicas, você pode pesquisar o CPF a qualquer momento com seu celular e ficar sempre atento a qualquer movimentação.

Nada consta CPF Receita Federal: como regularizar o CPF?

Se ao consultar seu CPF você foi informado que seu documento está irregular, inativo ou suspenso, a primeira coisa que você deve fazer é regularizar o CPF suspenso na Receita Federal o mais rápido possível.

Isso porque ficar com o CPF irregular pode acarretar uma série de problemas para você, como por exemplo dificuldade para abrir conta corrente ou poupança, fazer empréstimos, tirar o passaporte, participar de concursos públicos e receber sua aposentadoria. E o banco pode até mesmo cancelar sua conta caso você fique por mais de 90 dias com o CPF irregular.

Alguns dos principais motivos que levam as pessoas a ficarem com o CPF suspenso é falta de alguma informação no cadastro na Receita Federal, dado incorreto ou pendências eleitorais.

Se seu CPF estiver suspenso e você possuir título de eleitor, pode regularizar o CPF diretamente na página da Receita Federal na internet. Caso não possua o título de eleitor, você precisará comparecer a uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios.

Missão cumprida! Você já sabe que significa “nada consta pelo CPF”, aprendeu que consultar CPF na Serasa online e grátis é possível e muito fácil e que também pode e deve regularizar o cadastro do seu CPF na Receita Federal caso ele esteja irregular ou suspenso.

Então, não deixe de verificar seu CPF no site da Serasa com frequência para ter uma vida financeira saudável.

Ainda restou alguma dúvida sobre “nada consta CPF”? Deixe um comentário! E para ter mais dicas de finanças, inscreva-se no nosso canal do YouTube e escute o nosso podcast.

Leia também | 4 passos simples para limpar o nome