Entrar

Telefone clonado? Conheça o aplicativo para proteger celular

O telefone tem sido um dos principais aparelhos para se executar fraudes. Veja como se manter protegido

Foto Vanessa Conulista
Publicado em: 21 de março de 2022.

Se você vive no celular e ele é o objeto mais importante da sua rotina, com certeza já se preocupou com a segurança dele, certo? Mas você sabia que existe um aplicativo para proteger o celular?

Quando o telefone é clonado por um hacker, todas as suas informações como conversas de WhatsApp, e-mails, aplicativos de banco e outros ficam expostos para fraudadores.

A pesquisa Panorama Mobile, realizada pela Time e Opinion Box, revelou que 17% dos brasileiros com smartphone já tiveram seus dados pessoais usados por terceiros em alguma fraude ou golpe. Os dados mais usados são: e-mail, CPF e nome completo.

O grande problema é que esses vazamentos de informações pessoais têm ocorrido com cada vez mais frequência. Uma das formas disso acontecer é no ambiente virtual, com golpes na internet, através de compras online. E a maior preocupação com isso se dá pelos dados bancários, já que cada vez mais pessoas utilizam aplicativos de bancos para fazer movimentações em suas contas.

Mas essa não é uma notícia para te assustar ou te fazer parar de usar o celular para coisas que facilitam seu dia. Esse texto vai servir de alerta para que você conheça opções para se manter seguro, como aplicativo para proteger celular, por exemplo.

Inclusive, antes de mais nada, veja como até mesmo o nome da Serasa já foi usado por golpistas.

FAKES SERASA: evite golpes que usam o nome da empresa

Como saber seu celular foi clonado?

Existe uma série de situações que você precisa observar para saber se seu aparelho foi clonado ou não.
  1. Primeiro passo é verificar se não existem novos aplicativos que você não instalou. Às vezes, em atualizações de software (sistema do aparelho), o fabricante acrescenta aplicativos novos ao celular.

  2. Além de conferir os Apps, observe se há números desconhecidos em sua caixa de ligações recebidas.

  3. Observe também se, ao fazer uma ligação, você escuta barulhos estranhos. Isto também indica a presença de hackers no seu aparelho.

  4. Seu celular está mais lento? Isso pode acontecer se um aplicativo estiver sendo usado em segundo plano.

  5. Aumento no seu uso de dados. Verifique o quanto de dados cada aplicativo consome. Se um aplicativo não muito usado estiver gastando mais dados, pode ser um fraudador.

O que é e como funciona o aplicativo para proteger celular?

É importante ressaltar que utilizar senhas de acesso e evitar e-mails e aplicativos suspeitos é essencial para quem realmente quer manter o celular protegido.

Porém, apenas isso nem sempre é o suficiente para te manter seguro. Um simples clique num link que parece inofensivo nas redes sociais ou WhatsApp, por exemplo, já te deixa vulnerável. E é por isso que o aplicativo para proteger celular é ideal para reforçar a segurança.

O aplicativo permite ser instalado em Android e iOS, que são os sistemas operacionais mais utilizados em celulares hoje em dia, e pode ser usado sem receio. Alguns têm versão gratuita e você não precisa se preocupar em liberar espaço, pois não são pesados.

Conheça, então, 4 aplicativos mais conhecidos para proteger seu celular.

1. Kaspersky Mobile Antivírus

Esse aplicativo já é bastante conhecido para computador e notebook. Agora, com a popularização dos celulares, foi criada uma versão para mobile também. O principal serviço dele é a detecção de ameaças.

O Kaspersky, inclusive, já recebeu premiações de laboratórios de testes independentes, o que atesta a qualidade do aplicativo em proteger o seu smartphone dos vírus. Ele também tem uma versão gratuita.

2. McAfee Mobile Security

Esse aqui é tão completo, que conta também com recursos antifurto, que vai bloquear acesso mesmo à distância, e tem ainda alerta de localização.

O McAfee Mobile Security oferece proteção também para redes Wi-Fi desconhecidas, otimização para menor consumo de bateria e opção para criação de backup de contatos.

3. Bitdefender Mobile Security

O Bitdefender é leve e não compromete as funções do seu celular, isso é um grande diferencial. Ele é eficiente, pois escaneia todos os programas antes de serem instalados no aparelho. Esse recurso ajuda a evitar a propagação de softwares modificados para roubar dados dos usuários.

O Bitdefender também disponibiliza uma VPN, mas ela é limitada a 200 MB gratuitos, o que é suficiente para verificar o acesso para algumas poucas páginas.

Assim como a grande maioria dos aplicativos de proteção, este também conta com versão gratuita e versão premium, que remove anúncios e deixa a navegação mais fluida.

4. ESET Mobile Security & Antivírus

O antivírus da ESET é considerado um dos que menos impacta a experiência do usuário. O programa oferece proteção e rastreamento de malwares, disponibilizando um relatório detalhado de como o smartphone está protegido.

Mesmo na versão gratuita, é possível utilizar o anti-phishing, que é uma técnica de crime cibernético que usa fraudes na internet, truque ou engano para manipular as pessoas e obter informações confidenciais.

Além disso, conta ainda com recursos antirroubo e um assistente de autenticação para aumentar a proteção de outros aplicativos.

4 dicas para evitar golpes no período do Feirão Serasa Limpa Nome

  • Sentiu alguma coisa estranha? Redefina seu aparelho para a versão de fábrica. Considere fazer um backup, pois a ação de redefinir seu telefone costuma apagar tudo o que tem nele e deixá-lo como se fosse novo de novo.

  • Se você receber um link por mensagem no seu celular que você acha estranho, não clique;

  • Ao carregar seu celular em um computador desconhecido, escolha a opção para apenas carregar e não compartilhe dados;

  • Não coloque a opção lembrar senha nos seus cadastros;

  • Desligue a opção de conexão automática de Wi-Fi,

  • Não faça compras online conectado em Wi-Fi público.

Por que é importante saber se seu número celular vazou na internet?

Depois de tudo que comentamos aqui, você entende a importância de cuidar mais dos seus dados, não é? Monitorar suas informações é essencial para estar no controle dos seus dados e poder tomar qualquer atitude caso necessário, antes que tenha grandes prejuízos.

Imagina saber que seu número de celular vazou na internet antes que um fraudador inicie seu golpe. Você já pode acionar a polícia e proteger suas informações.

E é exatamente isso que o serviço Antifraude da Serasa Premium possibilita. Você consegue monitorar o número do seu celular, e-mail e números de documentos que foram vazados na Dark Web. Conheça mais sobre este serviço e assine o plano para começar a se proteger.

Agora, você já sabe como descobrir se seu celular foi clonado e como proteger suas informações. Compartilhe este conteúdo com os amigos e os ajude a se proteger também!