SUV com seguro mais barato: confira lista de preços
SUV com seguro mais barato: confira lista de preçosData de publicação 2 de outubro de 20257 minutos de leitura
Publicado em: 2 de outubro de 2025
Categoria SegurosTempo de leitura: 5 minutosTexto de: Time Serasa
Os preços dos automóveis recuperados costumam ser mais baixos, mas será que carro com sinistro financia? A resposta é sim, mas nem sempre. Essa decisão costuma depender da política interna de cada financiadora.
Os carros com sinistro normalmente foram recuperados depois de danos estruturais importantes, por isso têm um valor abaixo do mercado. A desvalorização e a dificuldade na revenda representariam um risco para o credor, por isso nem todo banco financia um carro com sinistro.
Entretanto, há instituições que liberaram o crédito para o financiamento. Entenda quando vale a pena financiar um carro com sinistro e como se proteger de maus negócios.
Um carro com sinistro é um veículo que sofreu algum tipo de acidente ou evento coberto por seguro (como roubo ou furto).
Depois de ser devidamente recuperado e passar por uma verificação do órgão de trânsito, um carro que sofreu danos pode voltar a circular e ser revendido normalmente. Entretanto, o valor de mercado costuma ser baixo depois do sinistro, já que o conserto pode representar uma vulnerabilidade no automóvel no futuro.
Existem empresas especializadas em compra e venda de carros sinistrados, que muitas vezes são comercializados em leilões.
Leia também | Como escolher seguro auto sem erro?
Sim, não há nenhuma lei que impeça o financiamento de um automóvel que já se envolveu em um acidente. Entretanto, a aprovação vai depender de cada instituição.
Como um carro com sinistro tem menos valor de mercado, algumas financiadoras interpretam este fator como um risco, e optam por não liberar crédito. Mas há instituições que financiam carro com sinistro – desde que o perfil do cliente permita a aprovação de crédito, claro.
Em alguns casos, um carro que sofreu um sinistro de roubo pode ser financiado mais facilmente que o de um sinistro de acidente, por exemplo, por representar um risco menor ao funcionamento e à estrutura.
O processo em teoria é semelhante, mas pode ser mais difícil financiar um carro com sinistro.
Mesmo quando aprovado, é preciso considerar que o financiamento de um automóvel sinistrado costuma ter condições menos favoráveis (em comparação às vantagens oferecidas para o crédito de carro zero-quilômetro).
A compra de um carro com sinistro está sujeita a condições como:
Por isso, é importante simular condições e orçar diferentes cenários antes da compra. É importante estar seguro de que o desconto pago pelo carro com sinistro irá compensar financeiramente as possíveis consequências desta escolha.
Dano de pequena monta
Quando o sinistro causou um dano leve ao automóvel. Ele pode continuar rodando sem problemas e geralmente este sinistro sequer é registrado no documento. Entretanto, o dano de pequena monta fica no histórico da seguradora (quando tiver cobertura), e por isso pode ser considerado um carro sinistrado em alguns casos.
Dano de média monta
A maioria dos carros sinistrados e recuperados que estão à venda sofreu este tipo de dano. São classificados de média monta os sinistros que danificaram entre duas e seis partes do carro, mas permitem que o veículo volte a rodar depois do conserto.
Até que sejam recuperados, estes carros têm a documentação bloqueada e não podem circular. Os proprietários e até as seguradoras podem vender automóveis com danos de média monta para empresas especializadas em compra e venda de veículos sinistrados. Estas empresas fazem o conserto e vendem os automóveis já recuperados, muitas vezes comercializados em leilão.
Dano de grande monta
Estes são os veículos que tiveram mais de seis peças estruturais danificadas ou um dano irreversível no chassi. Os danos de grande monta são considerados irrecuperáveis pelas regras brasileiras e o automóvel é descartado. O veículo recebe baixa no sistema de órgão de trânsito.
Portanto, carros que sofreram danos de grande monta não podem ser recuperados nem revendidos.
Se a escolha é feita com cuidado, comprar um carro sinistrado pode ser um bom negócio, considerando o custo-benefício.
Antes de comprar ou tentar financiar um automóvel com sinistro, tome as seguintes providências:
Antes de comprar um carro usado, é importante checar se há histórico de sinistro. Como vimos, o registro não impede necessariamente a compra, mas requer um olhar mais atencioso para o estado do veículo e ajuda a avaliar se o vendedor está pedindo um preço justo.
Para saber se um carro já teve sinistro, basta fazer uma consulta no site do Detran do seu estado, inserindo o Renavam do veículo. Este é um número de identificação do automóvel, e pode ser solicitado ao proprietário ou ao vendedor.
Leia também | Como identificar o golpe do leilão falso
Conheça as assistências e seguros auto que a Serasa oferece e conte com a proteção ideal para o seu carro ou moto:
Segurança completa para o seu veículo, sem complicação. Disponível no site e aplicativo da Serasa.
Data de publicação 2 de outubro de 20257 minutos de leitura
Data de publicação 25 de setembro de 20257 minutos de leitura
Data de publicação 25 de setembro de 20257 minutos de leitura