Entenda como contratar seguro residencial
Entenda como contratar seguro residencialData de publicação 22 de agosto de 20259 minutos de leitura
Publicado em: 22 de agosto de 2025
Categoria SegurosTempo de leitura: 5 minutosTexto de: Time Serasa
A manutenção residencial da casa precisa fazer parte da rotina doméstica e ser prevista também no planejamento financeiro. Para quem mora em apartamento, parte desta responsabilidade é da manutenção predial do condomínio, mas ainda assim há muitos cuidados que devem ser tomados.
Confira algumas dicas para cuidar da sua casa de forma eficiente e evitar gastos maiores com reparos.
Existem cuidados que podem ser feitos antecipadamente e outros que reparam danos já causados. Por isso, a manutenção é dividida em dois principais tipos:
A manutenção preventiva é a que cuida e verifica sistemas antes que qualquer problema apareça – e exige disciplina e organização para estar em dia. Cuidar de instalações e aparelhos que não apresentam nenhum defeito no momento previne problemas mais graves e permite detectar um mau funcionamento a tempo.
Esta é uma medida que garante uma vida mais longa a eletrodomésticos e estruturas, o que representa economia e sustentabilidade. Em muitos casos, a manutenção residencial pode ser mais fácil e barata do que se imagina, e se resumir a manter áreas e aparelhos limpos e lubrificados.
Esta é a intervenção necessária quando o problema já se instalou, é mais urgente e inevitável. Ocorre quando um aparelho quebra, um cano se rompe ou algo deixa de funcionar. Normalmente é preciso acionar um profissional nesses casos – por isso a manutenção corretiva costuma ser mais cara para o bolso.
Leia também | Quanto custa uma reforma?
Um plano de cuidados é importante para garantir que a manutenção preventiva estará em dia na sua casa. É melhor não confiar na memória nesse caso: o ideal é registrar a periodicidade com que são feitas.
Confira os principais cuidados para manter nos diferentes setores da casa:
A melhor manutenção preventiva dos eletrodomésticos costuma ser a limpeza cuidadosa e regular.
Quando os vazamentos atingem móveis, o prejuízo com o reparo de canos e torneiras é muito maior. Por isso, mantenha uma rotina de checagem:
Esta também é uma manutenção que normalmente precisa ser feita por profissionais. Mas é possível observar sinais externos, como mau contato em interruptores, manchas de queimado em tomadas e conferir se os cabos dos eletrodomésticos estão preservados. Além disso, lâmpadas que queimam com muita frequência podem indicar um problema de instalação ou na rede elétrica.
Esta é uma manutenção especialmente importante para quem mora em uma casa. Uma checagem periódica pode evitar vazamentos ou paredes mofadas no futuro, por exemplo. Fique atento aos seguintes cuidados:
Leia também | Conheça as opções de financiamento para reforma
As assistências cobrem custos com imprevistos na residência, como desentupimentos e reparo de eletrodomésticos.
Proteger-se de perdas financeiras caso algo inesperado aconteça garante menos problemas no futuro, e a Serasa pode te ajudar a se prevenir.
Data de publicação 22 de agosto de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 22 de agosto de 20258 minutos de leitura
Data de publicação 21 de agosto de 20258 minutos de leitura