Mesada educativa: guia completo com planilha gratuita
Mesada educativa: guia completo com planilha gratuitaData de publicação 7 de outubro de 20257 minutos de leitura
Atualizado em: 30 de julho de 2025
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 7 minutosTexto de: Time Serasa
Consultar o contracheque pelo CPF é uma tarefa essencial para servidores públicos que precisam acessar informações detalhadas sobre sua remuneração. Pelo SouGov, plataforma que centraliza informações e serviços relacionados aos funcionários públicos, essa consulta é feita de forma simples e rápida. Confira o passo a passo e acesse o documento com facilidade e segurança.
O contracheque, também conhecido como holerite, é um documento que comprova o pagamento do salário de um trabalhador. Ele detalha os valores recebidos, como vencimentos, gratificações e adicionais, além dos descontos aplicados, como INSS, imposto de renda e contribuições sindicais.
Esse demonstrativo de pagamento é uma ferramenta essencial para o controle financeiro pessoal, além de ser amplamente utilizado como comprovante de renda em financiamentos, abertura de contas bancárias, solicitação de crédito e aposentadoria.
A plataforma usada para consultar o holerite online pode variar em alguns estados e municípios, por isso é importante consultar sua repartição para conhecer o canal oficial. Para servidores federais, o portal e aplicativo SouGov.br é a ferramenta mais usada para disponibilização do contracheque de funcionários ativos, aposentados e pensionistas.
● Data de nascimento e e-mail cadastrado (para recuperação de senha ou verificação de segurança, se necessário).
Em dispositivos móveis, também pode ser exigido o uso de biometria facial ou autenticação por aplicativo.
Para acessar o holerite, pelo CPF, usando o SouGov.br, siga as etapas:
Acesse o Portal SouGov
● Abra um navegador de internet ou o aplicativo: no computador, use o navegador de sua preferência.
● Vá até o site do SouGov: se não estiver usando o app, digite o endereço https://sougov.sigepe.gov.br/sougov/ e acesse o portal da plataforma. Certifique-se de estar no site oficial para garantir a segurança da sua consulta.
Faça o login na plataforma
● Clique em “Entrar com Gov.br”: o acesso é feito com o login usado em todos os serviços do Gov.br.
● Insira os dados de acesso: preencha os campos obrigatórios com seu CPF e senha.
Importante: Caso seja seu primeiro acesso, será necessário seguir o procedimento para criação do login.
Navegue para a Seção de Contracheque
● Acesse a área de “Contracheques”: após o login, localize o menu ou a seção destinada aos contracheques. Este menu pode estar listado sob “Minha Conta”, “Documentos” ou “Folha de Pagamento”.
● Selecione a opção de consulta: escolha a opção “Consultar Contracheque” ou equivalente para prosseguir com a consulta.
Escolha o Período do Contracheque
● Defina o período: o sistema solicitará que selecione o mês e o ano para o qual deseja consultar o contracheque. Escolha o período desejado para visualizar as informações correspondentes.
● Confirme a seleção: após escolher o período, confirme a seleção para que o sistema processe a consulta e exiba os dados.
Visualize e faça o download do contracheque
● Examine o contracheque: o sistema exibirá o contracheque referente ao período selecionado. Verifique os detalhes como salários, descontos e outras informações relevantes.
● Baixe ou imprima: caso necessário, faça o download do contracheque em formato PDF para armazenamento ou impressão. Procure pela opção “Baixar” ou “Imprimir” para obter uma cópia física ou digital do documento.
Resolva problemas e questões
● Verifique se há inconsistências: caso haja qualquer discrepância ou erro no contracheque, entre em contato com o setor de recursos humanos ou a área responsável pela folha de pagamento de seu órgão.
● Atualize informações de acesso: se houver dificuldades para acessar o portal ou visualizar o contracheque, atualize suas credenciais ou busque suporte técnico através dos canais de atendimento disponíveis.
Leia também | Consulta de CPF na Serasa: saiba como fazer
● Auxiliar no planejamento de aposentadoria e benefícios.
Manter uma cópia digital ou impressa dos holerites é útil para revisões fiscais, comprovação de tempo de serviço e regularização de pendências junto a instituições financeiras ou órgãos públicos.
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